É uma das primeiras novidades de 2018 a serem apresentadas pela Ulysse Nardin: o Marine Torpilleur Military surge como um cronómetro diretamente inspirado dos cronómetros de bolso usados pelos capitães do século XIX e inícios do século XX, mas adaptado aos nossos tempos.
—
A Ulysse Nardin mergulhou no seu passado marítimo para apresentar um novo cronómetro que recupera o património da marca no domínio dos cronómetros de bolso que eram usados pelos capitães da marinha no século XIX e inícios do século XX.
Em ambas as interpretações lançadas, a casa suíça foi buscar inspiração à elegância dos instrumentos do tempo militares vintage: um dos relógios apresenta um maravilhoso mostrador em tom de casca de ovo com numerais arábicos de grandes dimensões e correia em pele com pesponto a condizer com o mostrador; o outro surge com um tom escurecido que a marca apelida de chic black, do qual saltam à vista os numerais arábicos com revestimento superluminova laranja. A ideia aqui é acentuar a legibilidade no escuro. Já o pesponto laranja na correia em pele funciona na perfeição para aquele toque de sofisticação que, hoje em dia, faz mesmo toda a diferença.
Os dois relógios são lançados numa caixa de aço bem crescidinha de 44 mm (perfeita para enquadrar os elementos sobredimensionados do mostrador), com acabamento escovado, estanque até 50 metros e com fundo gravado com um distinto barco torpedeiro. A coroa é sobredimensionada, já a luneta que circunda o mostrador é decorada com ranhuras, para um efeio de moldura particularmente elegante.
No interior bate o movimento de corda automática de manufatura UN-118, o mesmo que equipa o Marine Chronometer, com escape de âncora de silício patenteado (DIAMonSI), também concebido na manufatura suíça, e roda de balanço com espiral de silício.
Com 60 horas de reserva de corda, o movimento é duplamente certificado: tem certificação COSC e certificação própria da Ulysse Nardin.
Os pequenos segundos (que não são assim tão pequenos) estão localizados às 6 horas e enquadram de forma distinta (porque geralmente este é um apontamente que surge no fundo do relógio) o número de série a vermelho, no âmbito total das 300 peças que compõem esta edição limitada. As iniciais C.W.(de chronometer watch) assumem ‘com orgulho’, segundo a casa suíça, o estatuto deste relógio enquanto verdadeiro cronómetro, numa referência aos modelos do passado, cujo design seguia os restritos códigos das forças armadas. A Ulysse Nardin reforça assim a legitimidade deste cronómetro no âmbito da sua história, enquanto marca especialmente ligada ao mundo marítimo e militar.
O novo Marine Torpilleur Military está disponível com um preço de 7.900 euros em ambas as versões.
Características técnicas
Ulysse Nardin
Marine Torpilleur Military
Edição limitada a 300 exemplares
Referência/ 1183-320LE/60 (mostrador casca de ovo); 1183-320LE/62 (mostrador preto)
Movimento/ Mecânico de corda automática Calibre UN-118, reserva de corda de 60 horas
Funções/ Horas, minutos, pequenos segundos.
Caixa Ø 44/ Aço escovado, vidro de safira, fundo em aço personalizado com estampa de um barco torpedeiro, estanque até 50 m.
Bracelete / Correia em pele com fecho de báscula.
Preço/ € 7.900
Consulte o site oficial da Ulysse Nardin para mais informações.
—