Jaeger-LeCoultre: tributo a Veneza e a Claude Monet

A Jaeger-LeCoultre presta homenagem à cidade de Veneza e a Claude Monet, com uma série de três relógios decorados com a representação em miniatura de obras do pintor francês. O Reverso Tribute Enamel Monet ‘Venice Series’ é lançado no âmbito da participação da marca na bienal Homo Faber 2024.

A Jaeger-LeCoultre já tinha prometido que a sua participação na Homo Faber 2024 seria marcada pelo lançamento de novidades. E porque ‘o prometido é devido’, a marca anunciou uma série de relógios, em edição limitada, que presta homenagem a Veneza, a cidade anfitriã da bienal que celebra e promove a arte e os ofícios manuais, com os quais a marca suíça também tanto se identifica. A escolha para a nova série recaiu no Reverso, um modelo que tem uma longa ligação ao mundo das artes graças à sua caixa reversível com ‘fundo em branco’, ideal para personalização e decoração.

Reverso Tribute Enamel Monet ‘Venice Series’

A edição Reverso Tribute Enamel Monet ‘Venice Series’ compreende três relógios Reverso que têm no verso a reprodução esmaltada em miniatura de uma das obras da série ‘Veneza’ de Claude Monet: uma pintura diferente para cada relógio. Nelas, o pintor francês procurou traduzir a arquitetura e luminosidade únicas que tanto o fascinaram durante o tempo em esteve na cidade em 1908. Durante um período de 10 semanas, Monet pintou 37 telas. No verso do Reverso ficam agora eternizadas as obras «San Giorgio Maggiore at Dusk», «O Grande Canal de Veneza» e «O Palácio Ducal».

Cada relógio tem o verso personalizado com a reprodução em miniatura de uma obra de Claude Monet. Neste caso, «San Giorgio Maggiore at Dusk» | Foto: cortesia Jaeger-LeCoultre

Com a coleção Reverso Tribute Enamel ‘Venice Series’, a Jaeger-LeCoultre presta uma homenagem à missão da Homo Faber, sublinhando o trabalho que é desenvolvido pelo Atelier de Métiers Rares da manufatura da marca. Este atelier destaca-se pelo desenvolvimento e preservação de diversos ofícios artesanais e técnicas de artes decorativas, como a pintura em miniatura, a esmaltagem e o guilloché, que são aplicadas nestes novos relógios.

A reprodução das obras de Monet (maiores que 65×92 cm), no espaço mínimo que é o verso do Reverso (25 x 20 mm) revelou-se por si só um desafio não apenas pela diferença de dimensões, mas também pela recriação da textura e dos efeitos de luz e atmosfera das peças originais. De acordo com a marca, o trabalho implicou cerca 70 horas de trabalho para cada reprodução e a aplicação de 14 camadas de esmalte 70 horas de trabalho : três camadas base, quatro camadas de pintura e sete camadas de ‘fondant’ translúcido, com até 15 cozeduras separadas a temperaturas de até 800°C.

O processo de reprodução em esmalte Grand Feu das pinturas demorou cerca de 70 horas de trabalho | Fotos: cortesia Jaeger-LeCoultre

Por outro lado, os mostradores dos relógios foram decorados com padrões guilloché feitos à mão e sob esmalte translúcido, num tom criteriosamente escolhido para complementar as cores e os efeitos visuais das pinturas. Neste caso, a esmaltagem requer entre oito e nove horas de trabalho para cada mostrador e implica até cinco camadas de esmalte e seis ou sete cozeduras separadas a temperaturas de até 800°C. Delicada é também a aplicação dos indexes porque exige a perfuração de pequenos orifícios no esmalte, bem como e a impressão da faixa de minutos em estilo caminho de ferro.

Cada Reverso Tribute Enamel ‘Venice Series’ é limitado a apenas 10 exemplares. A coleção está em exibição durante Bienal Homo Faber, que decorre até ao dia 30 de setembro.


Algumas caraterísticas técnicas:

Jaeger-LeCoultre
Reverso Tribute Enamel ‘Venice Series’ «San Giorgio Maggiore
»
Edição limitada a 10 exemplares de cada modelo
Referência | Q39334M4
Ano de lançamento | 2024

Reverso Tribute Enamel ‘Venice Series’ San Giorgio Maggiore | Fotos: cortesia Jaeger-LeCoultre

Movimento | Corda manual Calibre Jaeger-LeCoultre 822. Reserva de marcha de 42 horas.
Mostrador | Azul com padrão guilloché ‘espinha de peixe’ e esmalte Grand Feu.
Funções | Horas e minutos.
Caixa 45,6 x 27,4 mm x 9,73 mm | Ouro branco 18 quilates, verso esmaltado com a reprodução em miniatura da obra «San Giorgio Maggiore», de Claude Monet. Estanque até 3 bar.
Correia | Preta em pele de aligátor.
Preço anunciado | Sob consulta.

Jaeger-LeCoultre
Reverso Tribute Enamel ‘Venice Series’ «The Grand Canal
»
Edição limitada a 10 exemplares de cada modelo
Referência | Q39334M5
Ano de lançamento | 2024

Reverso Tribute Enamel 'Venice Series' The Grand Canal | Foto: cortesia Jaeger-LeCoultre
Reverso Tribute Enamel ‘Venice Series’ The Grand Canal | Foto: cortesia Jaeger-LeCoultre

Movimento | Corda manual Calibre Jaeger-LeCoultre 822. Reserva de marcha de 42 horas.
Mostrador | Verde com padrão guilloché ondeado e esmalte Grand Feu.
Caixa: Esmalte Grand-Feu pintado em miniatura 
Funções | Horas e minutos.
Caixa 45,6 x 27,4 mm x 9,73 mm | Ouro branco 18 quilates, verso esmaltado com a reprodução em miniatura da obra «O Grande Canal de Veneza», de Claude Monet. Estanque até 3 bar.
Correia | Preta em pele de aligátor.
Preço anunciado | Sob consulta.

Jaeger-LeCoultre
Reverso Tribute Enamel ‘Venice Series’ «The Dodge’s Palace»

Edição limitada a 10 exemplares de cada modelo
Referência | Q39334M6
Ano de lançamento | 2024

Reverso Tribute Enamel 'Venice Series' «The Dodge's Palace» | Fotos: cortesia Jaeger-LeCoultre
Reverso Tribute Enamel ‘Venice Series’ «The Dodge’s Palace» | Fotos: cortesia Jaeger-LeCoultre

Movimento | Corda manual Calibre Jaeger-LeCoultre 822. Reserva de marcha de 42 horas.
Mostrador | Padrão guilloché losangular e esmalte Grand Feu.
Caixa: Esmalte Grand-Feu pintado em miniatura 
Funções | Horas e minutos.
Caixa 45,6 x 27,4 mm x 9,73 mm | Ouro branco 18 quilates, verso esmaltado com a reprodução em miniatura da obra «O Palácio Ducal», de Claude Monet. Estanque até 3 bar.
Correia | Preta em pele de aligátor.
Preço anunciado | Sob consulta.

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