Lebond Volume II: o relógio de Souto Moura

Depois de se ter lançado enquanto marca com um relógio assinado por Siza Vieira, a Lebond apresenta agora o segundo modelo do seu portefólio. O novo capítulo foi desenvolvido em parceria com o arquiteto Eduardo Souto de Moura.

Relojoaria e arquitetura dão as mãos mais uma vez através da Lebond e de nomes portugueses. O estúdio espanhol segue com o seu projeto de convidar arquitetos reconhecidos a desenhar a sua própria interpretação do tempo em relógios de pulso mecânicos de contornos únicos, ao mesmo tempo que conta com imagens do fotógrafo de arquitetura Fernando Guerra.

Relógios de Souto de Moura com a Lebond Watches
O arquiteto português Eduardo Souto de Moura acompanhou todas as etapas de criação do relógio com o seu nome | Foto: Fernando Guerra; Esboços: Eduardo Souto de Moura; cortesia Lebond Watches

Depois de um primeiro relógio no portefólio da Lebond assinado por Siza Vieira, vemos agora nascer um novo volume nesta coleção assinado por Eduardo Souto de Moura, o arquiteto português que recebeu um Pritzker, em 2011. Entre os dois relógios, existe desde logo uma diferença clara: desta vez, a escolha recaiu no clássico formato redondo e não num formato quadrilátero, que acabou por despoletar discussão junto de aficionados. Ainda assim, o novo Lebond é tudo menos usual.

Lebond Souto Moura

Souto de Moura, quis trazer algo de novo a um objeto tão familiar como é um relógio de pulso. Optou assim por desenhar um relógio redondo (a tal vertente familiar) e nele incluir o mostrador e a coroa posicionados 30 graus no sentido horário. Estamos perante uma nova interpretação do relógio pensado para o campo de visão de um condutor, uma tipologia peculiar que tanto faz parte da história da relojoaria.

Relógio Souto Moura Lebond
«Cheguei ao escritório entediado, mas quando vi as últimas fotos do relógio fiquei animado», refere Eduardo Souto de Moura | Foto: Fernando Guerra, cortesia Lebond Watches

A abordagem clean, caraterística das obras do arquiteto português, refletem-se num mostrador de linhas puras, disponível em bege mate ou em cinzento. Nele, dois ponteiros lineares pretos contrastam com a ampla base, sem gerar confusões. Cabe ao numeral 12 estilizado, em que o algarismo 1 é também um index bem marcado, servir de referência para a leitura do tempo. Depois, os outros indexes de diferentes tamanhos oferecem simetria e equilíbrio. Na mesma lógica, destaque para a janela da data, às 3h. Tudo claro e organizado, mesmo que à partida possa causar alguma confusão face ao sentido mais habitual utilizado nos relógios. Aliás, até há um lado reflexivo em tudo isto: a desconstrução do modo habitual de mostrar o tempo pode representar também uma nova forma de o vivenciar.

relógio souto de moura lebond
Como um edifício: o novo Lebond Souto Moura distingue-se pelo amplo mostrador de linhas puras e minimalistas | Fotos: Fernando Guerra, cortesia Lebond

A marca salienta que Eduardo Souto de Moura queria que o relógio fosse o mais fino possível. Logo, optou-se por uns versáteis 38,5mm de diâmetro numa caixa em titânio com tratamento em jato de areia. A reduzida espessura permite que o Lebond Souto Moura se eleve discretamente no pulso, como um edifício, graças ao fundo proeminente – uma complexa construção que quase passa despercebida também pelo minimalismo geral do relógio e pela clareza com que tudo nele acontece. O vidro de safira abaulado com revestimento antirreflexo acompanha a forma circular do relógio e oferece um toque de dinamismo à aparência visualmente plana de toda a peça.

Souto Moura com o Relógio Lebond Souto Moura
Souto de Moura a ver em detalhe o calibre de corda automática que anima o relógio | Foto: Fernando Guerra, cortesia Lebond Watches

Já o fundo transparente personalizado com a assinatura do arquiteto português abre vista para o calibre de corda automática ETA 2892-A2 com 50 horas de autonomia.

Por fim, destaque ainda para a correia em napa, fixa nas asas integradas, uma solução que contribui decisivamente para a harmonia do conjunto. O prático fecho em titânio, facilmente ajustável graças a dois botões laterais, reforça a ergonomia e conforto de utilização.

O mecanismo do Relógio Souto Moura da Lebond e uma fotografia do fotógrafo Fernando Guerra
À esquerda: o fundo do relógio é personalizado com a assinatura de Eduardo Souto de Moura; à direita: o fotógrafo Fernando Guerra com o Lebond no pulso | Fotos: cortesia Lebond

Numerado individualmente, cada Lebond Souto Moura é acomodado num estojo em forma de livro. Além disso, o pacote inclui uma fotografia de Fernando Guerra, bem como um estojo de viagem para o relógio.

O preço de ambas as versões: 2.700 euros (sem taxas).

Relógio Souto Moura Lebond
As várias ideias que depois conduziram ao relógio final | Esquissos: Eduardo Souto de Moura; Foto: Fernando Guerra, cortesia Lebond Watches

As nossas impressões

É sempre interessante ver o que acontece quando a relojoaria arrisca sair da casca e convida à participação de outras áreas. O caso da arquitetura não é de todo novidade, talvez pela relação que acaba por existir entre esta área e o design em geral. Fora Siza Vieira e Souto de Moura, Michael Graves, Max Bill, Marc Berthier, Zara Hadid, Nathan George Horwitt, Hannes Wettstein, Rino Brodbeck e Rafael Moneo são apenas exemplos de arquitetos que trouxeram a sua própria interpretação do tempo para o mundo dos relógios.

relógio souto moura lebond
Um toque desviante num relógio de linhas minimalistas e contemporâneas | Fotos: Fernando Guerra, cortesia de Lebond Watches

E a Lebond segue esta visão de uma forma própria. Em vez de partir de um portefólio base e depois seguir para parcerias, faz antes das parcerias o coração base do seu portefólio. Pouco a pouco, está a construir uma coleção de relógios exclusivamente desenhados por arquitetos, com o mérito de conseguir revelar já uma certa identidade de marca, mesmo que os relógios sejam projetados por pessoas diferentes. Neste sentido, embora a coleção ainda só tenha dois volumes, dá para perceber que pertencem à mesma família: a escolha dos materiais e acabamento da caixa, o fundo personalizado, a correia e fecho, os mostradores planos são elementos comuns que se desdobram em personalidades únicas, tendo em conta os arquitetos em causa.

A versão com mostrador cinzento | Foto: Lebond

De qualquer forma, sabemos que estamos perante relógios de nicho. Mais do que brilhar especificamente aos olhos de arquitetos, de apaixonados por arquitetura ou de puristas exigentes de relojoaria, o Lebond Souto Moura talvez fale mais para quem se identifica com peças que falam por si sem pretensões, graças ao design diferenciador, e que acrescentam algo de novo ao modo de estar.

O Lebond Souto Moura oferece uma leitura inclinada do tempo | Foto: Fernando Guerra

O relógio de Souto Moura ao vivo é, de facto, uma peça literalmente leve, de espírito fresco e contemporâneo que chama a atenção pelos apontamentos mais desviantes. Depois, guarda um calibre automático de qualidade que pisca o olho a quem valoriza o lado mecânico num relógio de pulso. Por fim, é preciso não esquecer que faz parte de uma aventura relojoeira em crescimento e do percurso de um reconhecido nome da arquitetura mundial.

Ficamos à espera do terceiro volume.


Algumas caraterísticas técnicas:

Lebond Watches
Lebond Souto Moura
Ano de lançamento | 2024

Edição individualmente numerada

Lebond Souto Moura Dark Edition | Imagem: Lebond Watches

Movimento | Corda automática. ETA 2892-A2 – modificado sem segundos e data, 28.800 alt/h, 50h de reserva de corda.
Funções | Horas e minutos.
Mostrador | Lacado em bege mate (Original Edition) ou em cinzento mate (Dark Edition). Ponteiros lacados em preto.
Caixa 38,5mmTitânio grau 5, acabamento mate com revestimento anti-impressão digital. Espessura da caixa: 7,6 mm. Distância entre asas: 38,5 mm. Estanque até 50m. Vidro de safira abobadado com tratamento antirreflexos. Fundo em vidro de safira com tratamento antirreflexos personalizado com a assinatura de Eduardo Souto Moura.
Bracelete |  Acabamento em pele napa em azul navy (Original Edition) ou preta (Dark Edition). Fecho de báscula em titânio grau 5, acabamento mate com revestimento anti-impressão digital. Lâminas de aço inoxidável 316L com revestimento anti-impressão digital.
Preço | 2.700 € (excl.tax)

Visite o site oficial da Lebond Watches para mais informações.

Outras leituras