Galeria: celebrar o Ano do Dragão

É no próximo dia 10 de fevereiro que diversos países asiáticos irão celebrar o Ano Novo Lunar. Fica assim para trás o Ano do Coelho e dá-se as boas vindas ao Ano do Dragão. O mundo da relojoaria não fecha os olhos a este momento e faz questão de o celebrar com o lançamento de edições especiais. Aqui fica uma galeria com algumas das novidades mais recentes.


Foto de abertura: o dragão em ouro que dança no mostrador do Genus Dragon | Foto: cedida por Genus © point-of-views.ch


Por aqui, seguimos o calendário gregoriano que nos trouxe até ao ano de 2024. Mas, se nos voltarmos para a China, a conversa é outra, porque apesar de ter adotado o nosso calendário como calendário civil, as suas celebrações tradicionais continuam enraizadas no histórico calendário lunissolar. Isto significa que a noção de medição de tempo é diferente, ancorando-de principalmente nas fases da Lua, na relação com o Sol e no início da primavera. Neste sentido, na China, mas também em diversos outros países asiáticos que baseiam as suas tradições ancestrais neste calendário, os meses começam na Lua Nova.

Jaeger-LeCoultre Reverso Tribute Year of Dragon
O verso do Reverso Tribute Enamel Dragon, decorado com a representação de um dragão | Foto: Jaeger-LeCoultre

Por outro lado, há ainda a ligação à astrologia, com cada ano lunar a estar associado a um dos doze animais que integram o horóscopo chinês. Podemos assim dizer que, no próximo dia 10 de fevereiro, em diversos países, dá-se as boas-vindas ao Ano Novo Lunar de 4722, que será regido pelo signo do Dragão — um ser considerado bom e que está associado à fortuna e à felicidade.

Se tivermos em conta a importância histórica do mercado oriental para a indústria relojoeira, percebemos a razão pela qual as suas tradições e o seu imaginário têm dado origem a relógios ricos em decorações com os mais diversos motivos e elementos simbólicos. Atualmente, em termos gerais, temos assistido mais ao lançamento de peças que têm como elemento base o animal regente do Ano Novo Lunar. Nos últimos anos, apresentámos algumas peças e há pouco tempo falámos em detalhe do BR 05 Artline Dragon. Hoje, apresentamos uma galeria com alguns dos relógios que têm vindo a ser lançados no âmbito do Ano do Dragão. Mas o tema em causa faz com que esta seja uma galeria certamente em crescimento.

Clique na imagem para ver a galeria:

Outras leituras