A Jaeger-LeCoultre anunciou uma nova referência na coleção do seu inconfundível modelo de duas faces: o Reverso Tribute Tourbillon Duoface une turbilhão e segundo fuso horário numa caixa de tamanho mais reduzido e aposta no contraste entre sobriedade e estética tecnicista. Uma edição limitada a 50 exemplares.
E em pleno verão a Jaeger-LeCoultre resolve relembrar o mundo que atualmente não existe só a coleção Polaris no seu catálogo. Claro que nós sabemos disso (tão bem), só que a verdade é que, este ano, a marca tem vindo a ser destacada mais pelos modelos que recuperaram o conceito de um dos relógios de mergulho mais reconhecidos da sua história do que por qualquer outro modelo. Mas (há sempre o mas) se queremos falar de ícones, não há ícones na casa como o Reverso. E se queremos falar de excelência na conceção de corações mecânicos, há que sublinhar mil vezes a manufatura de Le Sentier.
Temos, assim, grandes novidades: a Jaeger-LeCoultre anunciou recentemente o novo Reverso Tribute Tourbillon Duoface, uma limitadíssima edição do seu modelo de duas caras – às vezes três – que une a indicação das horas e de um segundo fuso horário a um turbilhão voador.
Na prática, já estamos habituados a ver a Jaeger-LeCoultre escolher o Reverso para combinar complicações como poucos o fazem e com este novo relógio a marca vai mais longe tendo em conta que opta por fazê-lo numa caixa em platina, de 27,4mm x 45,5 mm, com espessura total de 9,15 mm – algo que merece ser destacado porque se trata de um relógio que tem um turbilhão voador como estrela dos mostradores.
A surpresa passa muito pelo contraste entre a sobriedade característica do Reverso que podemos encontrar no mostrador que indica as horas e os minutos e o carácter rebuscado e trabalhado do verso onde é indicado o segundo fuso horário.
De um lado, um azul intenso, com decoração raiada, pontuado por simplicidade e pelos clássicos ponteiros Dauphine e indexes aplicados; do outro lado, um prateado de aspeto tecnicista e um trabalho decorativo muito especial num mostrador dividido em duas partes. Na parte superior, encontra-se um pequeno mostrador prateado e texturado onde os ponteiros nos indicam as horas num segundo horário pretendido, apoiados por uma abertura para indicação dia/noite. Na parte de baixo, encontramos uma abertura que destaca a ponte estilizada do turbilhão. Os segundos estão gravados na gaiola do turbilhão e são lidos através de um indicador que se encontra na ponte.
Os códigos dos Reverso estão todos presentes. A caixa reversível de inspiração Art Deco, a elegância que resulta da harmonia de proporções e o mostrador ‘tribute’ que evoca os primeiros Reverso apresentados ao mundo, nos anos 30, e ao qual ficámos rendidos quando foi recuperado em 2011 por ocasião dos 80 anos deste relógio.
Equipado com o novo calibre JLC 847, o Reverso Tribute Tourbillon Duoface é complementado por uma correia em pele de aligátor azul, a condizer com o mostrador principal e lançado numa edição de apenas 50 exemplares que marcam os 185 anos da manufatura.
O preço divulgado: USD 123,00.
Características Técnicas
Jaeger-LeCoultre
Reverso Tribute Tourbillon Duoface
Edição limitada a 50 exemplares
Referência/ Q3926480
Movimento/ Corda manual Calibre JLC 847
Funções/ Horas, minutos, turbilhão com indicação dos segundos, segundo fuso horário e indicação Dia/Noite.
Mostrador/ Azul com indexes aplicados; mostrador do verso: areado em fundo esqueletizado.
Caixa 45.5mm x 27.4mm x 9.15mm / Reversível em platina 950 , polida, vidro de safira, estanque até 30 metros.
Bracelete/ Pele azul de aligátor.
Preço/ Sob consulta
Em breve saberemos mais certamente. Para mais informações, visite o site oficial da Jaeger-LeCoultre ou o site da Torres Distribuição.
—