fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Algumas notas sobre o novo Ref. 5470P-001 da Patek Philippe

De entre as diversas novidades apresentadas este ano pela Patek Philippe, o Ref. 5470P-001 tem dado que falar. Afinal, trata-se da mais recente novidade saída do departamento Advanced Research e é o primeiro cronógrafo de pulso da marca a medir e a indicar o décimo de segundo. Aqui ficam algumas notas sobre este novo cronógrafo monopulsante.

Visual desportivo

Com caixa redonda de 41mm em platina 950 com acabamentos polidos e escovados, o Ref. 5470P-001 1/10th Second Monopusher Chronograph tem um visual geral claramente desportivo. Além da função cronográfica em si, a nova referência distingue-se pelo mostrador azul com numerais Breguet em ouro branco aplicados. Ao centro veem-se os ponteiros cronográficos. Às 3h encontra-se o contador de 30 minutos do cronógrafo e às 9 horas encontra-se o submostrador dos pequenos segundos.

Patek Philippe 1/10th of a second Monopusher Chronograph Ref. 5470P-001 visto de frente em fundo branco
1/10th of a second Monopusher Chronograph Ref. 5470P-001 | © Patek Philippe

Como cronógrafo monopulsante, o novo Ref. 5470P-001 revela de imediato a sua personalidade marcante, já os apontamentos vermelhos do mostrador, também visíveis na escala em estilo caminho de ferro para contagem dos décimos de segundo, contribuem ainda mais para o visual desportivo de todo o conjunto e ecoam na bracelete azul navy em calfe com padrão de tecido em relevo. O fundo em vidro de safira permite contemplar o intricado e finamento decorado movimento, e pode ser trocado por um fundo sólido em platina. Como todos os relógios Patek Philippe com caixa em platina, o novo cronógrafo tem um diamante embutido na caixa, entre as asas, na posição das 6h.

A caixa asas e bracelete azul com pesponto vermelho do Patek Philippe 1/10th of a second Monopusher Chronograph Ref. 5470P-001
Tal como todos os modelos da Patek Philippe com caixa em platina, o novo cronógrafo monopulsante é adornado com um diamante entre as asas inferiores da caixa | © Patek Philippe

Décimo de segundo

O novo Ref. 5470P-001 1/10th Second Monopusher Chronograph guarda o primeiro movimento para um cronógrafo de pulso da Patek Philippe capaz de medir e indicar o décimo de segundo. Para o desenvolver, a marca baseou-se no Calibre CH 29-535 PS de 2009, que uniu seis inovações patenteadas a uma arquitetura tradicional, assim como na sua versão rattrapante (CHR 29-535 PS), com dois ponteiros do cronógrafo ao centro.

Mostrador do Patek Philippe 1/10th of a second Monopusher Chronograph Ref. 5470P-001
| © Patek Philippe

O novo Calibre 29-535 PS 1/10 surge assim como um um movimento de corda manual de alta-frequência (5Hz) dotado de dois mecanismos cronográficos independentes perfeitamente sincronizados, cada um deles associado a um diferente ponteiro central: o ponteiro prateado completa uma volta por minuto e apresenta os segundos cronográficos de forma tradicional; o ponteiro vermelho indica, sem saltos ou vibrações, os décimos de segundo, e dá uma volta completa ao mostrador em 12 segundos.

Detalhe do mostrador e do submostrador do Patek Philippe 1/10th of a second Monopusher Chronograph Ref. 5470P-001
Em destaque, o contador de 30 minutos do cronógrafo ligeiramente recuado no mostrador | © Patek Philippe

Concentrado de patentes

Tendo a precisão, eficácia e fiabilidade como centro do desenvolvimento do novo cronógrafo e apostando num mecanismo de alta-frequência, de acordo com a Patek Philippe, o Calibre CH 29-535 PS 1/10 concentra em si 31 invenções desenvolvidas e patenteadas pela marca ao longo dos anos. Além das seis inovações patenteadas do Calibre CH 29-535 PS de 2009 que lhe serviu de base, das 17 patentes associadas ao desenvolvimento do órgão regulador Oscillomax® – pela primeira vez integrado na coleção corrente – e da patente para a otimização da espiral Spiromax® (de 2017), descobrem-se ainda mais sete novas patentes específicas deste novo calibre.

Patek Philippe 1/10th of a second Monopusher Chronograph Ref. 5470P-001 e o seu calibre CH 29-535 PS
Ref. 5470P-001 1/10th Second Monopusher Chronograph e o Calibre CH 29-535 PS 1/10 que lhe dá vida. | © Patek Philippe

Aqui estão as patentes referidas pela marca, cinco específicas do movimento e duas associadas ao ponteiro que indica o décimo de segundo: 1) sistema de indicação concêntrica com dois ponteiros centrais para uma leitura mais rápida e precisa do segundo e da fração de segundo; 2) integração de um entalhe na árvore do tambor de modo a diminuir a tensão no gancho da mola real enquanto se dá corda e permitir um diâmetro mais pequeno da árvore em si, aumentando o potencial de energia; 3) roda de 1/10 com recuperação, numa construção compacta em dois níveis que permite um baixo consumo de energia; 4) gancho antichoques do cronógrafo que, em caso de impacto, segura a embraiagem do mecanismo do cronógrafo quando está em funcionamento de modo a não perturbar a cronometragem em curso; 5) sistema de pêndulo antichoque que aproveita as forças de aceleração que resultam dos choques no relógio para manter os componentes do mecanismo em posição e garantir assim o seu funcionamento; 6) tratamento de superfície para o ponteiro de silício, um procedimento que consiste na aplicação de uma fina camada de revestimento para favorecer a adesão da laca a uma superfície de óxido de silício (Silinvar®); 7) processo de montagem para componentes que permite soldar o ponteiro em Silinvar® graças a um revestimento metálico multicamada.

Verso de caixa e pormenor da caixa do Patek Philippe 1/10th of a second Monopusher Chronograph Ref. 5470P-001
Fundo e pormenor da caixa do Ref. 5470P-001 1/10th Second Monopusher Chronograph | © Patek Philippe

Outras leituras