Depois da estreia do Calibre Spring Drive 9RB2, no Watches and Wonders Geneva 2025, a Grand Seiko aposta em mais um modelo equipado com este movimento que tem uma margem de precisão anual de ±20 segundos. O novo relógio distingue-se pela caixa e bracelete em aço Ever-Brilliant e pelo mostrador roxo, evocativo dos tons que as florestas geladas revelam ao amanhecer, na zona montanhosa de Kirigamine.
Em Madrid
No passado mês de abril, no Watches and Wonders Geneva 2025, a Grand Seiko lançou o Calibre 9RB2, um novo movimento Spring Drive, sublinhado pela designação U.F.A. (Ultra Fine Accuracy) que remete para uma elevada e surpreendente precisão anual de ±20 segundos. Esta novidade foi integrada em dois novos relógios, com mostradores inspirados na natureza e princípios estéticos que seguem a filosofia do designado ‘Estilo Grand Seiko’.
Agora, a marca complementa este lançamento com mais um modelo que vem reforçar a presença desta nova geração de movimentos, lado a lado com outras séries já estabelecidas. O Spring Drive U.F.A. Limited Edition SLGB005 é uma edição limitada 1300 exemplares e tem um mostrador que remete, como é tradição da marca, para a beleza das paisagens naturais do Japão. Neste caso, de florestas geladas ao amanhecer.
Madrugada de inverno

É uma das assinaturas da Grand Seiko: levar a natureza diretamente para o pulso através da evocação de paisagens japonesas ou outros elementos caraterísticos daquela zona do mundo. E o novo Spring Drive U.F.A. Limited Edition SLGB005 não é diferente neste sentido de dar um sentido a todas as criações da marca. Nos modelos apresentados em abril, os mostradores branco e azulado apresentavam uma intrincada textura evocativa das florestas geladas da região montanhosa de Kirigamine onde fica o Shinshu Watch Studio da Grand Seiko.

Esta mesmo textura é agora replicada no novo relógio, mas com um tom diferente. Da caixa de 37mm sobressai, assim, um elegante mostrador num tom violeta profundo que se esbate em direção ao centro, numa evocação da transformação gradual da paisagem das tais florestas geladas com a chegada da primeira luz do dia.
Spring Drive U.F.A.
A tecnologia Spring Drive distingue-se por combinar uma fonte de energia mecânica tradicional com a regulação de um oscilador a quartzo. A energia é libertada pela mola principal, mas a marcha é controlada por um regulador eletromagnético que sincroniza o fluxo de energia mecânica com a frequência de referência do quartzo. O resultado traduz-se em níveis superiores de precisão e num ponteiro dos segundos que avança de forma contínua e silenciosa, sem os saltos característicos dos ponteiros dos relógios de quartzo convencionais ou a cadência típica da roda de balanço.

A tecnologia Spring Drive começou a ser desenvolvida no final da década de 1970 e foi evoluindo ao longo dos anos até que, em 2004, foi apresentado o 9R65, o primeiro Spring Drive de corda automática, que tinha uma precisão de ±15 segundos por mês e uma reserva de marcha de 72 horas. Mas o Calibre U.F.A. surpreende ainda mais por atingir uma superior margem de precisão de ±20 segundos por ano. De acordo com a marca, tal foi possível, graças a um circuito integrado recentemente concebido e a métodos melhorados de fabrico e de processamento do oscilador de quartzo que foi envelhecido durante três meses, de modo a garantir o máximo de estabilidade e minimizar alterações que poderiam advir do envelhecimento não controlado.
Tal como acontece com a série 9RA de movimentos Spring Drive, «a frequência do oscilador de quartzo é medida a temperaturas diferentes, com os dados resultantes necessários para a termocompensação programados no IC de baixo consumo». A Grand Seiko explica ainda que «tanto o oscilador quanto o sensor são selados a vácuo para minimizar as diferenças de temperatura e proteger contra fatores externos como humidade, eletricidade estática e luz, garantindo ajustes precisos de temperatura e o desempenho estável do oscilador de quartzo.

Além disso, pela primeira vez no Spring Drive, o novo movimento apresenta um interruptor de regulação que pode ser utilizado durante o serviço pós-venda para corrigir quaisquer divergências de precisão que possam ocorrer ao longo de longos períodos de uso».
Estilo Grand Seiko
Diferente dos primeiros modelos desta série, que tinham caixas em titânio e em platina, a opção agora foi para o aço Ever-Brilliant, uma liga com um PREN superior a 40, valor que lhe garante classificação como ‘super aço inoxidável’ pela indústria do setor.

Além da resistência acrescida à corrosão e estabilidade, o tom mais claro e brilhante deste material realça o polimento espelhado Zaratsu sem distorção que é enquadrado num dos três princípios que definem o Estilo Grand Seiko. Com raízes no 44GS de 1967, esta filosofia de design considera que um relógio deve ter linhas retas e superfícies planas que, em conjunto, alcançam um design estrutural com infinitas expressões de luz e sombra.

PARA DESCOBRIR TAMBÉM:
«Grand Seiko: a natureza no pulso»
por Cesarina Sousa
Primeiras impressões
Tivemos a oportunidade de ver o novo relógio, antes do seu lançamento oficial e temos de admitir que o primeiro impacto vem mesmo do mostrador. A peculiar textura evocativa das paisagens tem uma profundidade quase tridimensional e o gradiente arroxeado vai-se alterando subtilmente à medida dos diferentes ângulos de incidência da luz, num jogo que casa bem com a inspiração natural de base.

Tentámos captar esse efeito em fotografia, mas nada como experimentá-lo no pulso ou vê-lo ao vivo em diferentes condições de luz: do tom quase preto num ambiente mais obscuro, aos tons mais claros na zona central, quando o sol incide diretamente, o mostrador promete realmente não aborrecer ninguém. E muito menos dificultar a leitura das horas, porque legibilidade não falta neste que é um relógio de proporções equilibradas e que assenta bem, mesmo num pulso mais pequeno. Por sua vez, a bracelete metálica revela-se robusta e confortável, também pela considerável largura dos elos. Ao contrário do anterior modelo em platina, não contempla o fecho com microajuste de altura, o que poderia ser interessante incluir.

Depois, não podemos esquecer que este é o segundo relógio com selo U.F.A., pelo que representa também uma inovação sem precedentes, se tivermos em conta que guarda o primeiro calibre movido a corda que tem uma precisão de ±20 segundos por ano, numa continuidade fase a inovações que têm feito parte da história da Grand Seiko. É portanto, o mecanismo Spring Drive de corda automática mais preciso de sempre. Mesmo sendo um calibre híbrido, não deixa de ser surpreendente. No conjunto, parece-nos que temos aqui um interessante combo de inovação tecnológica, de refinamento de construção e de estética distintiva, mas discreta q.b., precisamente pelo tom camaleónico que não grita aos sete ventos.
Visite o site oficial da Grand Seiko para mais informações.
Algumas caraterísticas técnicas:
Grand Seiko
Evolution 9 Collection Spring Drive U.F.A. Limited Edition
Referência | SLGB005
Edição limitada a 1300 exemplares
Lançamento | 2025

Movimento | Spring Drive Calibre 9RB2 de corda automática, 72 horas de reserva de marcha, 34 rubis. Precisão de ±20 segundos por ano (aproximadamente ±3 segundos por mês).
Funções | Horas, minutos, segundos e data.
Caixa ø 37mm; 11,4mm de espessura | Aço Ever-Brilliant. Vidro de safira com revestimento antirreflexo na superfície interna. Fundo transparente. Estanque até 10 bar. Resistência antimagnética: 4.800 A/m. Estanque até 10 bar.
Bracelete | Aço Ever-Brilliant e triplo fecho de báscula Ever-Brilliant no mesmo material.
Preço recomendado anunciado | 11.000 €