Após uma longa busca, Max Büsser encontrou finalmente a sede que procurava em Genebra. Já visitámos a sua M.A.D House em três ocasiões e deixamos aqui a reportagem sobre um novo santuário que não é comparável a qualquer outro quartel-general no contexto da indústria relojoeira.
Na terceira e mais recente visita da Espiral do Tempo à M.A.D House da MB&F, convidámos os jovens designers Richard Benc e Jonathan Ferrer — fundadores das recentes micromarcas de culto Studio Underd0g e Brew — a virem connosco. Depois de uma visita guiada que incluiu uma conversa com Max Büsser, o veredito de ambos foi sintomático: «Foi como visitar a Disneylândia». Uma observação que diz bem do encantamento com que encararam a experiência…
Até ao ano passado, a maneira mais direta de submergir no mágico universo alternativo de Max Büsser e da sua marca MB&F era visitar uma das duas M.A.D Galleries existentes ou os M.A.D Labs de Paris e Singapura — sendo que a primeira galeria a ser aberta, em 2011 na parte antiga de Genebra, era obviamente a mais acessível em comparação com a do Dubai. Era lá também, no número 11 da Rue Verdaine, que funcionava um atelier onde se podiam encontrar alguns dos elementos preponderantes da equipa da MB&F, a par dos escritórios da marca não muito longe dali, na Rue Helvétique.
O sucesso e o crescimento da MB&F exigia uma sede mais condigna para albergar toda a equipa sob um mesmo teto e um espaço mais funcional para os relojoeiros, mas Max Büsser é exigente e nunca se contentaria com uma solução que não fosse totalmente do seu agrado… Até que encontrou o local certo, após dois anos de intensas buscas infrutíferas; alguns espaços eram demasiado novos, outros sem alma, outros demasiado formais e vários deles somente disponíveis mediante um preço proibitivo. Nada que se coadunasse com o espírito desejado… até que surgiu o local exato em Carouge, na orla sul de Genebra.
Um misterioso palacete com muros de pedra e aplicações de madeira que mais parece uma casa assombrada retirada dos filmes de Harry Potter — com a diferença de que o assombro vem das extraordinárias criações relojoeiras da própria MB&F ou das fantásticas esculturas mecânicas dos muitos artistas parceiros que expõem habitualmente na M.A.D. Gallery.
Protegida pelo Património Suíço
Trata-se de uma construção secular que foi erguida entre 1907 e 1908 pelos arquitetos Edmond Fatio e Charles Meysson para servir de residência a uma abastada família. Aquando da sua inauguração, recebeu mesmo um prémio de arquitetura pelo estilo Heimatstil, que reinterpretava de maneira romântica tipologias arquiteturais de antanho — e que tinha sido adaptada mais recentemente para albergar um conjunto de escritórios de três firmas. Max Büsser e os seus diretores Serge Kriknoff (produção; é também business partner), Charris Yadigaroglou (marketing) e Thibault Verdonckt (vendas) viram que as peculiares caraterísticas da casa se poderiam adaptar perfeitamente ao espírito da MB&F e asseguraram o aluguer do espaço, iniciando um complexo processo de transformação interior e melhoramentos exteriores que servisse os intentos da companhia.
Ao longo de um ano e meio, o teto foi restaurado e o miolo repensado, sempre respeitando o traçado original que fez com que o palacete esteja oficialmente protegido pelo instituto do Património Suíço. Ou seja, a M.A.D. House encarna literalmente e simbolicamente uma ponte entre o passado e o futuro — como sucede na maior parte das criações retrofuturistas da MB&F. Geralmente, há cerca de quatro dezenas de elementos de diversos departamentos em atividade na nova sede da marca.
O número pode aumentar com visitas de até oito pessoas que é possível programar entre as 9h30 e as 11h30 da manhã; afinal de contas, há muitos aficionados para quem uma visita a tal sítio se assemelharia à religiosa experiência de uma peregrinação a Jerusalém ou a Meca. Para além da presença ocasional de amigos e de jornalistas; no caso da Espiral do Tempo, e antes da mais recente visita no dia do Grand Prix d’Horlogerie de Genève de 2023, fomos lá pela primeira vez em novembro de 2022 (quando a casa ainda estava a acabar de ser preparada e na manhã do próprio dia em que Max Büsser recebeu dois galardões, incluindo o máximo, no Grand Prix d’Horlogerie de 2022) e também em finais de março de 2023.
Para além da receção, o piso térreo é dedicado aos ateliers dos relojoeiros — que têm ao seu dispor várias salas inundadas de luz natural, cada uma delas embelezada por painéis e tetos de madeira originais. Uma caraterística que é possível ver em cada divisão da casa é a omnipresença de lareiras, num total que se aproxima das duas dezenas! A subida para os andares superiores é efetuada através de uma escada igualmente em madeira que está decorada por ilustrações de artistas e domina o centro da construção, dando acesso a múltiplas divisões destinadas aos diversos departamentos.
Há o controlo de qualidade com as suas máquinas de testes, os projetistas, os designers, os criativos, as equipas de marketing e desenvolvimento de produto, os escritórios dos responsáveis — incluindo, obviamente, o de Max Büsser, que divide a sua vida entre Genebra e o Dubai, onde estabeleceu residência com a sua família e presta apoio à M.A.D. Gallery local. Um pouco por todo o lado veem-se troféus e galardões ganhos pela MB&F (sobretudo) e pelo recente projeto M.A.D. Editions que veio proporcionar um acesso mais democrático a relógios com a filosofia da equipa; veem-se também esculturas mecânicas e cinéticas que se podem habitualmente encontrar nas M.A.D Galleries e M.A.D. Labs, reforçando o tal toque louco que faz jus ao nome do palacete.
Aliás, no próprio exterior da M.A.D. House pontifica uma instalação assinada pelo escultor cinético americano Anthony Howe — uma escultura cuja estrutura serpenteante é movida pelo vento e que exerce um fascínio hipnotizante para todos os que chegam ali para entrar no fantasioso mundo encantado idealizado por Max Büsser & Friends.