fbpx

Grand Seiko Evolution 9: o novo SLGA009 ‘White Birch’ Spring Drive

Depois do Hi-Beat SLGH005 ‘White Birch’ ter centrado as atenções ao longo de 2021, a Grand Seiko apresenta o SLGA0009, a versão Spring Drive desse mesmo modelo, com ligeiras alterações estéticas. E com ele nasce também a coleção Evolution 9, ancorada em princípios de estilo bem definidos.

A Grand Seiko dá os primeiros passos em 2022 com o lançamento do SLGA009 ‘White Birch’ Spring Drive Caliber 9RA2, um relógio que segue o caminho do Hi-Beat Automatic SLGH005, vencedor na categoria Men’s Watch do Grand Prix d’Horlogerie de Genève de 2021, mas que é alimentado pelo mais recente Calibre 9RA2 com tecnologia Spring Drive.

Verso de caixa com o movimento do Grand Seiko SLGA009 'White Birch' Spring Drive
O recente Calibre 9RA2 com tecnologia Spring Drive que alimenta o novo modelo | © Grand Seiko

O novo modelo surge ainda como o pontapé de saída para a coleção Evolution 9 de acordo com os princípios definidos pelo Evolution 9 Style, apresentado em 2020. Quer isto dizer que o referido SLGH005 é também arrumado nesta nova coleção. Segundo a marca, o Evolution 9 Style é uma filosofia de design ancorada nos princípios de «Evolução na estética», «Evolução na legibilidade» e «Evolução no conforto de uso» que têm como base o estilo estabelecido pela Grand Seiko em 1960. A partir destes princípios foram estabelecidos nove elementos de design, bem explicitados no site da marca. Todos os modelos a integrar a nova coleção seguem assim esta base estilística. Incluindo o novo SLGA009 ‘White Birch’ Spring Drive Caliber 9RA2 que hoje destacamos.

SLGA009 “White Birch” Spring Drive Caliber 9RA2

Tal como acontecia com o primeiro ‘White Birch’, o mostrador do SLGA009 é o protagonista do novo relógio de pulso. Mas se no modelo original a textura de bétulas brancas japonesas era evocada de forma mais dramática no mostrador, no novo relógio a mesma textura branca é replicada, mas de forma menos marcada. Segundo a marca, o motivo decorativo escolhido evoca a floresta Shinshu, que se encontra nos arredores de um dos estúdios criativos da Grand Seiko. E a inspiração na natureza não é propriamente novidade. Aliás, no ano passado, foram diversos os modelos da marca que tiveram como base elementos evocativos da paisagem natural japonesa.

Mostrador do Grand Seiko SLGA009 'White Birch' Spring Drive
O mostrador branco-prata com textura «white birch» | © Grand Seiko

Como moldura do mostrador temos uma caixa de 40mm e de 11,8mm de altura, em aço, com alternância de superfícies com acabamento polido Zaratsu e acabamento escovado. A largura de asas é de 22mm e a bracelete metálica contribui decisivamente para uma estética de aspeto ‘gelado’ que agrada ainda mais se tivermos em conta os acabamentos do movimento que pode ser visto através do fundo em vidro de safira. Mas já lá vamos. Em termos gerais, trata-se de um relógio com a dimensão perfeita para uma grande diversidade de pulsos, continuando a ir ao encontro das tendências mais atuais em termos de dimensões.

Grand Seiko SLGA009 'White Birch' Spring Drive e o original SLGH005 com uma floresta de bétulas brancas de fundo
O original SLGH005 e o novo SLGA009 | © Grand Seiko

Mas quando comparado com o modelo original, a maior diferença reside mesmo na máquina deste relógio de pulso. O novo SLGA009 está equipado com o mais recente Calibre 9RA2, com tecnologia Spring Drive e cinco dias de reserva de corda. A autonomia pode ser consultada através de um bonito indicador azul localizado no fundo. A tecnologia Spring Drive é exclusiva da Seiko e assenta num calibre mecânico combinado com um circuito integrado, um travão eletrónico e um cristal de quartzo (o regulador Tri-synchro) que lhe permite um grau elevado de precisão. A suavidade deslizante do ponteiro dos segundos é o aspeto mais visível dessa tecnologia, com a marca, neste caso, a garantir 120 horas de reserva de corda e uma precisão de ±10 segundos por mês. As pontes de movimento foram decoradas com um acabamento fosco, como forma de evocar a geada que o inverno traz para as árvores em Shinshu, como explica a marca – daí a tal referência ‘gelada’ que fizemos há umas linhas atrás. As linhas da ponte e as arestas dos orifícios são cortadas em diamante para refletir a luz em todos os ângulos.

Segundo a Grand Seiko, o novo SLGA009 estará disponível a partir de fevereiro de 2022 nas boutiques oficiais da marca e retalhistas selecionados com um preço recomendado na Europa de 9.500 euros.

As nossas impressões

À primeira vista parece que estamos perante o modelo ‘White Birch’ lançado no ano passado. E são muitos os textos e comentários online que fazem a comparação entre os dois. Até recomendamos a leitura de uma análise comparativa que pode ser lida no site Time and Tide. Porque existem diferenças, como não poderia deixar de ser. De facto, estamos perante uma daquelas situações em que algo mudou, sem parecer que muda. Mudou, acima de tudo, a máquina que vive no relógio, a textura do mostrador foi aliviada, o ponteiro dos segundos recebeu um apontamento no ponto de fixação suficiente para fazer com que deixe de ser completamente azul, a janela da data também foi ajustada e deixou de ser acompanhada do marcador preto que lhe dava um toque especial e, já agora, o novo modelo tem a caixa com 11,8 mm de altura (a do modelo anterior tem 11,7mm). Mas nunca é fácil falar de um relógio com base apenas nas informações e imagens disponibilizadas pela marca. E este é mesmo um daqueles casos em que faz falta ver o relógio ao vivo e experimentá-lo, claro está.

Grand Seiko SLGA009 'White Birch' Spring Drive com uma floresta de bétulas brancas de fundo
O motivo decorativo do mostrador evoca a floresta Shinshu, que se encontra nos arredores de um dos estúdios criativos da Grand Seiko | © Grand Seiko

Num comentário a um artigo sobre o novo modelo, publicado no site Hodinkee, descobre-se o testemunho de uma pessoa que já teve a oportunidade de ver os dois modelos lado a lado, referindo: «O design da textura em si é o que em primeiro lugar difere. Enquanto o SLGH005 mecânico tem um mostrador prateado com gravação mais profunda e sombreado forte, o mostrador do novo SLGA009 é um pouco mais raso e mais suave em comparação, com uma cor prateada, mas levemente fosca. (…) Eu só tive 10 minutos para comparar, então tenho de vê-los novamente, especialmente ao sol.» Mas se nos centrarmos apenas na novidade, uma coisa é certa: podemos contar com um relógio fiel aos códigos estéticos da Grand Seiko, que prima pelo nível de acabamentos, por um calibre recente que bebe de uma tecnologia reconhecida e por uma elegância descontraída que faz a diferença. Nada como experimentar. A ver se em breve conseguimos ter acesso a esta novidade…

Algumas características técnicas:

Grand Seiko
SLGA009 ‘White Birch’ Spring Drive Caliber 9RA2
Referência | SLGA009
Ano de lançamento | 2022

Grand Seiko SLGA009 'White Birch' Spring Drive visto de frente com fundo branco
Grand Seiko SLGA009 ‘White Birch’ Spring Drive Caliber 9RA2 | © Grand Seiko

Movimento | Calibre 9RA2 com tecnologia Spring Drive, 31 rubis, 120 horas de reserva de corda (5 dias).
Funções |
Horas, minutos, segundos, data e indicação de reserva de corda.
Caixa ø 40 mm | Aço com acabamento escovado e polido Zaratsu. Estanque até 100 metros, vidro de safira com tratamento antirreflexo no interior, fundo aparafusado com vidro de safira, coroa aparafusada.
Mostrador | Branco-prata com textura «white birch», indexes facetados aplicados.
Bracelete | Aço com fecho de báscula triplo
Preço | 9.500 € (preço recomendado na Europa)

Visite o site oficial da Grand Seiko para mais informações.

Outras leituras