TAG Heuer Carrera 160 Years Montreal Limited Edition

Na celebração do seu 160.º aniversário, a TAG Heuer cometeu o feito de associar duas referências históricas num cronógrafo em edição limitada — dotado da estrutura clássica do Carrera de 1962 e da paleta funky do Montreal de 1972. O resultado é brilhante.

Já lhe chamam ‘Montrerrera’

A TAG Heuer iniciou as comemorações dos 160 anos com o lançamento de uma reedição monocromática evocativa do Carrera inaugural que deixou os ‘heueristas’ a salivar — e seis meses depois dobrou a parada com a combinação de dois modelos icónicos: uma variante assente na mesma arquitetura de caixa do Carrera inicial de 1962 com a conjugação de cores presente no mostrador do Montreal de 1972. Mas a história do Carrera 160 Years Montreal Limited Edition ultrapassa as formas puras dos anos 60 e a irreverência cromática da década de 70; realça sobretudo o protagonismo da TAG Heuer na recuperação de modelos do passado desde meados dos anos 90, surgindo na linha da frente dessa prática revivalista quando estava longe de entrar na moda. O Carrera 160 Years Montreal é um concentrado histórico dotado do melhor movimento cronográfico da TAG Heuer.

TAG Heuer Carrera 160 Years Montreal Limited Edition
O Carrera 160 Years Montreal é um concentrado histórico dotado do melhor movimento cronográfico da TAG Heuer. © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Jack Heuer foi o pai do cronógrafo desportivo e o Carrera 160 Years Montreal recupera a herança racing de dois icónicos modelos por ele lançados entre as décadas de 60 e 70.

Motorização irrepreensível

A caixa de 39mm apresenta as caraterísticas asas da família Carrera, fazendo-se acompanhar dos também típicos botões em cogumelo e de um vidro de safira de tipo glassbox, que se eleva acima do plano da luneta. O fundo, em vidro de safira, tem vista direta para o Calibre Heuer-02 — um movimento cronográfico automático de construção integrada com roda de colunas para otimização operativa e 80 horas de reserva de corda. A inscrição alusiva aos 160 anos da marca surge em destaque no rotor escurecido.

TAG Heuer Carrera 160 Years Montreal Limited Edition
O fundo, em vidro de safira, tem vista direta para o Calibre Heuer-02. © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Branding de época

Como já é habitual nas reedições e reinterpretações de cariz histórico, o logótipo estampado no mostrador do Carrera 160 Years Montreal Limited Edition é o escudo vintage Heuer usado até 1985 — ano da aquisição pela TAG (Techniques d’Avant-Garde) e consequente adoção da nomenclatura TAG Heuer. O branding Heuer surge também em relevo na coroa e no fecho de báscula, sem esquecer a decoração do próprio estojo. Um nome que remonta a Édouard Heuer, fundador da marca em 1860 e tetravô de Jack Heuer.

TAG Heuer Carrera 160 Years Montreal Limited Edition
Como já é habitual nas reedições e reinterpretações de cariz histórico, o logótipo estampado no mostrador do Carrera 160 Years Montreal Limited Edition é o escudo vintage Heuer usado até 1985. © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Cores vibrantes

Se a estrutura assenta no Carrera 2447S de 1962 que teve comercialização em 1963, o mostrador vai buscar inspiração à primeira geração do Montreal lançada em 1972, mais precisamente a referência 110.503W de mostrador branco e totalizadores contrastantes. O novo ‘Montrerrera’ adota a conjugação do azul náutico com o amarelo torrado, complementada com vermelho tanto no ponteiro cronográfico dos segundos como na escala dos minutos e segundos. Uma combinação cromática surpreendente, mas muito bem conseguida.

TAG Heuer Carrera 160 Years Montreal Limited Edition
O novo ‘Montrerrera’ adota a conjugação do azul náutico com o amarelo torrado, complementada com vermelho. © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Características técnicas

TAG Heuer
Carrera 160 Years Montreal Limited Edition
Edição limitada a 1000 exemplares. Entregue num estojo especial.
Ano de lançamento | 2020

Referência |  CBK221C.FC6488
Movimento | Cronógrafo mecânico de corda automática, calibre Heuer-02, 80 horas de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos, segundos e cronógrafo.
Caixa Ø 39 mm | Aço polido. Vidro em cristal de safira com tratamento antirreflexo am ambos os lados. Fundo em cristal de safira e aço gravado com numeração “ONE of 1000”. Estanque até 100 metros.
Mostrador | Opalina branca e azul. Ponteiro central lacado em vermelho, ponteiros com Super-Luminova® amarela e contador de horas do cronógrafo fazendo referência ao Heuer Carrera Montreal, dos anos 1970.
Bracelete | Pele de aligátor azul com fecho de báscula em aço.
Preço | € 6.400

Relógio cedido por Watchers.

TAG Heuer Carrera 160 anos Montreal Edição Limitada Ref. CBK221C
TAG Heuer Carrera 160 anos Montreal Edição Limitada Ref. CBK221C. © TAG Heuer

Visite o site oficial da TAG Heuer para mais informações.

Outras leituras