Chanel J12-20 Watch: iconografia e simbolismo

A Chanel comemora este ano duas décadas de vida do revolucionário modelo que se tornou no primeiro grande ícone relojoeiro do novo milénio – e lançou uma surpreendente edição limitada do seu J12, carregada de simbologia e declinada em dois tamanhos.

O dealbar do novo milénio trouxe consigo uma refrescante folia criativa, empurrada pela recuperação da relojoaria tradicional e a afirmação do relógio mecânico como acessório de status quo. Mas mesmo nessa fase de experimentalismo houve um lançamento que apanhou a indústria de surpresa no ano 2000: o J12 da Chanel, inteiramente concebido em cerâmica negra, estreou um visual disruptivo e abriu o caminho para a utilização generalizada de um novo material de propriedades singulares. Costuma dizer-se que um raio nunca cai duas vezes no mesmo sítio, mas a Chanel repetiu a façanha três anos depois: em 2003, apresentou uma variante totalmente branca ainda mais revolucionária. E tão marcante que, no 20º aniversário do lançamento, foi precisamente a cerâmica alva a ser escolhida para uma edição comemorativa dividida em duas tiragens limitadas de 2020 exemplares – uma em 38mm com calibre automático e outra em 33mm com movimento de quartzo. Ambas carregadas de simbologia alusiva ao universo de Coco Chanel.

As referências à simbologia da Chanel não só dão ao J12-20 uma aura mística como influem decisivamente na sua estética. Para além de todo o trabalho artístico, o contorno rodinado das gravuras brilha consoante a incidência de luz e dá uma animação especial ao relógio. Os 12 diamantes distribuídos pelo mostrador tornam ainda mais preciosa uma edição comemorativa com selo de colecionador.

Gabrielle Chanel e o pormenor do diamante no chapéu. A figura de Coco Chanel é um dos vinte símbolos representados para comemorar as duas décadas do J12. © Paulo Pires / Espiral do Tempo
Gabrielle Chanel e o pormenor do diamante no chapéu. A figura de Coco Chanel é um dos vinte símbolos representados para comemorar as duas décadas do J12 | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

O J12-20 de 38mm acaba por ser o mais universal devido a um tamanho unissexo que acentua toda a androginia por trás da sua criação: o J12 foi desenhado por um homem, Jacques Hellou, para ele próprio, e foi entusiasticamente adotado por mulheres e homens sem complexos. A atualização do emblema relojoeiro da Chanel, também considerado o primeiro ícone do século XXI na relojoaria, foi supervisionada por um designer igualmente masculino, Arnaud Chastaingt, e desvelada em 2019 com 70 por cento de alterações relativamente ao original… embora parecendo praticamente igual. O novo J12-20 comemorativo beneficia de todas essas valências da segunda geração do J12 – desde uma nova estrutura monobloco para a caixa estanque até 200 metros até à estreia de algarismos também em cerâmica elaborados na filial Châtelain, passando pela reformulação das proporções na luneta e a adoção de um movimento automático de grande rendimento manufaturado na outra filial Kinessi.

O J12 da Chanel é o perfume N.º 5 da relojoaria; o J12-20 celebra o seu vigésimo aniversário numa edição limitada que é habitada por 20 marcos incontornáveis no trajeto da griffe parisiense – desde o frasco à camélia. Descobri-los faz parte do encanto da peça.

A grande diferença entre o renovado modelo regular e a decorada edição limitada consiste na distribuição assimétrica de 20 símbolos que se estendem do mostrador à luneta, sendo que a iconografia inerente à história da griffe parisiense inclui representações do frasco do lendário perfume N.º 5, da cobiçada mala 2.55 e da inevitável camélia. Já de si audacioso, o J12 torna-se ainda mais fascinante mediante um ato criativo que o transforma no J12-20. Um relógio de coleção.

Coco em diamante

Gabrielle Chanel e o pormenor do diamante no chapéu. A figura de Coco Chanel é um dos vinte símbolos representados para comemorar as duas décadas do J12. A iconografia foi escolhida para capturar o imaginário de quem a compreende e fazer com que a interpretação do seu significado implícito atribua uma determinada conotação a cada imagem; há detalhes dedicados a quem conhece por dentro a Maison! A par da animação, é de admirar a tipografia (algarismos e inscrições) criada por um especialista aquando da renovação do J12.

O detalhe do batom, esse incontornável símbolo de feminilidade que Coco Chanel ajudou a popularizar, entre as diversas gravuras localizadas na luneta. © Paulo Pires / Espiral do Tempo
O detalhe do batom, esse incontornável símbolo de feminilidade que Coco Chanel | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Feminilidade em cerâmica

O detalhe do batom, esse incontornável símbolo de feminilidade que Coco Chanel ajudou a popularizar, entre as diversas gravuras localizadas na luneta – juntamente com botões, estrelas e até a silhueta do Première, primeiro relógio lançado pela marca em 1987. Concebida numa base em aço com revestimento de cerâmica, a luneta rotativa unidirecional tem uma orla canelada para melhor aderência manual; o contraste da alvura com o metalizado dos algarismos e indicadores acentua os reflexos de luz.

Calibre de manufatura

O J12-20 de 38mm é alimentado pelo Calibre 12.1 desenvolvido para a Chanel na sua manufatura de movimentos Kinessi e com 70 horas de autonomia. A arquitetura evidencia a ‘assinatura’ circular que já fez parte da criação do Monsieur de Chanel; as vertentes estética e funcional combinam bem num movimento automático com precisão certificada pelo COSC e passível de ser apreciado através do fundo transparente. A abertura do rotor em tungsténio permite ver melhor a base mecânica.

as vertentes estética e funcional combinam bem num movimento automático com precisão certificada pelo COSC e passível de ser apreciado através do fundo transparente. © Paulo Pires / Espiral do Tempo
Calibre 12.1: as vertentes estética e funcional combinam bem num movimento automático com precisão certificada pelo COSC e passível de ser apreciado através do fundo transparente | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Características técnicas

Chanel
J12-20 Watch
Referência |  H6476
Movimento | Corda automática, calibre 12.1.
Funções | Horas, minutos e segundos.
Caixa Ø 38 mm | Cerâmica branca e aço, luneta rotativa unidirecional com motivos em ródio, coroa de rosca em aço.
Mostrador | Cerâmica branca lacada com 12 brilhantes de 0,03 ct e motivos em ródium.
Bracelete | Cerâmica branca com báscula tripla em aço.
Preço | Sob consulta.

Chanel J12-20 Watch © Chanel
Chanel J12-20 Watch © Chanel

Visite o site oficial da Chanel para mais informações.

Outras leituras