fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Montblanc Star Legacy e Heritage Collections

Para 2020, a Montblanc volta a encarar o património da manufatura Minerva como inspiração, lançando novidades nas coleções Heritage e Star Legacy. Os novos modelos nascem assim com um design evocativo do início do século XX, bem como das décadas de 1940/50. 

Em 2020, a Montblanc não apresenta coleções novas, mas apresenta novos e interessantes modelos que vêm compor as coleções Heritage e Star Legacy e que, à semelhança do que tem vindo a acontecer nos últimos anos, se inspiram no património Minerva, a manufatura relojoeira adquirida há uns anos pela marca.

Para contextualizar: lançada no ano passado, a coleção Heritage inspira-se nos relógios de pulso clássicos Minerva das décadas de 1940 e 1950, mas também  no estilo neodandi, privilegiando um espírito de elegância sofisticada e códigos de design muito atuais. São precisamente estes mesmos códigos estéticos que se fazem ver nos novos modelos. Ao todo, este ano a coleção Heritage recebe três novidades que combinam estética vintage, uma palete de cores  bem marcada e diferentes complicações relojoeiras. Os novos relógios têm caixas polidas de 40 mm e 42 mm, asas curvas facetadas e vidros de safira, que contribuem para reforçar o seu lado rétro. Já os mostradores surgem em salmão, em castanho tabaco ou no designado verde racing britânico, destacando-se pelos acabamentos técnicos, pela decoração em dois tons, pela forma abobadada e pelo revestimento lacado. De acordo com o estilo transversal à coleção, contamos ainda com correias de várias cores em pele de aligátor, mas com efeito sfumato. Os tons variam igualmente entre o verde racing britânico, o cinza e o castanho tabaco, consoante o tom do mostrador.

Heritage-e-Star-Legacy-design
Os esboços das linhas Heritage e Star Legacy. © Montblanc

Já a coleção Star Legacy distingue-se pelo espírito de elegância formal que vai buscar inspiração aos relógios de bolso Minerva dos séculos XIX e XX. Em traços gerais, estes modelos apresentam caixas redondas com acabamento polido com coroas ‘em forma de cebola’, personalizada com o emblema da Montblanc e os mostradores guilloché são decorados com o motivo estrela em expansão, característico da Montblanc. Em 2020, a linha Star Legacy é atualizada com dois novos modelos de 43 mm de diâmetro, mantendo a aposta no aço e nos mostradores de grande legibilidade. Ambos destacam-se pela harmonia do contraste que passa por detalhes polidos e acetinados e mostradores em marfim ou antracite. Já o fundo de cada relógio é transparente, permitindo, desta forma, contemplar o respetivo movimento mecânico.

Sendo assim, são cinco os novos relógios que integram as novidades 2020 da Montblanc: o Heritage Automatic, o Heritage Monopusher Chronograph, o Heritage Manufacture Pulsograph Limited Edition 100, o Star Legacy Automatic Date 43 mm e o Star Legacy Chronograph Day & Date 43 mm.

Heritage Automatic

Heritage-126464-Black_2
Heritage Automatic. © Montblanc

Com caixa de 40 mm em ouro amarelo de 18 kt, o novo Montblanc Heritage Automatic distingue-se pelo mostrador lacado em verde dito racing britânico e pela correia em pele de aligátor, com efeito sfumato. Ao novo esquema de cores acrescentam-se os detalhes em ouro no mostrador, incluindo ponteiros dauphine banhados a ouro amarelo de 18kt (a condizer com a caixa), iluminados por revestimento SuperLuminova®, juntamente com algarismos arábicos e indexes pontilhados. Outro pormenor passa pelos diferentes níveis de acabamentos do mostrador, em setores circulares com acabamento soleil e texturado. Às 12 horas o já nosso conhecido logótipo histórico da Montblanc. Tal como todos os modelos Montblanc Heritage Automatic, o novo relógio  está equipado com o calibre MB 24.27, um movimento automático com reserva de corda de 42 horas.

Heritage-126464-Black
Heritage Automatic. © Montblanc

Algumas notas técnicas:
Referência/ 126464 Caixa Ø 4o mm / Ouro amarelo de 18 kt, estanque até 50 metros, fundo transparente em vidro de safira Movimento/ Mecânico de corda automática Calibre MB 24.27, 42 horas de reserva de corda, 28.800 alt/h Funções/ Horas, minutos e segundos ao centro Mostrador/ Verde com numerais arábicos e ponteiros com tratamento luminescente. Bracelete/ Pele de aligátor verde com fivela em ouro amarelo. A correia é concebida pela Richemont Pelletteria em Florença.

Heritage Monopusher Chronograph

Heritage-126078_2
Heritage Monopusher Chronograph © Montblanc

Depois do sucesso que representou o mostrador salmão de alguns dos modelos da coleção Heritage do ano passado, vemos agora este tom regressar através do novo Monopusher Chronograph – mais um cronógrafo monopulsante. Com caixa em aço, o novo relógio apresenta o mais recente design de cronógrafo da marca, com um mostrador abobadado, númerais arábicos e pontos pretos banhados a ródio como indexes. Por outro lado, o ponteiro dos segundos e minutos do cronógrafo, bem como os ponteiros do segundo surgem em azul, num bonito contraste com o mostrador salmão. No que diz respeito a funções,  o contador dos 30 minutos do cronógrafo encontra-se às 3 horas, enquanto que às 9 horas se encontram os pequenos segundos. Ao centro, temos as horas e os minutos regulares, bem como os segundos do cronógrafo. Com correia em pele cinzenta de aligátor, este relógio tem uma caixa de aço de 42 mm com acabamento polido acetinado, asas curvas e vidro em safira abobadado. O fundo é personalizado com a gravura alusiva à manufatura da Minerva e um pouco abaixo das 12 horas podemos ver o logótipo histórico da Montblanc.

Heritage-126078
Heritage Monopusher Chronograph © Montblanc

Algumas notas técnicas:

Referência/ 126078 Caixa Ø 42 mm / Aço com luneta em bronze, estanque até 50 metro Movimento/ Mecânico de corda automática Calibre MB 25.12, 48 horas de reserva de corda, 28.800 alt/h Funções / Horas,  minutos, pequenos segundos e cronógrafo Mostrador/ Cor salmão com acabamento texturado na zona da horas e minutos e acabamento soleil no centro. Numerais arábicos e pontos como indexes. Ponteiros azuis banhados a ródio. Bracelete/ Pele cinzenta de aligátor com efeito sfumato e fecho de báscula. A correia é feita na Richemont Fur Store em Florença, Itália.

Heritage Manufacture Pulsograph Limited Edition 100

Heritage-126095_2
Heritage Manufacture Pulsograph Limited Edition 100 © Montblanc

Depois do Montblanc Heritage Pulsograph Limited Edition com mostrador salmão, apresentado em 2019, a Montblanc apresenta agora uma nova versão desse modelo  com uma caixa de 40 mm em ouro rosa de 18 kt e um exclusivo e elegante mostrador castanho tabaco sfumatoLimitado a 100 exemplares, este cronógrafo personifica, simultaneamente, o classicismo e a modernidade, tanto na arquitetura exterior, como na sua essência mecânica: o calibre MB M13.21 que o alimenta é baseado no calibre monopulsante 13.20 desenvolvido pela Minerva na década de 20. Importa dizer que o Heritage Pulsograph é inspirado nos designados ‘relógios de médico’ de antanho que eram antigamente usados para verificar a frequência cardíaca dos seus pacientes. De facto, escala pulsométrica é graduada para 30 pulsações e o totalizador dos minutos inclui marcações de 3, 6 e 9 min alusivas aos antigos períodos das chamadas telefónicasO fundo em vidro de safira revela o elevado nível de acabamentos do calibre M18.21 que equipa este relógio. O complemento passa pela correia em pele de aligátor em castanho tabaco, a condizer com o tom do mostrador.

Heritage-126095
Heritage Manufacture Pulsograph Limited Edition 100 © Montblanc

Algumas notas técnicas:
Referência/ 126095  Caixa Ø 4o mm / Ouro rosa de 18kt, estanque até 50 metros Movimento/ Mecânico de corda automática Calibre MB 13.21, 55 horas de reserva de corda, 18.000 alt/h Funções/ Horas e minutos, pequenos segundos às 9 horas, cronógrafo e escala pulsométrica graduada para 30 pulsações Mostrador/ Castanho com decoração soleil e texturada e numerais arábicos com tratamento luminescente bege Bracelete/ Pele de aligátor com fivela em ouro rosa. A correia é feita na Richemont Fur Store em Florença, Itália.

Star Legacy Automatic Date 43 mm

Star-Legacy-Automatic-Data_3
Star Legacy Automatic Date © Montblanc

Com caixa de 43 mm em aço, o novo Star Legacy Automatic Date está disponível em duas versões de mostrador: uma com mostrador em marfim com um toque prateado e algarismos romanos, indexes e ponteiros banhados a ouro rosa de 18 kt, outra com mostrador antracite com algarismos romanos, ponteiros e indexes pretos banhados a ródio e com revestimento luminescente. Nas duas versões, o mostrador distingue-se pelo trabalhado guilloché que tem como motivo decorativo a estrela do logótipo Montblanc.  Como funções, este relógio apresenta as horas, minutos e segundos, sendo que a escala dos segundos é apresentada em detalhe na periferia do mostrador. Às 3 horas encontra-se a indicação da data. O novo Star Legacy Automatic Date está equipado com o movimento de corda automática calibre MB 24.17 que tem uma reserva de corda de 38 horas e que pode ser apreciado através do fundo transparente. Está disponível com correia castanha sfumato em pele de aligátor ou com bracelete em aço.

Star-Legacy-Automatic-Data
Star Legacy Automatic Date © Montblanc
Star-Legacy-Automatic-Data_2
Star Legacy Automatic Date © Montblanc

Algumas notas técnicas:
Referências/ 126106 ( mostrador marfim e bracelete em aço); 126105 (mostrador antracite e pele de aligátor cinzenta sfumato); 126107 (mostrador antracite e bracelete em aço); 126104 (mostrador marfim e bracelete em aço) Caixa Ø 43 mm / Aço Movimento/ Mecânico de corda automática Calibre MB 24.17, 38 horas de reserva de corda, 28.800 alt/h Funções/ Horas, minutos, segundos e data Mostrador/ Marfim ou antracite com decoração guilloché e numerais romanos. Bracelete / Pele de aligátor com fivela ou bracelete em aço com fecho de báscula.

Star Legacy Chronograph Day & Date 43 mm

Star-Legacy-126081_2
Star Legacy Chronograph Day & Date 43 mm © Montblanc

Tal como a versão com apenas indicação da data, o novo Star Legacy Chronograph Day & Date da Montblanc tem uma caixa de 43 mm em aço e vidro de safira abobadado e tal como a versão com apenas indicação da data o novo relógio apresenta duas versões de mostrador: em marfim com contadores e anel da escala dos segundos a branco prateado, algarismos romanos, indexes e ponteiros banhados a ouro rosa de 18 kt para as funções das horas e ponteiros azuis para leitura do cronógrafo; ou antracite com algarismos romanos, ponteiros e indexes banhados a ródio preto e escala preta dos segundos na periferia do mostrador. O relógio está equipado com o movimento cronográfico MB25.07 com 48 horas de reserva de corda que pode ser contemplado através do fundo em vidro de safira. Como funções, o novo Star Legacy Chronograph Day & Date  indica as horas, os minutos e os pequenos segundos, com as funções cronográficas a serem indicadas por meio de um ponteiro central dos segundos e pelos contadores localizados respetivamente às 12 e às 6 horas. Às 3 horas são indicados o dia e a data. Estanque até 50 metros, o cronógrafo está disponível com correia em pele sfumato cinza ou castanha e com uma bracelete em aço de três elos parcialmente polida e parcialmente acetinada, tal como acontece com a caixa.

Star-legacy-Chrono_3
Star Legacy Chronograph Day & Date 43 mm © Montblanc
Star-legacy-Chrono
Star Legacy Chronograph Day & Date 43 mm © Montblanc

Algumas notas técnicas:
Referência/ 126103 (mostrador antracite com bracelete em aço); 126081 (mostrador antracite com correia em pele de aligátor sfumato) 126102 (mostrador marfim e bracelete em aço)  Caixa Ø 43 mm / Aço, estanque até  50 metros, Movimento/ Mecânico de corda automática Calibre MB 25.07 com cronógrafo, 48 horas de reserva de corda Funções/ Horas e minutos ao centro, pequenos segundos às 9 horas, cronógrafo e data Mostrador/ Marfim ou antracite com decoração guilloché e numerais romanos. Bracelete / Pele de aligátor com fivela ou bracelete em aço com fecho de báscula.

Visite o site oficial da Montblanc para mais informações.

Outras leituras