O Serpenti foi o modelo escolhido para renascer sob o ponto de vista vanguardista da MB&F. A casa que celebra duas décadas em 2025 uniu-se pela segunda vez à Bulgari para lançar uma máquina relojoeira que representa bem as duas marcas.
Em 20 anos da MB&F já vimos muita coisa: assistimos ao lançamento de máquinas relojoeiras dos mais diversos formatos e feitios que reinventaram o nosso modo de olhar para o tempo — esculturas tridimensionais cinéticas, como a marca refere. Vimos nascer inúmeras criações a partir das mais variadas parcerias, assim como a introdução de novas maneiras de enquadrar complicações. Das mentes criativas que têm feito parte do projeto saíram peças inspiradas em edifícios, em naves espaciais, em barcos, em aeronaves, mas também podemos dizer que existe todo um bestiário como base: mochos, medusas, sapos, pandas são alguns dos animais que renasceram sob a forma de relógios que parecem sempre vir de um qualquer outro mundo paralelo.
A musa mais recente foi a serpente, ou não fosse a Bulgari um dos parceiros que se junta à MB&F no momento de celebração das suas duas décadas de vida.
Bulgari x MB&F Serpenti
A Bulgari e a MB&F anunciaram o resultado da sua segunda colaboração, depois de terem lançado o animado e precioso MB&F x Bvlgari LM FlyingT Allegra, em 2021. Agora, as duas casas deram as mãos para dar vida ao Bulgari x MB&F Serpenti, uma máquina de pulso que vem, mais uma vez, unir a elegância e perfil estético da casa italiana à abordagem disruptiva tão associada à MB&F.

O novo projeto passou pela reinvenção do Serpenti, ícone da Bulgari com raízes em 1948. Símbolo de renascimento e transformação (e num ano em que a serpente é o signo que rege o calendário chinês), o relógio foi reinterpretado, assumindo uma forma complexa que exigiu toda uma nova conceção mecânica e de design. Mas além da inspiração direta nas formas associadas à serpente e ao Serpenti, as linhas da nova criação refletem ainda influências automóveis, com detalhes que, de uma maneira ou de outra, acabam por evocar carroçarias, silhuetas e janelas estilizadas de carros desportivos e até rodas ou pneus.



De acordo com Fabrizio Buonamassa, diretor de criação de relojoaria da Bulgari, o design desta nova máquina relojoeira passou por centenas de esboços e dezenas de modelos impressos em 3D. Um processo difícil que muito teve a ver com o formato da peça. As curvas da caixa, por exemplo, apresentaram inúmeros desafios estéticos e técnicos, incluindo a inclusão de cinco vidros de safira, para dar vida aos olhos da serpente, mas também para abrir vista para a mecânica. Cada elemento em vidra de safira recebeu tratamento antirreflexo e a complexa construção foi levada a cabo de modo a garantir uma estanqueidade de relevância.

«A complexa caixa é inteiramente maquinada com fresas 3D de cinco eixos e inclui os vidros de safira, que não só são extremamente complicados de fazer, como igualmente desafiantes de encaixar devido à natureza curva da caixa e ao facto de querermos uma resistência à água de 30 metros», explica Maximilian Büsser, fundador da MB&F.
Para dar vida a esta serpente mecânica de pulso, a MB&F desenvolveu internamente um movimento totalmente novo. A ideia era conseguir um efeito de alguma vivacidade através dos olhos. O resultado faz-se literalmente ver em cúpulas rotativas de horas e minutos, em que a esquerda faz uma rotação completa em 12 horas e a direita em 60 minutos. Os ‘olhos’ servem, assim, de mostradores que indicam o tempo, enquanto o balanço, que oscila a uma frequência de 2,5Hz, evoca o ‘cérebro’ do sedutor réptil.

As coroas laterais têm diferentes funções e são evocativas de rodas de automóveis, como dissemos. Uma serve para dar corda, a outra para acertar o tempo. Já através do fundo em vidro de safira é possível acompanhar a indicação de reserva de marcha, bem como outros pormenores deste movimento de corda manual que integra 310 componentes.
A MB&F salienta que tem capacidade para conceber e montar apenas seis mecanismos deste relógio por mês, pelo que a entrega dos 99 exemplares que compõem a série limitada implica cerca de um ano.
Para mais informações sobre o novo Bulgari x MB&F Serpenti visite o site oficial da MB&F.
Algumas caraterísticas técnicas:
Bulgari x MB&F
Bulgari x MB&F Serpenti
Edição limitada a 33 exemplares de cada versão
Ano de lançamento | 2025
Movimento | Mecânico de corda manual com balanço de 14mm criado à medida que integra quatro parafusos de regulação. 45 horas de reserva de marcha.
Funções | Horas, minutos e indicação de reserva de marcha (indicada no fundo da caixa).
Caixa 39mm | Três versões: titânio grau 5; ouro rosa de 18 quilates; aço inoxidável com revestimento PVD. O design aberto da caixa abre vista para a mecânica do relógio. Cinco vidros de safira com tratamento antirreflexo em ambos os lados. Estanque até aproximadamente 30 metros.
Mostrador | As horas e minutos são indicados por meio de cúpulas, como se fossem os olhos das serpentes. Os discos têm diferentes cores consoante a versão: verdes na versão em ouro; azuis na versão em titânio; vermelhos na versão em aço PVD. Os indexes e marcadores são revestidos com Super-Luminova.
Bracelete | Borracha verde, azul ou preta pespontada com sistema de velcro. Fecho em titânio, ouro ou aço, consoante a versão.
Preço | Sob consulta