No Dubai | Nos últimos tempos, a Girard-Perregaux tem apresentado sublimes criações relojoeiras com múltiplas complicações e uma estética de ponta que contrasta com os exemplares mais clássicos da manufatura. A mais recente vedeta do catálogo foi desvelada na Dubai Watch Week e estivemos lá para a experimentar: o Laureato Absolute Light Concept Reveal.
—
A Girard-Perregaux é uma das mais respeitadas manufaturas do panorama relojoeiro, tendo no seu historial desenvolvimentos técnicos que ajudaram a indústria do setor a desbravar novos caminhos. Começando por se especializar em cronómetros de precisão, rapidamente alargou a sua competência a grandes complicações. E, sendo uma das mais antigas companhias relojoeiras suíças, tem-se mantido sempre na vanguarda da inovação, com calibres próprios e modelos conceptuais — premissa que tem sido reforçada sob a batuta de Patrick Pruniaux, que há dois anos assumiu o cargo de CEO.
E estivemos precisamente com Patrick Pruniaux aquando da apresentação do mais recente modelo de ponta da Girard-Perregaux: o Laureato Absolute Light foi desvelado durante a Dubai Watch Week e logo reforçou a aura modernista que o novo CEO da histórica manufatura de La Chaux-de-Fonds tem implementado para complementar de modo ideal a oferta mais tradicional da marca. O lançamento foi feito com pompa e circunstância. E com muitos jogos de luz, exaltando precisamente a caraterística luminosa do relógio.
Limitado a 88 exemplares, o Laureato Absolute Light destaca-se pela sua caixa transparente em vidro de safira antirreflexo montada num esqueleto em titânio. A luneta octogonal evidencia a linhagem do Laureato, cujas raízes remontam a 1975; no entanto, a nova interpretação é a mais vanguardista jamais concebida, com a luneta esculpida em vidro de safira polido e facetado sobre uma secção média da caixa igualmente em safira. O fundo também é octogonal e denota os oito parafusos em titânio que fixam o conjunto desde a base à luneta, sendo a caixa de uma transparência tal que permite a incidência direta da luz sobre o intrincado movimento e os seus acabamentos tanto mates como polidos.
A transparência da caixa ultraleve de 44 milímetros é complementada pela semiesqueletização do movimento dito openworked, com diversos componentes vitais bem à mostra — como já sucedia em outros modelos da coleção. No Laureato Absolute Light o resultado é ainda mais espetacular e pode-se ver mesmo o fundo do relógio através do mostrador. No total, há quatro diferentes tipos de tratamento de superfície na platina (com tratamento antracite NAC), nas pontes e no anel de titânio recortado de forma trapezoidal para que os ângulos sirvam de referência das 12 horas.
A diferença estrutural relativamente à linha Laureato regular reside na integração da bracelete, que é feita de modo linear com o recurso a uma peça de titânio — como se havia já visto no Laureato Absolute Rock. A bracelete em cauchu de última geração é extremamente maleável e está dotada de um fecho em titânio com microajustamentos que permite um conforto superior graças ao ajuste consoante o diâmetro ligeiramente variável do pulso, normal entre verão e inverno ou devido às alterações de peso.
Na sua essência, a complicação do Laureato Absolute Light reside sobretudo na construção da caixa e do movimento e não na conjugação de funcionalidades patente noutro modelos. O fiável e robusto calibre GP01800 foi esqueletizado e galvanizado para apresentar a estrutura openworked e o tom antracite pós-moderno que contrasta com o trem de rodagem rodinado. Para além da sensualidade curvilínea das pontes e dos distintos acabamentos de superfície, há também todo o trabalho de anglage nas arestas com o polimento de ângulos interiores e exteriores que ajuda ainda mais a refletir a luz que facilmente invade a estrutura transparente.
Uma nova solução integrada
Depois de uma primeira experiência com o Absolute Rock em fibra de vidro, o Laureato Absolute Light personifica uma nova via para a Girard-Perregaux que já vinha sendo traçada nos últimos tempos, graças ao redesenhar de modelos clássicos que permitem refrescar a oferta da marca através de uma abordagem estética mais ousada. Através de um novo design integrado e do recurso a materiais de ponta. O uso da safira não é, no entanto, uma novidade absoluta: em 2006 já tinha sido usada nas três pontes do Laureato EVO3 Tourbillon.
Se o Laureato Absolute Light foi apresentado por Patrick Pruniaux durante a Dubai Watch Week, a equipa da Espiral do Tempo teve a oportunidade de estar em contacto direto com outras grandes realizações da Girard-Perregaux num encontro promovido em Lisboa por Vahe Vartzbed (responsável de alta-relojoaria da marca) e por Angel Iborra (responsável do mercado ibérico). Em breve iremos dissecar os quatro mais relevantes modelos da manufatura de La Chaux-de-Fonds apresentados nessa ocasião.
—