Junghans Meister Damen Automatic

No total, e entre modelos da Junghans de corda manual, de carga automática ou eletrónicos controlados por rádio, a linha Meister é formada por 73 variantes; o Meister Damen Automatic é uma deles.


Artigo originalmente publicado no número 83 da Espiral do Tempo (verão 2023) e agora publicado com atualização de preço.


Fundada em 1861 e em tempos considerada como a maior companhia relojoeira do mundo, a Junghans é reconhecida pela competência técnica e um visual minimalista intimamente ligado à escola germânica de design — assente na premissa do ‘menos é mais’ e na influência da era Bauhaus. A linha Meister foi estreada na década de 30 do século XX e personifica, de maneira ideal, toda a filosofia estética inerente à marca sediada em Schramberg, sendo caraterizada por um estilo intemporal: os seus modelos não parecem modernos, nem parecem retro. No total, e entre modelos de corda manual, de carga automática ou electrónicos controlados por rádio, a linha Meister é formada por 73 variantes; o Meister Damen Automatic é uma deles e apresenta-se extremamente apelativo para os pulsos femininos (e não só), graças ao diâmetro contido e ao bonito mostrador.

O relógio Junghans Meister Damen Automatic
Junghans Meister Damen Automatic | © Paulo Pires/ Espiral do Tempo

O evidente pendor estilístico que renega qualquer adorno supérfluo e glorifica o minimalismo essencial tornou-se no fio condutor da linha Meister, contribuindo para a afirmação de uma marca que – após uma longa história com flutuações inerentes às duas guerras mundiais e às crises conjunturais que afetaram globalmente o setor – tem recuperado a pujança de outrora, reforçando a paixão pelo design e a competência tecnológica como princípios fundamentais. O movimento automático do Meister Damen Automatic satisfaz o crescente apetite do público feminino por relógios mecânicos, enquanto os códigos estéticos são tão puros quanto discretos. A combinação entre o verde do mostrador e o creme macchiato da correia em pele de avestruz torna o conjunto especialmente atraente… senão mesmo ‘ecológico’, devido aos tons utilizados.

Durante décadas, a Junghans dedicou-se ao design minimalista celebrizado pela escola Bauhaus; o Meister Automatic Damen é um discreto exercício de estilo contemporâneo.

Forma e função

Junghans Meister Damen Automatic | © Paulo Pires/ Espiral do Tempo

A pureza de design do Meister Damen Automatic assenta numa caixa em aço de belas proporções (33,1 mm de diâmetro por 9,8 mm de espessura) e com um vidro de safira abobadado com tratamento antirreflexo de ambos os lados. O formato redondo é complementado por asas muito curtas que favorecem o conforto de utilização em pulsos mais estreitos e que seguram uma correia em pele de avestruz dotada de sistema de quick release para troca rápida.

Suave e orgânico

Detalhe do  mostrador verde do relógio Junghans Meister Damen Automatic
Junghans Meister Damen Automatic | © Paulo Pires/ Espiral do Tempo

O mostrador verde-escuro esfumado de acabamento escovado radial é povoado por índices em agulha e ponteiros Dauphine cortados a diamante; por baixo, bate um movimento de corda automática (o Calibre J840.1, dotado de uma autonomia de 38 horas) que pode ser apreciado através de um fundo transparente fixado à caixa por quatro parafusos. Os contornos suaves do Meister Automatic Damen proporcionam uma sensação de contacto muito orgânica.

Fundo em vidro do Junghans Meister Damen Automatic
O Calibre J840.1 pode ser apreciado através do fundo transparente | © Paulo Pires/ Espiral do Tempo

Algumas caraterísticas técnicas:

Junghans
Meister Damen Automatic
Referência | 27/3343.00
Lançamento | 2023

O relógio Junghans Meister Damen Automatic
Junghans Meister Damen Automatic | © Jughans

Movimento | Mecânico de corda automática Calibre J840.1, 38 horas de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos, segundos.
Caixa ø 33,1mm | Aço, vidro de safira abobadado com revestimento antirreflexo dos dois lados. Estanque até 5bars.
Bracelete | Pele castanha de avestruz com fivela em aço com sistema de troca fácil.
Preço em Portugal | 1.440 €
Cedido por Watchers

Visite o site oficial da Junghans ou da Watchers para mais informações.

Outras leituras