Lebond Siza: arquitetura portuguesa no pulso

A Lebond Watches é um estúdio criativo, sediado em Barcelona, que aposta em relógios desenhados por arquitetos. Coube a Siza Vieira desenhar o relógio inaugural deste novo projeto. Inspirado no formato quadrilátero da Piscina das Marés de Leça da Palmeira, da autoria do próprio arquiteto português, o novo Lebond Siza foi lançado em abril. E revela-se um relógio inconfundível.

O mundo dos relógios e o mundo da arquitetura têm muito em comum. Dizemos isto com frequência da mesma forma que o dizemos em relação aos mundos dos automóveis, da arte, da ciência, entre outras áreas. Porque, de facto, o mundo dos relógios é um mundo repleto de mundos – como abordámos no número 78 da Espiral do Tempo.

Siza Vieira e o Lebond Siza desenhado por si
O arquiteto Siza Vieira e o Lebond Siza que desenhou para a Lebond Watches | © Fernando Guerra/ Lebond Watches

Mas, hoje, voltamos à arquitetura e voltamos a Álvaro Siza Vieira. Há uns meses, estivemos presentes no lançamento do Cauny Siza Vieira, uma edição composta por dois relógios desenhados pelo premiado arquiteto português. Entretanto, Siza Vieira deve ter gostado da experiência porque aceitou o convite para desenhar o relógio que inaugura a coleção de um novo projeto de relojoaria: a Lebond Watches. Fundada pelo arquiteto Asier Mateo e sediada em Barcelona, a Lebond Watches tem como base a criação de relógios para entusiastas de relógios e de arquitetura, através da colaboração com arquitetos prestigiados que desenham relógios inspirados pela sua própria arquitetura. Transformar traçados arquitetónicos em instrumentos do tempo terá o seu quê de desafio, a começar pela escala a que tudo acontece. Ainda assim, deve ser um desafio aliciante até porque acaba por ser o ponto de partida para relógios que se tornam peças simbólicas e que falam a linguagem de quem os desenhou.

esboços de Siza Vieira e do Lebond Siza desenhado por si
Esboços da autoria de Siza Vieira | © Lebond Watches

Como dissemos, Siza Vieira foi o arquiteto convidado para o arranque da Lebond Watches e conseguiu levar para o pulso algumas das particularidades do seu traço, num relógio de pulso de características únicas no seu conjunto. Coube ao fotógrafo de arquitetura Fernando Guerra – cujo portefólio passa também pelo registo fotográfico de parte do percurso profissional de Siza, e ele próprio apaixonado por relógios – captar imagens do novo relógio, tanto na Piscina, como no atelier do arquiteto, no Porto.

Lebond Siza
O novo Lebond Siza junto à Piscina que o inspirou | © Fernando Guerra / Lebond Watches

Lebond Siza

Pelos esboços e imagens que foram sendo divulgados nos últimos meses, sabia-se que o novo relógio desenhado por Siza Vieira não seria redondo até porque o próprio referia: «Já existem muitos relógios bonitos que são redondos. Eu quis criar algo diferente». Neste sentido, a inspiração veio da Piscina das Marés, em Leça da Palmeira, que o arquiteto desenhou em 1966, quando tinha 28 anos. O resultado faz-se ver no Lebond Siza, um relógio de pulso de linhas muito próprias graças à sua geometria quadrilátera evocativa da Piscina e aos detalhes que falam Siza Vieira.

Lebond Siza e a piscina das Marés, em Leça da Palmeira que inspirou o seu design
À esquerda: o Lebond Siza visto de perfil – À direita: a Piscina das Marés, em Leça da Palmeira que inspirou o seu design | © Lebond Watches e Fernando Guerra

Pela sua leveza e acabamento mate, o titânio grau 5 foi o material escolhido para a caixa. Uma opção que nos faz mesmo lembrar as paredes da obra projetada pelo arquiteto, ao mesmo tempo que contrasta perfeitamente com o bege claro do mostrador. Arrumados nos vértices achatados estão os numerais romanos às 12, 3, 6 e 9 horas, aos quais se juntam pequenos traços e depois pequenos pontos no lugar dos indexes de cinco minutos. Tudo muito subtil, geométrico e dinâmico, à maneira das criações de Siza. Os ponteiros são mais alguns dos detalhes que fazem a diferença porque emergem da sinalética minimalista de indicação de WC que no passado o arquiteto usava nos seus projetos e que ainda hoje pode ser encontrada junto à Piscina. Abaixo do ponto de união dos ponteiros bem marcado, surge o nome do relógio. Já o mostrador é protegido por um vidro de safira com tratamento antirreflexos que se eleva ligeiramente da caixa acompanhando o seu formato e oferecendo mais estrutura a todo o conjunto. Por fim, destaque para o fundo transparente em vidro de safira, personalizado com a assinatura impressa do arquiteto nortenho. Através dele é assim possível vislumbrar o movimento de corda automática Calibre ETA 2892-A2, modificado sem ponteiro de segundos e sem data, que tem 50 horas de reserva de corda.

Lebond Siza
Lebond Siza | © Lebond Watches

Com fecho de báscula em titânio, o Lebond Siza Veira é complementado por uma bracelete preta em borracha, material versátil e casual por excelência, suportada apenas por um ponto de fixação na parte de cima e na parte de baixo da caixa.

O preço do relógio: 2700 euros.

Lebond Siza
A sinalética minimalista que inspirou os ponteiros do relógio | © Fernando Guerra / Lebond Watches

As nossas impressões

Ainda não tive a oportunidade de ver o novo Lebond Siza ao vivo, mas tenho curiosidade. Porque, de facto, acho interessante o relógio que vejo nas fotografias. Na verdade, esta é uma daquelas peças que tem tudo para dar que falar, acima de tudo por não ser óbvia e por provavelmente não ser consensual. A culpa é, entre outros aspetos, da arrumação pouco usual da forma quadrilátera no pulso, apesar de ser essa arrumação que o torna, de facto, mais peculiar. Nele encontramos pontos de contacto com os Cauny, o que é interessante: pode eventualmente significar que o traço e estilo de Siza Vieira se revela reconhecível também nos relógios que escolhe desenhar. Porque à beira dos 90 anos, Siza pode orgulhar-se de ter um percurso que não passou só pela arquitetura o que significa que este relógio é um exercício de design que reflete também esse percurso. Basta olhar para outras criações de design da autoria do arquiteto português para vermos nele mais do que um edifício no pulso ou mais do que um relógio no seu sentido mais purista.

Siza Vieira e o Lebond Siza desenhado por si
O arquiteto Siza Vieira e o Lebond Siza que desenhou para a Lebond Watches | © Fernando Guerra / Lebond Watches

Depois, podemos questionar outros aspetos de ordem mais prática: é confortável no pulso? Algo a averiguar, tendo em conta o formato de caixa em causa, bem como os pontos de fixação da bracelete. É um relógio funcional cujo design permite ser usado numa base diária? Depende certamente do estilo e do modo de vida de quem o escolhe. Nisso, cada um sabe de si. Aliás, o próprio Siza Vieira tem uma palavra a dizer: «É um relógio elegante e sofisticado. Vai ser o meu relógio de domingo.» Fica a nota para referência.

Lebond Siza
À esquerda: o novo Lebond Siza | © Lebond Watches – À direita: o fundo transparente é personalizado com a assinatura do arquiteto Siza Vieira | © Lebond Watches e Fernando Guerra

Ainda assim, nestas coisas, como em tudo, o gosto tende a falar mais alto. E essa é talvez uma das bases mais válidas para motivar a compra de um relógio de pulso. No caso do Lebond Siza, ao gosto há de juntar-se ainda o significado que se dá à própria peça. Além de ser um relógio com q.b. de disruptivo, desafiante pelo seu design e certamente gerador de conversas, o Lebond Siza é também um original encontro entre arquitetura e relojoaria através de um conceito inspirado num projeto icónico da autoria de um nome distinguido com o Prémio Pritzker, um objeto exclusivo com história própria, que vai ser compreendido e apreciado de forma diferente consoante a pessoa que o encara: pode eventualmente dizer mais a quem esteja ligado à arquitetura, a quem goste de relojoaria desconcertante e diferenciada ou a quem simplesmente se sente como peixe na água na hora de escolher peças de assinatura que não passam despercebidas.

E por aqui não passou despercebido certamente.

Características Técnicas:


Lebond Watches
Lebond Siza
Ano de lançamento | 2023


Movimento | Corda automática. ETA 2892-A2 – modificado sem segundos e data, 28.800 alt/h, 50h de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos, segundos, cronógrafo e data.
Caixa | Titânio grau 5, acabamento mate com revestimento anti-impressão digital. Espessura da caixa: 8,8 mm. Comprimento: 41,5 mm. Comprimento entre asas: 49,5 mm. Estanque até 50m. Vidro de safira com tratamento antirreflexos. Fundo em vidro de safira com tratamento antirreflexos, personalizado com a assinatura de Siza Vieira.
Bracelete | Borracha preta mate com fecho de báscula em titânio grau 5, acabamento mate com revestimento anti-impressão digital. Lâminas de aço inoxidável 316L com revestimento anti-impressão digital.
Preço | 2.700 €

Lebond Siza
Lebond Siza | © Lebond Watches

Visite o site oficial da Lebond Watches para mais informações.

Outras leituras