Os novos King Seiko

A Seiko mergulhou nos seus arquivos para recuperar um design de 1969 da coleção King Seiko. Além de três novos modelos, a marca aposta ainda num modelo comemorativo dos 100 anos da referência ‘Seiko’ no mostrador dos relógios.

É um regresso aclamado. No ano em que a Seiko celebra os 100 anos desde que pela primeira vez a referência Seiko foi adotada nos mostradores, a marca aposta na coleção King Seiko (KSK), recuperando agora as linhas de um modelo de 1969 desta série que conheceu diversos formatos e designs de caixa ao longo dos tempos. Ao todo são anunciados quatro modelos, nomeadamente um modelo comemorativo alusivo ao centenário.

Os novos King Seiko

King Seiko SJE111:  o mostrador roxo recupera uma cor tradicional japonesa conhecida como 'roxo Edo', que foi apreciada durante o Período Edo | Foto: cortesia Seiko
Na Referência SJE111, o mostrador roxo recupera uma cor tradicional japonesa conhecida como ‘roxo Edo’, que foi apreciada durante o Período Edo | Foto: cortesia Seiko

O formato da caixa dos novos King Seiko é baseado no King Seiko 45KCM de 1969, cuja caraterística silhueta curva inspirou o design de outras criações King Seiko que se seguiram. Neste sentido, os novos modelos adotam os contornos do modelo de 1969, mas reinventados à medida dos nossos tempos.

A referência 45KCM de 1969, cuja silhueta curva inspirou o design dos novos modelos | Foto: cortesia Seiko

Em destaque nos quatro lançamentos está a nova bracelete metálica de várias fileiras de elos mais curtos que oferece um elevado conforto no pulso, quando combinado com a fina caixa de 9,9mm de espessura – algo possível graças ao Calibre 6L35 extra-fino de corda automática com 45 horas de reserva de corda e uma frequência de 4Hz.

King Seiko: na Referência SJE113, o destaque vai para o mostrador verde | Foto: cortesia Seiko
Na Referência SJE113, o destaque vai para o mostrador verde | Foto: cortesia Seiko

A nova série está disponível com mostradores prateados, roxos e verdes, mas sabemos como a Seiko tende a optar por decorar os seus mostradores com texturas que têm significado. Neste contexto, os novos modelos não são exceção. De acordo com a marca, o mostrador prateado tem uma textura que evoca a paisagem urbana moderna de Tóquio, local de nascimento da coleção King Seiko em 1961. Já o mostrador roxo recupera uma cor tradicional japonesa conhecida como ‘roxo Edo’, que foi apreciada durante o Período Edo. Por fim, o mostrador verde distingue-se pela gradação evocativa da vegetação natural que cobriu partes da cidade ao longo dos séculos.

Estas três versões passam a integrar a coleção principal King Seiko e estarão disponíveis a partir de julho de 2024 nas boutiques Seiko e em retalhistas selecionados de todo o mundo

Os relógios da nova série estão equipados com o Calibre automático slimeline 6L35 | Foto: cortesia Seiko

No que diz respeito ao modelo que celebra os 100 anos da marca Seiko no mostrador, o destaque vai mesmo para a cor. Além das caraterísticas comuns aos três modelos regulares, a edição especial tem um mostrador azul esverdeado claro com um padrão texturado inspirado nas escamas de um dragão em ascensão. A marca explica que este motivo serve como uma metáfora para a progressão da marca Seiko rumo aos próximos 100 anos. Por outro lado, lembramos que 2024 é o ano do dragão em diversas culturas asiáticas, pelo que este é também o animal que rege o ano de 2024 no zodíaco japonês.

Seiko Brand 100th Anniversary King Seiko KS1969: SJE115 | Foto: cortesia Seiko
Seiko Brand 100th Anniversary King Seiko KS1969: SJE115 | Foto: cortesia Seiko

Com a referência SJE115O e limitado a 700 exemplares, o relógio comemorativo estará igualmente disponível a partir de julho de 2024 nas boutiques Seiko selecionadas e retalhistas em todo o mundo.

Visite o site oficial da Seiko para mais informações.


Algumas caraterísticas técnicas:

Seiko
King Seiko KS1969
Seiko Brand 100th Anniversary King Seiko KS1969
Ano de lançamento | 2024

Uma silhueta muito caraterística: King Seiko SJE109 | Foto: cortesia Seiko
Uma silhueta muito caraterística: King Seiko SJE109 | Foto: cortesia Seiko

Referências | King Seiko KS1969: SJE109 (prateado), SJE111 (roxo), SJE113 (verde); Seiko Brand 100th Anniversary King Seiko KS1969: SJE115.
Movimento | Calibre 6L35 de corda automática. 28.800 alt/h. 26 rubis. 45 horas de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos e data.
Caixa Ø 39 mm | Aço. Vidro de safira com tratamento antirreflexo na superfície interior. Fundo aparafusado. Estanque até 5 bar. Resistência magnética: 4,800 A/m.
Bracelete | Aço com fecho de báscula com botão de segurança.
Preço anunciado no site para Portugal | 3.400 €

Outras leituras