Para recordar: com a Girard-Perrregaux na Torres Joalheiros

O terceiro Encontro Espiral do Tempo de 2023 resultou em quase três horas de partilha e de algumas surpresas em torno da Girard-Perregaux. Afinal, nesse dia os convidados tiveram a oportunidade de ver ao vivo uma então recém lançada novidade da marca: o Neo Constant Escapement.

A Espiral do Tempo e a Torres Joalheiros uniram-se mais uma vez para um Encontro dedicado à relojoaria. Depois do sucesso do Encontro em parceria com a Ulysse Nardin, que decorreu no mês de junho transato, a Girard-Perregaux foi a marca protagonista de um novo evento que aconteceu no passado dia 17 de outubro. O resultado passou por quase três horas bem recheadas de bons momentos relojoeiros na Torres da Avenida da Liberdade, em Lisboa, que esteve decorada a preceito para a ocasião, evocando elementos identitários da marca suíça. E nem a intensa chuva demoveu os convidados.

O Encontro Espiral do Tempo Girard-Perregaux aconteceu em na Torres Joalheiros da Avenida da Liberdade, em Lisboa. A decoração foi especialmente preparada para evocar a identidade da marca | © Cesarina Sousa/ Espiral do Tempo

Como fazemos questão de destacar, um dos aspetos que faz a diferença nos eventos que organizamos é a nossa comunidade. Sentimos sempre que as pessoas presentes contribuem com o seu entusiasmo e interesse sincero para o sucesso de cada instante que ali passamos juntos. Colecionadores, aficionados e curiosos, os convidados têm nestes encontros a oportunidade de contactar com os relógios ao vivo — muitas vezes, modelos a que nem sempre é possível ter acesso com facilidade. É também ali que podem trocar impressões, experimentar, fotografar e fazer perguntas sem receios aos responsáveis das marcas protagonistas. E o mais surpreendente é que o entusiasmo em torno dos relógios mantém realmente as pessoas unidas e descontraídas, do princípio ao fim. Todo este ambiente fez-se mais uma vez sentir no evento dedicado à Girard-Perregaux.

O Neo Constant Escapement, que tinha acabado de ser lançado, foi uma das estrelas do evento | © Miguel Seabra/ Espiral do Tempo

E já que falamos de pessoas, outros dos aspetos que fazem a diferença nos Encontros Espiral do Tempo é a presença de responsáveis da marcas, nacionais e/ou internacionais. Algo que tem sido sempre possível. Desta vez, contámos com a simpática presença de Paolo Cattagni, Diretor da marca para a Europa Central e Meridional. Antes do evento, a Espiral do Tempo teve a oportunidade de o entrevistar (em breve publicaremos essa entrevista online), mas as ‘verdadeiras entrevistas’ foram sendo feitas pelos cerca de 30 convidados que ali estiveram naquele final do dia.

Entre novidades e modelos de outros tempos: o Encontro acabou por ser também uma oportunidade para o ‘reencontro’ de diversos momentos criativos da marca suíça | © Miguel Seabra/ Espiral do Tempo

Por fim, há que reforçar a seleção especial de peças que tende a ser feita para os Encontros. No caso do Encontro Espiral do Tempo x Girard-Perregaux, houve o cuidado de ter presentes modelos representativos das atuais coleções da marca, como forma de retratar ao máximo o percurso que tem vindo a percorrer, mas acima de tudo o seu momento presente. Além dos dois Laureato Green Ceramic Aston Martin, tivemos ainda outros modelos da coleção como o Laureato 38mm Copper, que recolheu mesmo a preferência de alguns dos presentes, ou o Laureato 42mm com mostrador verde.

Para além de alguns exemplares representativos da vertente ‘Bridges’, houve também grande destaque para o incrível Minute Repeater Tri-Axial Tourbillon e para o Neo Constant Escapement, que tinha sido recentemente lançado. Uma oportunidade para descobrir a mais recente evolução do conceito de força constante que valeu à marca a Aiguille d’Or na edição de 2013 do Grand Prix d’Horlogerie de Genève. Por fim, importa referir que, apesar das diversas novidades representativas do atual portefólio da marca apresentadas, foi interessante verificar que diversos convidados levaram consigo modelos Girard-Perregaux que fazem parte da sua coleção pessoal, inclusive modelos de outros tempos. Neste sentido, o evento acabou por se tornar ainda mais rico, já que assim foi possível revisitar e conhecer outros capítulos criativos da história da prestigiada manufatura de La Chaux-de-Fonds.

Outras leituras