A Grand Seiko não deixou os seus créditos por mãos alheias ao conceber o seu primeiro cronógrafo integralmente mecânico: as múltiplas valências do Evolution 9 Tentagraph SLGC001 fazem dele uma das estrelas da coleção.
Artigo patrocinado pela Grand Seiko.
Fundada em 1960, a Grand Seiko tem vindo a enrobustecer a sua oferta sobretudo ao longo da última década — no entanto, mesmo tendo ganho um prémio no Grand Prix d’Horlogerie através de um inovador turbilhão, ainda não contava com qualquer cronógrafo integralmente mecânico no seu portefólio. A expressão ‘integralmente mecânico’ é propositada: desde 2007 que a marca japonesa já era conhecida pelos seus cronógrafos Spring Drive de elevada precisão, mas assentes numa tecnologia híbrida. Com o Tentagraph, a Grand Seiko entra numa nova dimensão.
E a entrada nessa nova dimensão é feita através de um aliciante condensado relojoeiro que associa um movimento automático de alto rendimento a uma estrutura em titânio complementada por cerâmica. O Tentagraph (referência SLGC001) é um poderoso cronógrafo concebido para ser simultaneamente robusto e sofisticado; representa também uma significativa expansão da linha Evolution 9, que em 2022 tinha estreado vários modelos dotados de um segundo fuso horário e que foi implementada com o espírito com que o CEO da Seiko, Shinji Hattori, declarou autonomia para Grande Seiko em 2017 — elevada exigência de qualidade, padrões de manufatura de alta-relojoaria.
Mecânica apurada
No que diz respeito à mecânica, o Calibre 9SA5 tornou-se num importante pilar da linha Evolution 9 — e serviu igualmente de base para o primeiro movimento cronográfico integralmente mecânico da Grand Seiko, o Calibre 9SC5 que alimenta o Tentagraph. A construção é modular e beneficia de todas as qualidades intrínsecas do calibre de base, incluindo uma elevada frequência de 5Hz (ou seja, 36.000 alternâncias hora que permitem uma cronometragem ao décimo de segundo), dois tambores de corda para uma considerável autonomia de 72 horas, o complexo Dual Impulse Escapement e acabamentos de qualidade que podem ser apreciados através do fundo transparente em vidro de safira.
- O fundo em vidro de safira do relógio permite ver o Calibre 9SC5 de corda automática | Foto: Grand Seiko
- Um mostrador com configuração clássica de três submostradores e janela para a data | Foto: Grand Seiko
- O nome Tentagraph reflete as suas caraterísticas técnicas: TEN beats per second, Three days of power reserve, Automatic chronoGRAPH | Foto: Grand Seiko
- O novo Tentagraph SLGC001 representa uma nova dimensão na coleção Evolution 9 | Foto: Grand Seiko
- Mostrador plano, índex duplo às 12h e ponteiros facetados são alguns dos elementos de assinatura da Grand Seiko no mostrador | Foto: Grand Seiko
- Os indexes das horas e os ponteiros centrais são luminescentes graças ao revestimento Lumibrite | Foto: Grand Seiko
- A bracelete em titânio é complementada com um fecho de três dobras com botão de abertura | Foto: Grand Seiko
O peculiar nome Tentagraph está precisamente associado às caraterísticas técnicas do relógio em inglês — TEN beats per second, Three days of power reserve, Automatic chronoGRAPH. Para um rendimento otimizado, o módulo cronográfico assenta numa embraiagem vertical e numa roda de colunas que asseguram não só um controlo preciso da cronometragem como também fomenta a sincronização dos ponteiros na recolocação a zero. A sofisticação da construção assegura que os botões do cronógrafo se situem no mesmo plano da coroa de rosca. E a configuração é clássica, com três submostradores e janela para a data às 4h30.
Tentagraph: estética com raízes
Apesar de o Tentagraph apresentar um visual bem distinto dos anteriores cronógrafos da marca com a tecnologia Spring Drive, os pormenores estéticos seguem a linhagem mais nobre da Grand Seiko e respeitam os códigos da linha Evolution 9 e correspondentes modelos desportivos — mas seguem, de uma maneira contemporânea, a Gramática de Design estabelecida pelo lendário 44GS que, a partir de 1967, estabeleceu o padrão estético para qualquer relógio com a assinatura Grand Seiko no mostrador. As premissas incluem um mostrador plano, perfil curvo da caixa, índex duplo às 12 horas, ponteiros principais facetados, baixo centro de gravidade no pulso, bracelete com pelo menos metade da largura da caixa.
Outra valência estética prende-se com o caraterístico mostrador azulado, dotado de uma textura inspirada nas linhas do cume do Monte Iwate, visível a partir do estúdio Shizukuishi da Grand Seiko (os mostradores Grand Seiko inspiram-se na natureza à volta dos seus estúdios Shizukuishi e Shinsu). A combinação cromática entre o azul e o preto da luneta em cerâmica com graduação taquimétrica é especialmente feliz, reforçando a elegância do Tentagraph sem que o relógio se torna excessivamente desportivo.
A ergonomia do conjunto está muito bem estudada para tornar mais confortável o uso de um cronógrafo com 43,2mm de diâmetro e 15,3mm de espessura — dimensões desportivas de um relógio que se quer legível (ou seja, com um mostrador de dimensões para isso) e com uma motorização de qualidade, para além de uma estanqueidade de 100 metros. Para mais, a escolha do titânio de elevada densidade (com propriedades próximas das do titânio de grau 5) aumenta esse conforto devido à leveza. Com tantas qualidades, o Tentagraph é indubitavelmente um marco na história da Grand Seiko.
Algumas caraterísticas técnicas:
Grand Seiko
Evolution 9 Tentagraph SLGC001
Referência | SLGC001
Lançamento | 2023
Movimento | Mecânico de corda automática Calibre 9SC5, 36.000 alt/h, 60 rubis, aproximadamente 72h de reserva de corda. Precisão entre +5 a -3 segundos por dia (taxa média diária: condição em que o movimento antes da montagem na caixa é medido em seis posições de maneira fixa, sob ambiente controlado artificialmente, durante 12 dias).
Funções | Horas, minutos, pequenos segundos, data e cronógrafo.
Mostrador | Azul. Indexes e ponteiros de horas e minutos luminescentes com revestimento Lumibrite.
Caixa ø 43.2 mm; 15.3mm de altura | Titânio, estanque até 10bar. Vidro de safira com tratamento antirreflexo no interior. Fundo em vidro safira.
Bracelete | Titânio. Distância entre asas: 23mm. Fecho de três dobras com botão de abertura.
Preço | 14.300 €
Visite o site oficial da Grand Seiko para mais informações.