fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Linde Werdelin: 3-Timer despede-se na Praia da Adraga

A Linde Werdelin anunciou a extinção do seu emblemático modelo 3-Timer com uma última edição composta por quatro modelos coloridos que representam metaforicamente o pôr-do-sol. Fomos assistir à cerimónia de despedida num fim de tarde na Praia da Adraga, juntamente com o fundador da marca.

Tendo comemorado este ano o seu 20º aniversário, a Linde Werdelin é uma marca independente de raízes dinamarquesas com produção na Suíça que está em vias de passar a sua sede em Londres para… o Estoril. O fundador, Jorn Werdelin, mudou-se com a família para Portugal em 2021 e a transição tornou-se natural. E foi em Portugal que tomou a decisão de encerrar a sua linha 3-Timer, assente num emblemático modelo que descende diretamente do relógio inaugural — o Biformeter. Para uma despedida simbólica, lançou uma derradeira edição do 3-Timer em quatro cores originais que, juntas, personificam o pôr-do-sol.

Linde Werdelin 3-Timer Sunset vermelho
3-Timer Flame Red | © Company One para Linde Werdelin

«É o encerramento de um capítulo na nossa história. Queremos focar-nos nas linhas Oktopus e Spido, que são dotadas de calibres mais sofisticados e com caraterísticas exclusivas», confessou-nos Jorn Werdelin aquando de uma sessão fotográfica num belo fim de tarde na Praia da Adraga, na zona de Sintra. «Para celebrar o nosso 20º aniversário decidimos apresentar a última série do clássico 3-Timer numa coleção Sunset cujas cores simbolizam os tons do fim do dia, quando o sol se põe. É também a nossa primeira série que não está restrita por uma tiragem definida, mas pelo interesse dos nossos clientes. O nosso 20º aniversário representou a oportunidade para seguirmos em frente». Os quatro relógios — com mostrador, escala da luneta e bracelete em laranja (Sunrise Orange), vermelho (Flame Red), amarelo (Bright Yellow) ou rosa (Sunset Pink) — podem ser adquiridos em conjunto ou separadamente no site da marca ao preço unitário de 6.383 euros.

Linde Werdelin 3-Timer Sunset na água na praia da Adraga
O quarteto com Jorn Werdelin na praia da Adraga | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

A produção anual da Linde Werdelin é restrita e anda à volta de 150 relógios, sendo dividida nos últimos tempos em três distintos pilares da coleção: o referido 3-Timer, uma atualização dos primeiros modelos Biformeter Two-Timer da marca e com caixas em aço que representa o primeiro preço da coleção; o Oktopus, mais robusto com caraterísticas de mergulho e assente tanto em materiais inovadores como em especialidades mecânicas; e o Spido, que por sua vez se divide entre o SpidoLite, com um conceito de caixa esqueletizada em modelos de três ponteiros,  e a variante cronográfica SpidoSpeed, também de estrutura estilizada e esqueletizada inspirada no automobilismo de competição. A marca idealizada por Jorn Werdelin e Morten Linde lançou há um par de meses o Oktopus Moon 3DTP Black Ink com caixa em carbono prensado e um movimento exclusivo dotado de fases da lua; os 3-Timer Sunset Collection fecham as novidades para este ano.

Linde Werdelin 3-Timer Sunset com mostrador amarelo e laranja
3-Timer Bright Yellow e 3-Timer Sunrise Orange | © Company One para Linde Werdelin

O 3-Timer foi apresentado pela primeira vez em 2009, na feira de Basileia; inspirou-se no Biformeter Two Timer — mas com uma luneta bidirecional de 24 horas em vez da luneta unidirecional de 60 minutos e um padrão de mostrador ‘360º’ que evocava os graus da terra (longitude, latitude) e o universo das viagens. Após um interregno, foi reintroduzido em 2017 através do 3-Timer Haagen Edition e desde então houve várias edições limitadas a 33 ou 55 exemplares, incluindo o Nord (que fomos fotografar à Ericeira), o Midnight, o Ocean, o Rock e até uma edição especial com as cores da Ucrânia para recolher fundos em benefício das vítimas da guerra. Com 300 metros de estanqueidade, é alimentado pelo tradicional Calibre 2893-2 com ponteiro GMT suplementar e 42 horas de reserva de carga.

Jorn Werdelin com os quatro Linde Werdelin 3-Timer Sunset
Jorn Werdelin com a Sunset Collection e o modelo amarelo no pulso | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

Com a assinatura do co-fundador Morten Linde, um galardoado designer, a estética dos relógios Linde Werdelin em geral e do 3-Timer em particular é resolutamente contemporânea mas também tem raízes na década de 70, que assistiu ao nascimento do chamado ‘relógio moderno’ graças à implementação do design integrado em ícones tais como o Royal Oak da Audemars Piguet, o Nautilus da Patek Philippe e vários outros que recentemente inspiraram a criação/reinterpretação de novos modelos integrados em aço. O design do 3-Timer também é integrado, mas decididamente original. E os 44mm de diâmetro ‘vestem’ muito bem até em pulsos mais estreitos, precisamente devido a essa arquitetura integrada que dispensa as protuberantes asas tradicionais.

Detalhes do Linde Werdelin 3-Timer Sunset
3-Timer Flame Red e 3-Timer Sunset Pink | © Company One para Linde Werdelin

As quatro peças 3-Timer da edição Sunset, como qualquer outro relógio da Linde Werdelin, não têm asas convencionais — o seu design integrado contempla um sistema que facilita a rápida troca de braceletes e correias: a fixação da bracelete (ergonómica e com uma inserção metálica interior) na caixa é feita através de parafusos que permitem uma mudança rápida e confortável através de um utensílio próprio. Qualquer uma das quatro versões Sunset, como todos os modelos da marca e respetivas variações de caixa existentes, pode receber todo o tipo de braceletes, sejam elas metálicas, em cauchu ou correias de pele (couro impermeabilizado, avestruz ou crocodilo).

Linde Werdelin 3-Timer Sunset no pulso
O padrão caraterístico de mostrador da linha 3-Timer | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

De certo modo, o 3-Timer afigurava-se como o modelo mais ‘civil’ da Linde Werdelin — um relógio casual elegante dotado do DNA da marca e que podia ser combinado com as várias correias ou braceletes disponibilizadas pela marca. O foco nas linhas Oktopus e Spido representa a vontade expressa de Jorn Werdelin em limitar o catálogo aos seus modelos de gama elevada: relógios mais técnicos, com materiais mais performantes e motorizados por calibres especiais. Mas o 3-Timer vai deixar saudades. E quem sabe se, depois do alegórico pôr-do-sol, não regressará futuramente numa bela alvorada… só o tempo o dirá.

Linde Werdelin 3-Timer Sunset laranja e amarelo vistos de frente
Linde Werdelin 3-Timer Sunset vermelho e rosa vistos de frente
3-Timer Sunset Collection | © Company One para Linde Werdelin

Outras leituras