La Chronométrie Ferdinand Berthoud, a nova marca do grupo Chopard

Foi com entusiasmo que recebemos a notícia de que em 2014 o grupo Chopard irá lançar uma nova companhia dedicada à criação de alta-relojaria: La Chronométrie Ferdinand Berthoud evoca um relojoeiro contemporâneo de Abraham-Louis Breguet nascido em 1727 precisamente em Fleurier – onde  a Chopard está hoje sediada.

Como refere Ariel Adams, nesta altura do campeonato, um exercício interessante será tentar imaginar ou adivinhar como serão os relógios da nova marca, principalmente se tivermos em linha de conta as criações da casa mãe e as criações do próprio Ferdinand Berthoud.

Chronometrie Ferdinand Berthoud
Karl-Friedrich Scheufele: na mão um relógio de bolso, na mesa um tratado – duas peças reveladoras do génio criativo de Ferdinand Berthoud.

2006: a Chopard adquire os direitos do nome Ferdinand Berthoud para levar a cabo um projeto do próprio Karl-Friedrich Scheufele, co-presidente da marca. O principal objetivo seria «trazer de novo à vida o nome Ferdinand Berthoud e recuperar para o seu património relojoeiro o mérito que lhe é naturalmente devido.»

Agora, 2013 anuncia o lançamento do novo projeto Chopard, uma nova marca dedicada em exclusivo à criação de peças de exceção de produção muito exclusiva. O nome oficial: La Chronométrie Ferdinand Berthoud.

«Ao adquirir a marca Chronométrie Ferdinand Berthoud em 2006, eu queria assegurar que um dia um novo relógio com o seu nome seria lançado, mas um relógio à altura do grande mestre relojoeiro que foi Ferdinand Berthoud», refere Karl-Friedrich Scheufele. Perante tal ambição, pouco há a dizer em relação ao que podemos esperar. 
Mas afinal, quem foi Ferdinand Berthoud?

Chronometrie Ferdinand Berthoud
Busto de Ferdinand Berthoud.

Segundo a Fondation de La Haute Horlogerie, Berthoud foi um criador suíço de relógios e cronómetros, irmão e aprendiz de Jean-Henri, criador de pêndulos. Em 1745 estabeleceu-se em Paris. Foi discípulo de Julien Le Roy, relojoeiro da Marinha (nomeado em 1762), relojoeiro do Rei (nomeado em 1773), membro do Institute National (nomeado em 1795), membro da Royal Society of London, tornou-se cavaleiro da Legião de Honra no tempo de Napoleão I, foi pioneiro na área da cronometria em França (com Pierre Le Roy) e fez o seu primeiro cronómetro em 1754. Algumas datas chave relativas às suas criações são também mencionadas pela Fondation:

Chronometrie Ferdinand Berthoud
Datas chave no percurso inventivo de Ferdinand Berthoud, mencionadas no site da Fondation de La Haute Horlegerie.

Nascido em 1727 em Plancemont, no Val-de-Travers (Suíça), a cinco quilómetros do local onde se situa atualmente a manufatura Chopard, em Fleurier, Ferdinand Berthoud deixou uma obra de amplitude excecional, tanto no domínio dos cronómetros de marinha, como de relógios e pêndulos decorativos, ferramentas especializadas, instrumentos de medição científica, bem como na edição e publicação de dezenas de obras e memórias, representando mais de 4000 páginas. Reconhecido no seu tempo como grande relojoeiro, Ferdinand Berthoud continua a ser reconhecido atualmente, até porque são muitas as criações da sua autoria que ainda podem ser encontradas. Curiosamente, como refere Ariel Adams o modelo Legacy Machine Nº2 de MB&F terá sido parcialmente inspirado no trabalho de Berthoud.

Chronometrie Ferdinand Berthoud
Cronómetro de Marinha da autoria de Ferdinand Berthoud (1763).

Em relação a este projeto, a marca reforça o caráter de tributo ao relojoeiro suíço, já Karl-Friedrich Scheufele, numa entrevista não muito esclarecedora ao Bilan, complementa com o toque de verdadeira paixão pela relojoaria. No entanto, e apesar da proximidade com a Chopard, a ideia é distinguir claramente a exclusividade dos produtos da nova marca da já de si exclusiva coleção L.U.C. e dos produtos atuais assinados Chopard. De perfil mais clássico ou, quem sabe, com elementos inspirados nos cronómetros da marinha que enriquecem o portefólio de Berthoud, as primeiras informações relativas à produção da nova La Chronométrie Ferdinand Berthoud serão desveladas em 2014. E nós cá estaremos. Assim que soubermos mais. ET_simb

Entretanto, sobre este tema, recomendamos a leitura dos seguintes artigos on-line:
A blog to Watch: La Chronométrie Ferdinand Berthoud Will Be New Luxury Watch Brand From Chopard In 2014

Bilan: Le groupe Chopard relance Ferdinand Berthoud.Entrevista exclusiva a Karl-Friedrich Scheufele

FHH: Ferdinand Berthoud
Wikipedia: Ferdinand Berthoud

Outras leituras