fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O novo Reverso Tribute Minute Repeater da Jaeger-LeCoultre

A Jaeger-LeCoultre acabou de lançar o Reverso Tribute Minute Repeater. Uma edição limitada de 10 exemplares que reúne a perícia da marca em complicações acústicas e a história do Reverso, dois dos temas principais que definem a Grande Maison. Mais uma novidade especial no ano em que se celebram 90 anos do Reverso e 150 anos após a criação do seu primeiro movimento com repetição de minutos.

A vincada estética Art Déco e a caixa reversível fazem do Reverso um dos relógios mais reconhecíveis do mundo e integra o portefólio da Jaeger-LeCoultre desde 1931, ano em que foi criado.

Pormenores Jaeger-LeCoultre Reverso Tribute Minute Repeater | © Jaeger-LeCoultre
A estrutura em ouro rosa do Reverso Tribute Minute Repeater | © Jaeger-LeCoultre

Os 90 anos de história refletem-se no novo Reverso Tribute Minute Repeater — desde a busca pelo requinte estético da marca, aproveitando todo o potencial do seu design exclusivo e aliado à incessante busca do desenvolvimento técnico por inovações como o mecanismo que tornou possível a caixa ser reversível, ao desenvolvimento de complicações específicas para um tão específico formato.

Jaeger-LeCoultre Reverso Tribute Minute Repeater | © Jaeger-LeCoultre
A caixa reversível do Reverso Tribute Minute Repeater | © Jaeger-LeCoultre

Em 2021 a marca está a celebrar o 90º aniversário do seu emblemático modelo com o lançamento de diversas novidades, cada uma delas valorizando múltiplos aspetos que caracterizam a marca suíça enquanto criadora de relógios de pulso. O Reverso Tribute Minute Repeater vem reunir dois dos temas principais que definiram a Grande Maison durante grande parte da sua história: a perícia para relógios com complicações acústicas e a história intemporal do Reverso.

Pormenores Jaeger-LeCoultre Reverso Tribute Minute Repeater | © Jaeger-LeCoultre
A complexidade mecânica do Reverso Tribute Minute Repeater | © Jaeger-LeCoultre

O mostrador frontal da nova edição limitada é totalmente esqueletizado, exaltando toda a complexidade do mecanismo de repetição de minutos, e revela um espetáculo hipnotizante de peças que se movem quando o repetidor de minutos é ativado. Sob a grande ponte em forma de arco que vai das 11 às 7 horas, os componentes parecem quase flutuar em três dimensões. A sensação de profundidade visual e de transparência é reforçada pelos índices facetados que se encontram suspensos sobre a faixa dos minutos. A caixa em ouro rosa combina com o acabamento dourado brilhante da ponte, dos marcadores de horas, dos gongos e de vários outros componentes.

Jaeger-LeCoultre Reverso Tribute Minute Repeater | © Jaeger-LeCoultre
Mostrador frontal do Reverso Tribute Minute Repeater | © Jaeger-LeCoultre

Em contraste, o mostrador no verso apresenta uma relativa sobriedade que ajuda a amplificar a geometria retilínea da caixa do Reverso. Com decoração Côtes de Genève vertical, o tom prateado e frio do metal oferece um contraponto elegante ao ouro rosa quente da caixa, apresentando ainda subtis toques de cor nos seus parafusos azuis e ponteiros e índices dourados.

Jaeger-LeCoultre Reverso Tribute Minute Repeater | © Jaeger-LeCoultre
Verso do Reverso Tribute Minute Repeater | © Jaeger-LeCoultre

O botão deslizante que ativa o toque está localizado no flanco da caixa do relógio. Um detalhe especialmente concebido para o novo Reverso Tribute Minute Repeater com a finalidade de o tornar o mais fino possível e sem comprometer a sua ergonomia, conseguindo uma elegância que se enquadra com as caraterísticas linhas Art Déco da caixa.

Legado em complicações acústicas

O domínio da Jaeger-LeCoultre em mecanismos com complicações acústicas remonta à própria fundação da Manufatura em 1833, e o seu profundo conhecimento é hoje confirmado por um arquivo de mais de 200 calibres de complicações acústicas.

Jaeger-LeCoultre Reverso Tribute Minute Repeater | © Jaeger-LeCoultre
Calibre Jaeger-LeCoultre 944 | © Jaeger-LeCoultre

Na década de 1990, em pleno renascimento da relojoaria mecânica que se seguiu à crise do quartzo, o Reverso — com a sua caixa retangular singular — tornou-se o esteio que permitiu à Manufatura voltar a desenvolver o seu savoir-faire em grandes complicações. Foi em 1994 que a Jaeger-LeCoultre apresentou o Reverso Répétition Minutes. O primeiro movimento com repetição de minutos retangular no mundo e a primeira vez que a Maison miniaturizou este movimento para um relógio de pulso.

As nossas impressões

O Reverso Tribute Minute Repeater é um relógio único, de design elegante, que incorpora relevantes avanços técnicos — como os martelos trebuchet patenteados pela Jaeger-LeCoultre, o regulador silencioso e uma nova geração de gongos, capazes de reproduzir tons ainda mais melódicos — e é alimentado por um movimento excecional inteiramente concebido, projetado e produzido dentro da Manufatura, o Calibre 944. Os seus mostradores, um mais exuberante e outro mais sóbrio, trazem uma nova ambiguidade visual ao design intemporal do Reverso, bem como ao próprio mecanismo repetidor de minutos. Uma edição superlativa que é o sonho de qualquer aficionado de alta relojoaria.

Pormenor Jaeger-LeCoultre Reverso Tribute Minute Repeater | © Jaeger-LeCoultre
Colocação da caixa na estrutura de suporte do Reverso Tribute Minute Repeater | © Jaeger-LeCoultre

Algumas características técnicas:

Jaeger-LeCoultre
Reverso Tribute Minute Repeater
Ano de lançamento: 2021
Edição limitada a 10 exemplares.

Soldad Jaeger-LeCoultre Reverso Tribute Minute Repeater | © Jaeger-LeCoultre
Jaeger-LeCoultre Reverso Tribute Minute Repeater | © Jaeger-LeCoultre

Caixa 51,1 x 31mm | Ouro rosa. Estanque até 30 metros.
Movimento | Jaeger-LeCoultre Calibre 944 – de corda manual com 35 horas de reserva de corda
Funções | Horas e minutos (indicação da mesma hora em ambos os mostradores), repetição de minutos.
Mostrador frontal | Esqueletizado, marcadores das horas aplicados.
Mostrador no verso | Prateado com decoração Côtes de Genève vertical, marcadores das horas aplicados.
Bracelete | Pele de aligátor castanha.
Preço | Sob consulta

Visite o site oficial da Jaeger-LeCoultre para mais informações.

Outras leituras