Chanel, Rado e Richard Mille foram algumas das marcas que, neste início de 2021, apresentaram novos modelos em cerâmica branca. De aparência delicada, mas simultaneamente sofisticados, são relógios que causam impacto e que têm uma palavra a dizer.
A cerâmica técnica é um daqueles materiais que, quando bem aplicado, funciona na perfeição para atribuir um caráter mais sofisticado e até futurista aos relógios de pulso. Ao mesmo tempo funciona muito bem quando combinada com outros materiais e até mesmo com pedras preciosas, sendo ainda destacada pelas suas particulares propriedades: hipoalergénica, distingue-se pela sua dureza, resistência aos riscos, choques e abrasões.
A Rado e a Chanel são marcas que tendem a ser referenciadas enquanto incontornáveis no domínio da utilização da cerâmica técnica em relojoaria. Mas também a Hublot e a Richard Mille têm vindo a lançar de ano para ano novidades neste material.
Hoje apresentamos uma seleção de três relógios em cerâmica branca lançados neste início de 2021. E todos eles, pelas suas especificidades, transmitem-nos aquela sensação de que gostaríamos de ver como ficam no nosso pulso.
Chanel Mademoiselle J12 Acte II

Depois de, em 2020, ter celebrado o 20º aniversário do J12, a Chanel volta a unir cerâmica e diamantes num dos seus mais reconhecíveis modelos. E, tal como aconteceu em 2017, e mesmo em 2020, a estrela é Coco Chanel representada através de um pingente pendurado na coroa. Com 12 diamantes de corte baguete no mostrador lacado como indexes das horas e fundo gravado, o novo relógio é complementado por uma luneta fixa em ouro branco e vidro de safira, com motivo decorativo baguete. A coroa é concebida também em ouro branco e nela descobre-se a figura estilizada de Gabrielle Chanel com um diamante no chapéu. O novo Chanel Mademoiselle J12 Acte II está equipado com movimento de quartzo e indica as horas, minutos e segundos por meio de ponteiros centrais. Com fecho de báscula triplo, o relógio tem bracelete de cerâmica e é lançado numa edição limitada a 555 exemplares. Foi apresentada ainda uma edição similar em cerâmica preta. Visite o site oficial da Chanel para mais informações.
Rado True Thinline Stillness

Tranquilidade e leveza. Talvez sejam estas algumas das sensações transmitidas por esta novidade recentemente lançada pela Rado em parceria com a trend researcher Li Edelkoort. De facto, segundo a especialista, no mundo atual parece começar a surgir uma necessidade de abrandamento e de questionamento do sentido da vida e do trabalho. Ao mesmo tempo, há uma busca de calma, transparência e autenticidade, algo que Li Edelkoort explica: «As pessoas estão finalmente preparadas para mudar o seu comportamento e libertar-se do vício das compras. A indústria irá responder a isto, reduzindo os designs e produzindo por fim produtos responsáveis. Mas tal não significa que iremos parar de fazer objetos bonitos – pelo contrário.»

E desta visão nasceu o novo Rado True Thinline Stillness. Com uma reduzida caixa de apenas 5mm em cerâmica high-tech branca numa construção monobloco, o novo relógio tem 39mm de diâmetro e é complementado por um fundo em titânio com vidro de safira gravado com a referência «STILLNESS Lidewij Edelkoort SINCE 2020». Depois, tudo no relógio é um hino à tranquilidade e um convite à contemplação graças à cor branca que domina por completo. Inclusive a bracelete e os ponteiros – que parecem desaparecer aos olhos… Visite o site oficial da Rado para mais informações.
Richard Mille RM 037 White Ceramic Automatic

A Richard Mille estreou-se em 2021 com o lançamento de um novo modelo feminino na coleção RM 037. Desta vez, a marca voltou a apostar na característica caixa de formato tonneau para dar vida a um sofisticado relógio em cerâmica branca ATZ de elevada dureza, complementado por um movimento automático esqueletizado, um mostrador em madrepérola com diamantes e uma bracelete branca.

Os apontamentos de relevância passam também pelos elementos em ouro branco, nomeadamente na estrutura lateral da caixa e nos botões. Além das horas e minutos, o relógio indica a data numa janela às 12 horas e inclui um botão às 4h para seleção da funcionalidade sem necessidade de tocar na coroa – dar corda (W), modo neutro (N) ou acertar as horas (H) – graças a um sistema patenteado que a integra completamente na caixa. A função selecionada é apresentada numa abertura às 3h. Já o botão localizado às 11h permite acertar a data.
O movimento de corda automática que equipa o novo relógio integra pontes e platinas em titânio de Grau 5 escurecido por meio de PVD pode ser apreciado parcialmente através do mostrador ou com maior detalhe através do fundo em vidro de safira. O destaque vai também para o rotor esqueletizado em ouro vermelho. Visite o site oficial da Richard Mille para mais informações.