Panerai Submersible Bronzo – 47mm: idade do Bronze

Apesar de não ser um material novo na relojoaria, o bronze utilizado pela Panerai no seu PAM 382 de 2011 iniciou uma nova era dos relógios de pulso contemporâneos: a Idade do Bronze, com inúmeros modelos assentes em caixas de um material pré-histórico que veio reforçar a tendência vintage atual. Entre tantos, os exemplares da Panerai tornaram-se objetos de culto; o mais recente é o Submersible Bronzo PAM 968.

Foi já há oito anos que a Officine Panerai lançou o modelo apontado como sendo responsável pela moda do bronze, que tem estado tão em voga na relojoaria contemporânea; esse PAM 382 de mostrador verde militar, limitado a 1000 exemplares, esgotou-se num ápice e rapidamente se tornou extremamente cobiçado no mercado de colecionadores, sendo transacionado por preços muito superiores aos valores de venda ao público. Animada com o sucesso, a marca ítalo-helvética não se ficou por aí: dois anos depois, apresentou uma versão PAM 507 de mostrador igualmente esverdeado, mas com indicação de reserva de marcha. A terceira versão do Bronzo surgiu em 2017. O PAM 671 era dotado de um mostrador azul e apresentava-se não só mais fino como menos pesado – graças ao novo calibre automático P.9010, quase 2 mm menos espesso do que o P.9000 do original. No mesmo ano, ainda houve o PAM 907, um exemplar único, vendido para fins caritativos. Com o Submersible Bronzo 47 mm, dito PAM 968 e desvelado este ano no Salon International de la Haute Horlogerie, a Panerai abriu um novo capítulo na sua saga ‘bronzeadora’: já não se trata de uma edição limitada a 1000 exemplares, como sucedeu nos três Bronzos antecedentes, mas de um modelo regular de produção restrita a 1000 peças por ano.

Panerai Submersible Bronzo - 47mm © Alexandre Figueiredo
Panerai Submersible Bronzo – 47mm © Alexandre Figueiredo

O novo Bronzo também apresenta um detalhe inédito: a luneta em cerâmica de cor castanha, que condiz com o mostrador marrom inspirado na versão única de 2017. A combinação da caixa em bronze com as tonalidades castanhas presentes tanto no relógio como na correia de couro e ainda com a luminescência cor de mel das várias indicações dá uma auréola especialmente quente ao novo PAM968.

LUNETA 
CONTRASTANTE

O Submersible Bronzo 47 mm apresenta a primeira luneta em cerâmica nos modelos em bronze da Panerai. Tem um acabamento mate para evitar reflexos nocivos à leitura e inclui os marcadores típicos da linha Submersible que foram inspirados pelo histórico Egiziano de 1956, comissionado pelas forças armadas egípcias. Os marcadores de cinco minutos são em bronze e emergem de buracos feitos na luneta; a escala dos minutos, até ao minuto 15, é gravada e plaqueada. As ranhuras laterais facilitam a rotação unidirecional.

Panerai Submersible Bronzo - 47mm © Officine Panerai
Panerai Submersible Bronzo – 47mm © Officine Panerai

LUMINESCÊNCIA COR DE MEL

Um dos grandes desenvolvimentos técnicos que veio complementar, de maneira ideal, a tendência rétro vigente na década em curso foi o do alargamento da palete cromática dos materiais luminescentes. O Submersible Bronzo 47 mm usa uma tonalidade cor de mel nos indicadores e nos ponteiros, que não só reforça a sua aura rétro, como também combina idealmente com os vários tons acastanhados e bronzeados do relógio.

Panerai Submersible Bronzo - 47mm © Officine Panerai
Panerai Submersible Bronzo – 47mm © Officine Panerai

VISUAL DUPLO

A tradição correeira italiana sempre esteve omnipresente na coleção da Panerai, através de correias grossas e robustas que complementam idealmente a personalidade militar e vintage dos modelos da marca. A correia castanha de couro pespontado, equipada da tradicional fivela trapezoidal, que complementa o Submersible Bronzo 47 mm, surge nessa senda, mas não é a única que acompanha o relógio: o estojo contempla ainda uma bracelete de borracha em tons caqui semelhante à do Submersible Marina Militare Carbotech, apresentado igualmente este ano.

Panerai Submersible Bronzo - 47mm © Officine Panerai
Panerai Submersible Bronzo – 47mm © Officine Panerai

A herança náutica da Panerai tornou lógica a escolha de um material pré-histórico que tem sido utilizado para fins marítimos desde tempos imemoriais, porque resiste melhor à corrosão e à chamada fadiga metálica do que o próprio aço.

O bronze vai ganhando pátina devido à oxidação protetora da superfície – que vai cambiando o tom dourado inicial ao longo do tempo para um manchado (entre o castanho e o esverdeado, devido a sulfatos e carbonatos) que o torna particularmente apelativo.

MOVIMENTO

Visível sob um fundo de safira, o movimento que equipa o Submersible Bronzo 47 mm foi idealizado e criado na Manufatura da Officine Panerai em Neuchâtel. Dotado de dois tambores de corda e alimentado por um rotor bidirecional, o Calibre P.9010 tem uma reserva de marcha de 72 h (três dias) e distingue-se por um balanço equipado com parafusos de inércia variável. As horas podem ser ajustadas, sem interferir com o ponteiro dos minutos, e o sistema stop-seconds permite um acerto mais preciso. É adornado por uma decoração típica da Panerai, com inscrições a azul.

Panerai Submersible Bronzo - 47mm © Officine Panerai
Panerai Submersible Bronzo – 47mm © Officine Panerai

PONTE SOBRE A COROA

Patenteado em 1955, o emblemático dispositivo de proteção da coroa está indelevelmente associado à Panerai e à estética específica da linha Luminor (de onde emerge a variante Submersible): trata-se de uma espécie de ponte que integra uma alavanca que liberta a coroa para as suas funções. O original sistema contribui para, juntamente com a caixa Submersible mais robusta, assegurar estanqueidade até aos 300 metros de profundidade neste modelo em particular.

Panerai Submersible Bronzo - 47mm © Officine Panerai
Panerai Submersible Bronzo – 47mm © Officine Panerai

CHARME PATINADO

A caixa de 47 mm, com acabamento de superfície escovado, é feita de bronze fósforo (CuSn8), formado por 92% de cobre e 8% de latão. A combinação surge avermelhada enquanto nova e, depois, com a interferência dos elementos exteriores (sol, calor, humidade, suor), vai ganhando um tom patinado verdigris, resultante da oxidação. As variações de tonalidade e o envelhecimento tornam os relógios em bronze especialmente apelativos: a pigmentação mutável dá-lhes mais personalidade; uma limpeza fá-los regressar ao visual original.

Panerai Submersible Bronzo - 47mm © Alexandre Figueiredo
Panerai Submersible Bronzo – 47mm © Alexandre Figueiredo

Características Técnicas

Officine Panerai
Submersible Bronzo – 47mm

Referência/ PAM00968
Movimento/ Mecânico de corda automática, Calibre 9010, 28 800 alt/h, 72 horas de reserva de corda, 31 rubis.
Funções/ Horas, minutos, pequenos segundos, data, cálculo de tempo de imersão.
Caixa Ø 47 mm / Bronze escovado, luneta rotativa unidirecional em bronze com disco em cerâmica castanho aplicado, dispositivo de proteção da coroa em bronze escovado, estanque até 30 metros.
Bracelete/ Couro castanho com pesponto bege, fecho trapezoidal em titânio escovado.
Preço/ €16.000

Panerai Submersible Bronzo - 47mm © Officine Panerai
Panerai Submersible Bronzo – 47mm © Officine Panerai

Visite o site oficial da Officine Panerai para mais informações.

Texto originalmente publicado na edição impressa da Espiral do Tempo 67.

Outras leituras