fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

F.P.Journe celebra 20 anos do Calibre Octa com série limitada

A F.P.Journe celebra este ano o vigésimo aniversário do Octa, o primeiro calibre automático para relógio de pulso com 160 horas de reserva de corda. A marca iniciou as celebrações com uma exposição retrospetiva que decorreu no início de abril em Genebra e lança uma edição limitada dedicada a mais um marco da relojoaria estabelecido por François-Paul Journe — com uma estética que regressa às origens da coleção.

Já lá vão duas décadas desde que a F.P.Journe apresentou o Octa, um movimento que é considerado um marco da relojoaria por ter sido o primeiro calibre automático destinado a relógios de pulso a oferecer 160 horas de reserva de corda. Na altura, o movimento idealizado por François-Paul Journe surgiu como uma espécie de revolução e, ao longo dos tempo, acabou por evoluir com três atualizações diferentes em 20 anos.

Há um ano, em pose para a capa da Espiral do Tempo: François-Paul Journe e o Astronomic Souveraine | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Na altura, François-Paul Journe já tinha granjeado fama e notoriedade com os seus fabulosos instrumentos do tempo baseados no princípio da ressonância (Chronomètre à Résonance) e no sistema de igualdade (o Tourbillon com Rémontoir à Égalite). A evolução natural da sua marca lançada sob a chancela ‘Invenit et Fecit’ fê-lo desenvolver uma gama assente num calibre automático aparentemente mais simples do que as criações com que seduziu o mundo da alta relojoaria — mas foi o próprio François-Paul Journe a dismistificar essa ideia, sublinhando que o conceito Octa lhe tinha custado três anos de pesquisa e dois de desenvolvimento para aperfeiçoar uma corda de um metro de comprimento por um milímetro de espessura que assegurasse uma absoluta precisão cronométrica até 120 horas (cinco dias), mesmo sem que o relógio fosse usado no pulso. E o investimento não foi apenas em tempo: foi necessária uma verba claramente superior à consumida no desenvolvimento do seu turbilhão…

A sede da F.P. Journe, em Genebra | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

O calibre automático Octa foi então pensado para ser a plataforma mecânica comum para diferentes e futuros modelos da linha Octa, dispondo de uma espessura de somente um milímetro para integrar as diferentes complicações dos diferentes modelos que François-Paul Journe já tinha em mente. A ideia era clara: dar um pequeno toque de racionalização industrial às características artesanais das suas peças de excepção. O Octa Réserve de Marche (ou Automatique) foi o primeiro modelo a ser apresentado (seguindo-se depois o Octa Calendrier e o Octa Chronograph) e, duas décadas depois, está a ser devidamente celebrado com uma edição muito especial e já dotada das mais recentes atualizações; o acrescento mais recente compreende um sistema para dar corda com rotação unidirecional — em vez de bidirecional — que a marca refere como mais eficaz para garantir uma rápida tensão da longa mola do tambor.

Frente e verso em fundo branco do Octa da F.P.Journe edição limitada 20 anos
O novo Octa Automatique comemorativo | © F.P.Journe

Para o mestre François-Paul Journe, desde o seu lançamento e tendo em conta as mínimas modificações, o calibre Octa provou a sua precisão e resistência: «O Octa é uma movimento concretizado que não requer mais nenhuma modificação devido à sua quase irreal performance.». Tendo em conta a relevância do calibre Octa na sua história, a F.P. Journe organizou uma exposição retrospetiva dedicada ao seu primeiro movimento automático e apresenta um Octa Automatique comemorativo limitado a 99 exemplares, apenas disponível para a aquisição nas boutiques e espaços F.P.Journe.

F.P. Journe Octa Automatique

Recuperando códigos estéticos dos primeiros anos e que tanto associamos à F.P. Journe, o novo Octa comemorativo é lançado com caixa em platina de 40mm de diâmetro e 10.07mm de espessura — que guarda no seu interior o Calibre 1300.3 em latão banhado a ródio e um mostrador escovado em ouro amarelo de 18kt, uma combinação reminiscente à que era utilizada em 2001, quando o próprio mestre marselhês elaborava os acabamentos à mão. Na altura, os movimentos ainda não eram em ouro e os mostradores ainda não tinham adotado outros tons.

Close-up do mostrador do F.P.Journe Octa edição limitada 20 anos
Octa Automatique Edição Limitada | © F.P.Journe

O indicador de reserva de corda foi enquadrado numa zona ligeiramente mais abaixo no mostrador, para deixar mais espaço para a janela da data que, por sua vez, foi aumentada de modo a garantir uma melhor legibilidade. Os algarismos das horas e dos minutos também cresceram, acompanhando em harmonia as restantes alterações. À direita mantém-se o mostrador descentrado e decorado em guilloché, com indicação das horas e dos minutos através de ponteiros em aço azulados, no formato tão único dos modelos F.P.Journe. Como referido por Carlos Torres, «a forma de gota alongada que o mestre marselhês dá a todos os ponteiros que aplica nas suas criações reveste os mesmos de uma excelente legibilidade, além de que se tornou, ao longo dos anos, numa verdadeira assinatura deste talentoso relojoeiro independente.»

François-Paul Journe | © DR

A F.P. Journe refere ainda que o movimento foi ligeiramente modificado em termos estéticos: agora é decorado com pontes abertas, oferecendo assim vista para o sistema de engrenagens. Uma alteração que passa a ser característica de todos os calibres 1300.3 a partir de 2021. É ainda indicado que está prevista a integração na coleção de modelos sem movimento de latão, com caixa de 40mm e 42mm em platina ou ouro 18kt com mostrador em ouro e mostrador prateado guilloché.

As nossas impressões

Numa altura de boom de apresentação de novidades, a F.P.Journe relembra os primórdios da sua aventura industrial. E escolhe fazê-lo através de um modelo emblemático que estará disponível nos espaços exclusivos da marca e numa edição limitada que vai deixar os amantes da mais pura relojoaria a desejar ter um. Com um design que regressa às origens Octa que tanto criaram a imagem de marca ‘Invenit et Fecit’ que hoje conhecemos, mas atualizado em dimensões e com algumas evoluções técnicas, o novo modelo representa não só o percurso do próprio François-Paul Journe, mas também recorda que o mestre marselhês esteve na vanguarda da extensão da autonomia em movimentos de corda automática ao longo da última década.

Movimento no verso do F.P.Journe Octa edição limitada 20 anos
Verso do Octa Automatique Edição Limitada | © F.P.Journe

«Imaginei que a melhor solução e a mais evidente para alongar a duração da marcha era aumentar a capacidade de desenvolvimento da mola de corda. A dificuldade foi integrar no mesmo nível as rodagens e o sistema de escape, tendo em conta a sua estabilidade: a mola tem um metro e um milímetro de espessura. Graças ao baixo torque da mola, eu poderia alcançar um sistema de corda automática extremamente rápido (uma hora e meia num cicloteste em cerca de 5 dias de movimento)». refere François-Paul Journe. «Assim que o desafio da autonomia foi superado com sucesso, fui ao encontro do segundo desafio — que passou pela gestão de integração de várias complicações no mesmo movimento: reserva de corda com indicação grande da data, depois um modelo de cronógrafo flyback também com grande janela da data, seguidamente um calendário anual retrógrado, etc… e isto mantendo sempre uma dimensão similar nos vários modelos. Foram necessários três anos de desenvolvimento e pesquisa antes de o calibre automático, então único no mundo, fosse apresentado ao público.» Vamos ver em quanto tempo se esgota o tão simbólico lote de 99 peças…

Visite o site oficial da F.P.Journe para mais informações.


Características Técnicas

F.P.Journe – Invenit et Fecit
Octa Automatique
Edição limitada a 99 exemplares

Frente e verso em fundo branco do Octa da F.P.Journe edição limitada 20 anos
Octa Automatique Edição Limitada | © F.P.Journe

Movimento | Calibre 1300.3 de corda automática, 42 horas de reserva de corda, 21.600 alt/h (3 Hz), rotor bidirecional em ouro 5N de 22kt. 160 horas de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos descentrados e pequenos segundos. Data grande e indicação de reserva de corda.
Caixa 40 mm de diâmetro/ 10,07mm de espessura | Platina
Mostrador | Ouro amarelo e prateado com decoração guilloché. Ponteiros em aço azulados.
Bracelete | Pele de aligátor com fivela em platina.
Preço | Sob consulta

Outras leituras