fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O novo Jaeger-LeCoultre Reverso One Cordonnet Jewellery

Mais uma novidade muito especial no ano em que a Jaeger-LeCoultre está a celebrar o 90º aniversário do Reverso, o relógio reversível da marca suíça. O Reverso One Cordonnet Jewellery é um relógio, mas também uma verdadeira joia, com muito para contar.

Já falámos por diversas vezes da história do Reverso, um relógio com caixa reversível de características únicas que integra o portefólio da Jaeger-LeCoultre desde 1931, ano em que foi criado.

Jaeger-LeCoultre Reverso One Cordonnet Duetto Jewellery, esboços do relógio
Reverso One Cordonnet Jewellery | © Jaeger-LeCoultre

E em 2021 a marca está a celebrar o 90º aniversário deste modelo com o lançamento de diversas novidades, cada uma delas valorizando diversos aspetos que caracterizam a marca suíça enquanto criadora de relógios de pulso. O designado Atelier de Métiers Rares® simboliza muito da diversidade criadora que é possível nas instalações da manufatura: além das aclamadas competências relojoeiras, há todo o caráter decorativo que faz tão parte da história da Grande Maison. E o Reverso enquanto relógio tem a base perfeita para servir de tela para diferentes trabalhos artísticos – da esmaltagem, à gravação, passando pela cravação, entre tantos outros ofícios artesanais.

Jaeger-LeCoultre Reverso One Cordonnet Duetto Jewellery
Reverso One Cordonnet Jewellery | © Jaeger-LeCoultre

O novo Reverso One Cordonnet Jewellery que hoje destacamos enaltece em especial a vertente da cravação unindo este lado artesanal a mais dois aspetos cruciais da coleção Reverso: a caixa reversível e a bracelete Cordonnet.

Reverso One Cordonnet Jewellery

O Reverso One Cordonnet Jewellery é um daqueles relógios que tem um nome a que gostamos de chamar gourmet, porque de facto o nome diz muito sobre o relógio em si.

Jaeger-LeCoultre Reverso One Cordonnet Jewellery em fundo branco, visto de frente e verso.
Os dois rostos do Reverso One Cordonnet Jewellery | © Jaeger-LeCoultre

Reverso: por integrar o portefólio do incontornável relógio reversível da marca, ou seja, a caixa desliza numa calha, virando sobre si mesma e revelando um rosto diferente no seu verso.
One: porque foi o nome dado aos modelos Reverso com caixa alongada que renasceram há uns anos, inspirados em relógios do passado da marca.
Cordonnet: porque é o nome da bracelete que durante a década de 1930 equipou muitos dos relógios femininos da Jaeger-LeCoultre. Essa bracelete consistia num elegante cordão preto com uma espécie de nó anexado à caixa e foi usada pela primeira vez na marca em 1933, num Reverso precisamente.
Jewellery: porque mesmo sendo relógio, não deixa de ser uma joia, pela sua natural elegância e delicadeza, mas acima de tudo pelo maravilhoso trabalho de cravação de diamantes que enriquece todo o relógio – do mostrador, à caixa, passando pela bracelete. De facto, esta novidade recupera a elegante bracelete de cordão, mas transformada numa bonita trança flexível de ouro e diamantes, unindo-a a uma caixa totalmente cravejada de diamantes.

Jaeger-LeCoultre Reverso One Cordonnet Duetto Jewellery, mostrador frontal branco com diamantes.
Mostrador frontal | © Jaeger-LeCoultre

Há no entanto ainda uma referência a acrescentar e que não está propriamente expressa no nome do relógio. Ou seja, o novo modelo é um Reverso com a caixa dita ‘Duetto’, que se distingue por revelar dois mostradores em termos estéticos, embora ambos indiquem a mesma hora por meio de ponteiros centrais e graças a um único movimento mecânico.

Vamos agora só a mais alguns detalhes.

O novo Reverso One Cordonnet Jewellery é dotado do Calibre Jaeger-LeCoultre 844 de corda manual, um movimento que tem a particularidade de permitir que os ponteiros circulem simultaneamente em direções opostas em cada um dos mostradores, para indicação da mesma hora.

Relativamente aos mostradores em si, destaque para o mostrador frontal composto por uma base de madrepérola na qual foram aplicados numerais arábicos dourados. Além disso, o mostrador é ainda decorado por uma zona central e recortes laterais com pavé de diamantes, a condizer com a caixa. Quanto ao mostrador do verso, apresenta por sua vez um fundo negro lacado com uma zona central circular com dois ponteiros, depois complementada com faixas em jeito de «raios de sol» também cravejadas de diamantes e que acabam por representar os indexes das horas.

As nossas impressões

Um relógio que surge como um verdadeiro espetáculo de pulso. Além da componente mecânica que lhe é associada, o facto de ser também uma requintada peça de joalharia torna-o ainda mais especial. De facto, temos mesmo de salientar o admirável o trabalho de cravação que anima todo o relógio e não deixa também de ser admirável o modo como a bracelete que lhe dá o nome foi recriada de uma forma tão original. No fundo, trata-se de um peça com ‘personalidade dupla duas vezes’: por um lado, é um relógio e é uma joia, como já referimos; por outro lado, é um relógio-joia com dois rostos, tendo em conta a sua linhagem, logo pode adaptar-se a diferentes ocasiões e estados de espírito. Mais uma agradável surpresa que temos muita curiosidade de conhecer pessoalmente…

Jaeger-LeCoultre Reverso One Cordonnet Duetto Jewellery, mostrador preto com diamantes no verso.
Mostrador do verso | © Jaeger-LeCoultre

Algumas características técnicas:

Jaeger-LeCoultre
Reverso One Cordonnet Jewellery
Ano de lançamento: 2021

Referência | Q3372301
Caixa 36,3 x 18mm | Ouro rosa totalmente cravejado de diamantes
Movimento | Jaeger-LeCoultre Calibre 844 – de corda manual com 38 horas de reserva de corda
Funções | Horas e minutos (indicação da mesma hora em ambos os mostradores)
Mostrador frontal | Madrepérola, diamantes, numerais dourados aplicados
Mostrador no verso | Negro lacado, indexes com diamantes cravejados
Bracelete | Ouro rosa totalmente cravejada de diamantes
Diamantes | 1104 diamantes para um total de 7,84 quilates
Preço | Sob consulta

Visite o site oficial da Jaeger-LeCoultre para mais informações

Outras leituras