Frederique Constant e Peter Speake: Slimline Perpetual Calendar Manufacture

A marca sediada em Genebra e o relojoeiro britânico voltaram a dar as mãos na criação de uma nova edição limitada. O Slimline Perpetual Calendar Manufacture distingue-se por um mostrador esqueletizado que não tem nada a esconder e pela sua estética urbana e contemporânea. Mais um relógio com calendário perpétuo que vem animar este que é um ano bissexto.

A coleção Manufacture da Frederique Constant recebe em 2024 um novo membro na família que tem a particularidade de ter sido criado em parceria com Peter Speake. O relojoeiro britânico foi fundador da Speake-Marin, mas em 2017 deixou a sua marca independente e acabou por fundar o projeto The Naked Watchmaker, com a sua parceira Daniela Marin, focado em inspirar novas gerações para a relojoaria, numa perspetiva formativa e com uma visão muito particular.

Perante esta nobre missão, não é de estranhar a parceria com a Frederique Constant, uma marca que tem uma estratégia de crescimento também muito ligado às novas gerações. Mas importa dizer que não é a primeira vez que esta parceria acontece. No ano passado, a Frederique Constant e Peter Speake juntaram forças pela primeira vez e lançaram um relógio esqueletizado em tons castanhos e azuis com o movimento de calendário perpétuo já existente na coleção.

Foto: Frederique Constant

No relógio agora lançado, essa mesma a estética foi reinterpretada para um perfil mais urbano e misterioso, fora do comum, no seio do portefólio da marca sediada em Genebra. A complicação escolhida como estrela é novamente o calendário perpétuo – desvendado-o por completo aos nossos olhos.

Lembramos que o calendário perpétuo permite a leitura das indicações do calendário, tendo em conta as variações históricas do sistema gregoriano. Desta forma, não exige a correção manual do mês fevereiro quando, a cada quatro anos, o mês tem 29 e não 28 dias.

Slimline Perpetual Calendar Manufacture

Nada a esconder. No novo Slimline Perpetual Calendar Manufacture Designed by Peter Speake, as superfícies foram recortadas ao máximo para revelar a mecânica interna do seu Calibre FC-775 de corda automática. Temos, desta forma, uma caixa em aço, com revestimento escurecido DLC, que enquadra um mostrador composto por diversos submostradores (quase anéis), destinados a diferentes indicações. Para garantir ainda mais transparência, os ponteiros das horas e dos minutos foram também esqueletizados, mas depois receberam um revestimento luminescente.

A abordagem contemporânea de Peter Speake descobre-se no minimalismo de tonalidades, entre o branco e o antracite mate. Os únicos elementos mais coloridos passam por toques de vermelho em alguns ponteiros, para melhor legibilidade, bem como os parafusos do próprio movimento exposto – este último devidamente trabalhado em termos decorativos, de acordo com os padrões associados à coleção Manufacture. O fundo transparente permite contemplar o rotor azul que ecoa os parafusos do mostrador.

Foto: Frederique Constant

Em relação ao calendário perpétuo, a ideia foi privilegiar a legibilidade e funcionalidade. O dia da semana e a data são exibidos ao longo do eixo horizontal do mostrador, para que sejam lidos de forma simples e intuitiva. As informações adicionais foram dispostas ao longo do eixo vertical: o mês às 12h e as fases da Lua às 6h. Com uma nota, o disco das fases da Lua existe de facto (tal como existe no modelo de referência), mas em termos de funcionalidade aos olhos de quem lê faz pouco sentido, já que está totalmente exposto.

Depois, a indicação de ano bissexto pode ser lida numa discreta abertura localizada no disco da indicação do mês. Sendo assim, um discreto ponto vermelho surge no lugar do mês de fevereiro, sempre que o ano tem 366 dias. Em anos não bissextos, esse ponto permanece branco.

Este novo relógio é ainda gravado com a referência ‘Edição Limitada 135 peças’, bem como a alusão a Peter Speake, e é complementado por uma bracelete cinzenta em nylon, a condizer com a sua estética geral.

O preço referido no site oficial: 12.995 euros, com entregas em janeiro.


Algumas caraterísticas técnicas:

Frederique Constant
Slimline Perpetual Calendar Manufacture Designed by Peter Speake
Referência | FC-775PS4TS6
Lançamento | 2024
Movimento | Mecânico de corda automática Calibre FC-775, 38h de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos, dia, data, mês, ano bissexto e fases da Lua.
Caixa ø 42 mm | Aço com revestimento DLC, vidro de safira com tratamento antirreflexo em ambas as faces, estanque até 5 bar.
Bracelete | Nylon
Preço anunciado no site | 12.995 €

Visite o site oficial da Frederique Constant para mais informações.

Outras leituras