Na sequência da mudança do seu fundador para o Estoril e do estabelecimento da marca em Portugal, a Linde Werdelin anunciou o seu primeiro embaixador luso: o surfista de ondas gigantes António Laureano, que usa o novo Oktopus White Black Ink.
No contexto das marcas contemporâneas de prestígio, a Linde Werdelin sempre trilhou um caminho muito próprio — nunca embarcando em modas ou sequer participando ultimamente em feiras, após ter sido a primeira firma relojoeira a ter considerado esse formato ultrapassado. Com raízes dinamarquesas que se estendem de Londres ao Estoril e ramificações industriais na Suíça, é uma das mais originais companhias da relojoaria mundial. Com uma acrescida relevância lusa, após o fundador Jorn Werdelin ter decidido estabelecer-se no nosso país com a sua família. Adequadamente, o surfista português António Laureano foi anunciado como novo ‘Explorador’ da Linde Werdelin. Com um Oktopus Moon 3DPT White Black Ink no pulso, o mais recente relógio desvelado pela marca.
Tony Laureano
Conhecido por Tony nos meandros do surf, António Laureano está sediado na Nazaré e desde muito cedo se habituou a cavalgar nas ondas — sendo que ainda é muito jovem, com os seus 21 anos, tendo começado aos quatro até se tornar num especialista de ondas gigantes. A Linde Werdelin é muito criteriosa no que diz respeito aos seus embaixadores (que a marca apelida de exploradores) e o respetivo campo de ação tem sempre a ver com a natureza, o mar ou a montanha. Como sucede com Leo Houlding, um reputado montanhista que está com a marca há mais de 16 anos e até contribuiu para o conceito Spido ultra-leve que domina uma das linhas da coleção da marca. Ou Jacques de Vos, um conhecido mergulhador livre e fotógrafo submarino que tem vindo a testar os modelos Oktopus nas profundezas e em águas geladas. Verdadeiros exploradores.
A ligação a António Laureano tem precisamente a ver com a personalidade do surfista da Nazaré e a natureza da sua especialidade. Tony é um explorador das ondas e das marés. Dedicou toda a sua vida ao surf e aos 15 anos foi mesmo o mais jovem nomeado para os óscares da liga profissional de surf — na categoria das ondas gigantes no certame anual XXL Big Wave Awards da WSL. Em 2020, terá surfado uma onda de 30,9 metros na rebentação da Praia do Norte… a confirmação faria dele o surfista da maior vaga de todos os tempos. É de meter medo… mas ainda bem: «Para um surfista de ondas gigantes, o medo é essencial. Mantém-nos focados e conscientes dos riscos potenciais, preparando-nos para qualquer eventualidade», confessa.
Oktopus White Black Ink
Jorn Werdelin, que se tornou num grande admirador de Portugal e da cultura portuguesa, recorda a sua primeira visita à Nazaré: «Tomei contacto com o surf em ondas gigantes quando visitei a Nazaré em novembro de 2021. Sempre me impressionaram a destreza e ousadia dos surfistas que se dedicam às grandes vagas e isso tem tudo a ver com o espírito de aventura que o Tony e eu temos». Obviamente, António Laureano só pode estar contente com a associação: «É uma honra fazer parte da família Linde Werdelin. Sempre sonhei trabalhar com uma marca que personificasse o espírito de aventura. Sinto-me um explorador porque o mar é um elemento natural que tem sempre tanto para se aprender e para descobrir. É uma parceria muito especial».
António Laureano usa no pulso o Oktopus Moon 3DPT White Black Ink, o sucessor do Oktopus Black Ink que celebrou o 20.º aniversário da Linde Werdelin em 2022 e parente dos dois Oktopus Moon 3DPT lançados no final do ano passado. Trata-se de um modelo marcado por uma luneta de cerâmica branca que contrasta tanto com a caixa preta em carbono prensado segundo a tecnologia 3DPT (3-Dimensional Thin Ply) como com o mostrador preto que inclui uma disposição patenteada (imaginada pelo mestre relojoeiro Svend Andersen) das fases da lua — tão importante para quem ‘vive’ no mar devido à sua influência sobre as marés. A bracelete branca em cauchu acentua o contraste e o bicromatismo da peça, apenas cortado por pequenos algarismos em azul turquesa no mostrador alusivos à idade da lua. O Oktopus Moon DPT White Black Ink é resistente a 300 metros de profundidade e custa 19.703 euros no site da Linde Werdelin.
A produção anual da Linde Werdelin é restrita e anda à volta de 150 relógios, dividida atualmente em dois distintos pilares da coleção após a extinção da linha 3-Timer (que era a terceira do catálogo) no final do ano transacto: a gama Oktopus, mais robusta com as suas caraterísticas de mergulho e assente tanto em materiais inovadores como em especialidades mecânicas; e a gama Spido, com um conceito de caixa esqueletizada ultraligeira.
Visite o site oficial da Linde Werdelin para mais informações.