Novidades Panerai 2023: um relógio muito… Brabus!

A Panerai contribuiu muito para a tendência retro tão acentuada na relojoaria ao longo da última década e meia, mas nunca descurou trilhar novas vias vanguardistas. A associação conceituada à empresa Brabus permite-lhe exercitar novas soluções técnicas e estéticas — e o recente Submersible S Brabus Verde Militare Edition é mais uma prova dessa vertente.

Depois de algumas décadas restrita a nichos de aficionados puros e duros dos relógios de inspiração militar, a Panerai saltou para o mainstream na década de 90 e desde então tem-se mantido na ribalta como uma das mais fortes marcas do cenário relojoeiro. Continua a manter uma forte conotação vintage no catálogo, mas a sua ligação ao mar permitiu-lhe estender a competência para interpretações mais contemporâneas e até vanguardistas do seu estilo. Porque, para além de patrocinar regatas de iates clássicos de madeira, também se associou à escuderia Luna Rossa participante na America’s Cup, onde tem de imperar forçosamente a tecnologia de ponta e a utilização dos mais modernos materiais para a obtenção das melhor performance possível.

Submersible S Brabus Verde Militare Edition
O novo Submersible S Brabus Verde Militare Edition | © Panerai

Para a Panerai, o mar é não só fonte de tradição mas também de inovação. E foi precisamente tendo em conta essa vertente mais vaguardista que, no final de 2021, anunciou o arranque de uma bombástica colaboração com a marca hi-tech de luxo Brabus — lançando então, para comemorar o início da parceria, um primeiro movimento esqueletizado automático num relógio inspirado no design dos superbarcos ‘Shadow Black Ops’ da reputada firma de engenharia alemã focada em veículos de alto desempenho. A parceria visa juntar o ADN das duas empresas numa série de relógios exclusivos e expandir o alcance e a visibilidade de ambas no mundo da relojoaria e da náutica.

Os superbarcos ‘Shadow Black Ops’
Os superbarcos ‘Shadow Black Ops’ que inspiraram o Submersible S Brabus Black Ops Edition de 2021 | © Panerai

Aquando do anúncio, o CEO da Panerai, Jean-Marc Pontroué, afirmou que «as ideias, materiais e tecnologias das nossas marcas serão um veículo para o desenvolvimento de conceitos ao mesmo tempo disruptivos e espetaculares. Todos estes elementos unem-se para gerar resultados e agregar valor em benefício de nossos clientes, em termos de atendimento, conceitos de vendas e calibres». O primeiro resultado da colaboração criativa e apoiada no conceito náutico foi o Submersible S Brabus Black Ops Edition (PAM01240), uma edição limitada do Submersible de 47mm que foi, ao mesmo tempo, o primeiro relógio Panerai com um calibre automático esqueletizado.

Submersible S Brabus Black Ops Edition em fundo escuro
O Submersible S Brabus Black Ops Edition apresentado em 2021 | © Panerai

Essa tiragem especial resultante da colaboração entre a Panerai e a Brabus foi limitada a 100 peças e resultou de três anos de desenvolvimento; apresentava um mostrador de data polarizado patenteado, permitindo a visualização da indicação de data apenas através da abertura às 3 horas sem ocultar a mecânica do movimento esqueletizado. Possuía também uma luneta rotativa unidirecional para o cálculo do tempo de imersão, função GMT, indicador AM/PM e reserva de marcha de três dias cujo indicador de disco de vidro de safira é preenchido com Super-LumiNova. O mais recente modelo da parceria, apresentado esta semana, mantém o mesmo look stealth mas surge numa tonalidade diferente.

Verde furtivo

Disponível numa edição limitada de 200 exemplares, o Submersible S Brabus Verde Militare Edition (PAM01283) partilha uma série de recursos importantes introduzidos pelos modelos que o antecederam — mas destaca-se claramente através do uso de novos materiais e um design de assinatura completamente reimaginado.

Disponível numa edição limitada de 200 peças, o Submersible S Brabus Verde Militare Edition apresenta uma estrutura com 47mm de diâmetro feita em Carbotech, um material compósito que a Panerai estreou na relojoaria. É mais leve do que o aço ou o titânio e extremamente resistente à corrosão, sendo simultaneamente forte e adaptável. Obviamente que, para fazer jus ao nome, o verde militar tem uma importante aplicação e surge nos ponteiros, luneta, coroa revestida de borracha, indicador am/pm e no pequeno submostrador de segundos. A associação à Brabus surge assinada na alavanca do movimento e na ponte, reafirmando o caráter colaborativo da peça.

Panerai Submersible S Brabus Verde Militare Edition
A tecnologia de ponta permite a máxima visibilidade do movimento esqueletizado | © Panerai

O movimento utilizado assenta no Calibre P.4000, o primeiro movimento automático com um microrrotor descentrado desenvolvido na Manufatura da Panerai em Neuchâtel. O Calibre P. 4001/S é uma variante esqueletizada com reserva de corda de três dias e que apresenta um indicador de autonomia no verso da caixa. Além disso, a tecnologia de ponta permite a máxima visibilidade do movimento esqueletizado, desobstruído pelo disco de data, que é discernível apenas através da janela às 3 horas, graças à exibição de data polarizada patenteada. Um dispositivo de paragem e redefinição de segundos permite que a hora seja sincronizada com precisão mediante qualquer sinal de referência de tempo.

Panerai Submersible S Brabus Verde Militare Edition com luminescência
A caixa é feita em Carbotech, um material compósito que a Panerai estreou na relojoaria | © Panerai

A luneta rotativa unidirecional possibilita o cálculo do tempo de imersão e a função GMT — enquanto um rotor descentrado permite dar corda bidirecional ao movimento e carregar a mola nos dois tambores. Um relógio Panerai ao nível dos veículos Brabus. Exatamente o que se pretende…

As nossas impressões

Com um acentuado nível de esqueletização, conseguido através da redução do volume das pontes e platinas para que melhor ficasse exposto o funcionamento do movimento, o Submersible S Brabus Verde Militare Edition é notavelmente leve. É também resistente à água até 300 metros e apresenta duas braceletes: uma híbrida preta composta por couro de bezerro fundido numa base de borracha e outra segunda em borracha verde militar (o utensílio de remoção da bracelete também está incluído). Ou seja, é um fabuloso exercício de relojoaria moderna que está pronto para as mais severas exigências e que sublinha o famoso estilo military chic inerente à Panerai de uma maneira extrema — ao modo da Brabus. E a Brabus é uma conceituada marca de tunning de luxo originária da região de Ruhr, no coração da Alemanha, que sempre procurou redefinir os limites da tecnologia, estilo e desempenho; o acordo com a Panerai deu azo a modelos específicos dotados de uma identidade muito própria e de excelente qualidade que até os Paneristi mais fundamentalistas do estilo retro têm de reconhecer. Nós, obviamente, reconhecemos. E recomendamos, até porque saudamos vivamente quaisquer manifestações relojoeiras de qualidade que fujam à tirania vintage que dominou a relojoaria e condicionou excessivamente a criatividade dos designers ao longo da última década e meia.

Panerai Submersible S Brabus Verde Militare Edition
Com um acentuado nível de esqueletização, o Submersible S Brabus Verde Militare Edition é notavelmente leve | © Panerai

Características técnicas

Panerai
Submersible S Brabus Verde Militare Edition

Ano de lançamento | 2023
Referência | PAM01283

Edição limitada a 200 exemplares.

Panerai Submersible S Brabus Verde Militare Edition em fundo branco
Submersible S Brabus Verde Militare Edition | © Panerai

Movimento | Mecânico de corda automática. Calibre P.4001/S, 31 rubis, equilíbrio Glucydur, 28.800 alt/h. Dispositivo antichoque KIF Parechoc. Dois tambores de corda. 341 componentes. Peso oscilante descentralizado em tungsténio. 3 dias de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos, segundos, data polarizada, GMT, indicador am/pm, indicador de reserva de corda no fundo, reposição dos segundos a zero, cálculo do tempo de imersão.
Caixa ø 47mm | Carbotech e luneta rotativa unidirecional anti-horária em Carbotech com escala graduada. Parafuso em titânio com revestimento DLC no fundo da caixa. Fundo em vidro de safira transparente. Dispositivo de proteção da coroa Safety Lock em Carbotech (marca registada). Vidro de safira feito de corindo. Estanque até 300 metros.
Bracelete | Bimaterial preta em pele e borracha. Fecho trapezoidal em titânio com revestimento DLC. Bracelete extra em borracha verde militar.
Preço | 52.000 €

Visite o site oficial da Panerai para mais informações.


Espiral do Tempo

Outras leituras