Em mais uma iniciativa sob a chancela da Dubai Watch Week, a comunidade da alta-relojoaria reúne-se esta semana em Hong Kong para dissertar sobre as múltiplas vertentes associadas à indústria. Aqui fica um guia para acompanhamento do Horology Forum 10.
Fundada em 2015, a Dubai Watch Week tem-se destacado de todos os eventos ligados à indústria relojoeira e mesmo inspirado outros certames, como a recente Milano Watch Week. E se a sua influência há muito que já é global, sobretudo a partir de 2017, o seu campo de ação física também não se resume aos Emirados Árabes Unidos: desde o final da década passada que a Dubai Watch Week, sendo um acontecimento bienal, vem alternando com a sua ramificação Horology Forum.

A primeira edição itinerante do Horology Forum aconteceu em Londres, em 2018; em 2020, devido à pandemia, teve de ocorrer on-line. Em 2022 teve lugar em Nova Iorque. E em 2024 está a decorrer em Hong Kong. A Dubai Week e a sua ramificação Horology Forum revolucionaram o panorama relojoeiro há uma década porque vieram dar uma dimensão mais cultural a uma indústria que não podia pensar somente no lucro. Porque só promovendo da maneira certa a relojoaria mecânica se consegue atrair novos aficionados e fidelizar os existentes, em especial numa era em que novas gerações estabelecem contacto com o tema através do Instagram ou do TikTok.

Por isso a Dubai Watch Week já recebeu o prémio especial do júri no Grand Prix d’Horlogerie de Genève. A missão educacional e o enorme investimento na Dubai Watch week e no Horology Forum em anos intercalares faz da família Seddiqi, os organizadores, uma espécie de Medicis da relojoaria. E a qualidade dos preletores e dos debates em curso ao longo desta semana no The Henderson, em Hong Kong, é relevante — vale a pena serem acompanhados e podem ser facilmente acompanhados no site da Dubai Watch Week, na aplicação para smartphone ou através do respetivo canal no YouTube.

A lista de debates
Aqui ficam os links de YouTube para as tertúlias principais, entre as já realizadas e as que se vão realizar:
- Perpetual Puzzles: Is the Age of the Mechanical Innovation Over?; com Robin Swithinbank; Nicholas Biebuyck, Pim Koeslag e Su Jia Xian
- The Pendulum Swings East: A Pannel on Asian Watchmaking Excellence; com Carson Chan, Jill Chen, Robin Tallender e Jonathan Chan,
- Whose Birkin Is It Anyway? A Sitdown With the Experts in Vintage; com Austen Chu, Mark Cho, Zoe Abelson e Ali Nael
- The Watch Industry Starter Pack: How to Build a Watch Brand in 60 Minutes; com Wei Koh, Bertrand Meylan, Suzanne Wong e Fiona Kruger
- Evolution Of A Collector: APAC Edition; com Jackie Ho, Sumei Shum e Barbara Palumbo
- To Infinity And Beyond: Exploring the Next Useful Mechanical Frontier; com Ming Thein, Ming Liu, Benoit Mintiens e Heiwai Tang
- Traveling Back In Time: A 40-Minute Lookback at the Watch Industry’s History; com Tim Mosso
Para além dos debates, estão em vigor diversas masterclasses relacionadas com autómatos, pintura luminescente, caligrafia chinesa e relógios de mesa. Sem esquecer as restantes atividades paralelas e muitos convívios informais.

Mas o Horology Forum arrancou com a intervenção de Hind Seddiqi, a responsável pela Dubai Watch Week, que deu conta das novidades projetadas para a sétima edição da feira em 2025: o evento vai deixar a área do DIFC (Dubai International Financial Centre), onde sempre se realizou, para ter lugar de 19 a 23 de novembro no Dubai Mall, à sombra do emblemático Burj Khalifa — e com a área a duplicar, de três para seis quilómetros quadrados. «Mas o verdadeiro coração do evento são os relacionamentos e as amizades que se forjaram, e a paixão pela relojoaria partilhada por comunidades, entusiastas e colecionadores de todo o mundo, sublinhou.
Sempre que há oportunidade de transmitir a paixão da relojoaria mecânica e a partir do momento em que qualquer pessoa descobre o mundo fascinante por trás da relojoaria tradicional, o futuro está assegurado. Tem sido esse, o papel da Dubai Watch Week e do seu Horology Forum, a par de todas as comunidades e eventos temáticos que têm nascido na presente década.