fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Patek Philippe Ref. 7234G-001 Calatrava Pilot Travel Time em ouro branco

É o quarto modelo da Patek Philippe apresentado neste ano de 2020: o Ref. 7234G-001 Calatrava Pilot Travel Time vem complementar a família iniciada em 2015 e surge, da mesma forma, com um design imediatamente reconhecível. As novidades passam pela caixa em ouro branco de 37,5mm e pela correia azul navy.

Em 2017, a Espiral do Tempo visitou a Patek Philippe em Genebra para  visitar a manufatura e para entrevistar Thierry Stern, presidente da marca, a propósito da Ref. 5524G-001 Calatrava Pilot Travel Time, o modelo que lançou uma família de relógios de estilo piloto muito inspirados nos relógios de aviador da casa suíça datados de 1935 –  instrumentos de navegação sobredimensionados (55,3 mm), utilizados com sextante e sinal de rádio, que permitiam aos pilotos determinar com facilidade, precisão e rapidez suas posições no momento.

Os modelos da coleção Calatrava lançados desde o primeiro exemplar na década de 30. © Patek Philippe
Os modelos da família de relógios de estilo piloto lançados pela Patek Philippe desde 2015, bem como um dos exemplares da década de 30 que lhes serviu de inspiração. © Patek Philippe

O Ref. 5524G-001 Calatrava Pilot Travel Time foi apresentado em 2015 e a propósito do seu lançamento Thierry Stern explicou-nos: «Percebi imediatamente em Basileia [Baselworld] que o relógio iria alcançar um grande sucesso, precisamente por ter surpreendido tanto os retalhistas Patek Philippe, como os jornalistas. Já no final da feira, acabámos por chegar à conclusão de que a produção inicialmente prevista implicaria aos interessados esperar até quatro anos!»

Em traços gerais, o relógio tinha uma caixa de 42 mm em ouro branco e numerais brancos de grandes dimensões com revestimento luminescente. Para o mostrador foi escolhido um elegante tom de azul que Thierry Stern justificou: «a cor azul é diferenciadora num contexto onde predomina o preto nos mostradores deste tipo de relógios.»

© Patek Philippe
O novo Ref. 7234G-001 tem uma caixa de 37,5mm em ouro branco. © Patek Philippe

Deixando de parte a arquitetura dos relógios históricos, a Patek Philippe optou antes pela integração de um segundo fuso horário como complicação, através do mecanismo Travel Time, patenteado pela marca em 959 e 1996 e que se distingue por indicar os dois fusos horários por meio de ponteiros centrais.

A partir de 2018, o Ref. 5524G-001 Calatrava Pilot Travel Time começou a ser complementado com modelos de segundo fuso horário em ouro branco e ouro rosa com mostrador castanho, nomeadamente o Ref.7234R, uma versão de 37,5 mm destinada aos pulsos femininos. Já em 2019, vimos nascer o mesmo modelo numa vertente Alarm Travel Time, que combina a indicação de dois fusos horários com um alarme de 24 horas. Paralelamente, foram sendo apresentadas também edições limitadas no âmbito das grandes exposições da Patek Philippe em Nova Iorque (2017) e em Singapura (2019).

E agora, esta que é uma família com identidade muito própria no seio da coleção da marca suíça, recebe mais um elemento, que evoca o modelo inaugural, mas torna-o mais versátil graças às dimensões adotadas em 2018.

Ref. 7234G-001 Calatrava Pilot Travel Time

O novo Ref. 7234G-001 surge como uma versão de menores dimensões do Calatrava Pilot Travel Time de 2015. Com diâmetro de 37,5 em ouro branco polido, presta-se assim tanto a pulsos femininos como masculinos.

O ponteiro da hora de origem é esqueletizado e a data analógica surge num submostrador às 6 horas. © Patek Philippe
O ponteiro da hora de origem é esqueletizado e a data analógica surge num submostrador às 6 horas. © Patek Philippe

O visual militar volta a ser interpretado com algumas apontamentos muito interessantes. O mostrador lacado é de um tom azul muito escuro que oferece uma excelente legibilidade, também em ambientes obscuros, graças ao contraste com os numerais em ouro branco aplicados e com revestimento luminescente esverdeado. Da mesma forma, também os ponteiros de formato baton são reforçados com luminescência. O ponteiro da hora de origem é esqueletizado e a data analógica surge num submostrador às 6 horas.

Com 294 componentes, incluindo espiral Spiromax e balanço Gyromax regulado com uma precisão nos estreitos limites da certificação própria da Patek Philippe.   © Patek Philippe
Com 294 componentes, incluindo espiral Spiromax e balanço Gyromax regulado com uma precisão nos estreitos limites da certificação própria da Patek Philippe. © Patek Philippe

O novo Ref. 7234G-001 Calatrava Pilot Travel Time é alimentado pelo CH 324 S C FUS de corda automática — com 294 componentes e certificado com o Selo Patek Philippe, inclui espiral Spiromax e balanço Gyromax. Tal como modelos anteriores, o modelo integra um sistema Travel Time para indicação do segundo fuso horário.

O ponteiro das horas da hora local (ponteiro esqueletizado) acerta-se por meio de dois botões na lateral da caixa em intervalos de uma hora. © Patek Philippe
O ponteiro das horas da hora local (ponteiro esqueletizado) acerta-se por meio de dois botões na lateral da caixa em intervalos de uma hora. © Patek Philippe

O ponteiro das horas da hora local (ponteiro esqueletizado) acerta-se por meio de dois botões na lateral da caixa em intervalos de uma hora: o botão inferior serve para ajustar o ponteiro das hora local no sentido horário e o botão superior no sentido anti-horário. Durante os acertos, o ponteiro da hora local desconecta-se do movimento, de modo a não interferir com a precisão dos minutos e segundos. A indicação temporal é ainda complementada por duas aberturas que indicam o dia e a noite para ambos os fusos horários. A janela relativa à hora local encontra-se às 9 horas e a janela relativa à hora ‘de casa’ encontra-se às 3 horas.  Quando a função dual time está desativada, os ponteiros das horas de ambos os fusos horários sobrepõem-se  – ou seja, o ponteiro esqueletizado das horas do segundo fuso horário fica totalmente escondido pelo ponteiro da hora principal. A data – indicada às 6h –  é sincronizada com a hora local.

Complementado por uma correia azul navy em calfe, com fivela em ouro branco. © Patek Philippe
Complementado por uma correia azul navy em calfe, com fivela em ouro branco. © Patek Philippe

O novo relógio é complementado por uma correia azul navy em calfe, com fivela em ouro branco, que condiz na perfeição com o mostrador, mas inclui uma segunda no mesmo material em tom castanho vintage, com pesponto contrastante. Segundo a marca, trata-se de uma opção semelhante à que podemos encontrar nos cintos dos clássicos macacões para pilotos.

Primeiras impressões

O original Calatrava Pilot Travel Time foi um dos relógios mais marcantes de 2015, não só por ter sido um lançamento inesperado, tendo em conta as suas características muito próprias, mas por evocar o sempre apelativo imaginário da aviação militar, exalando um espírito vintage. Este modelo veio adaptar alguns elementos estéticos de modelos históricos num relógio dedicado a viajantes que optam por um estilo casual, mas com grande sofisticação.

O Calatrava Pilot Travel Time veio adaptar alguns elementos estéticos de modelos históricos num relógio dedicado a viajantes que optam por um estilo casual, mas com grande sofisticação. © Patek Philippe
O Calatrava Pilot Travel Time veio adaptar alguns elementos estéticos de modelos históricos num relógio dedicado a viajantes que optam por um estilo casual, mas com grande sofisticação. © Patek Philippe

O alargamento da família até ao momento tem sido feito através de diferentes materiais e dimensões, assim como a integração de um modelo mais simples de três ponteiros e de uma complicação como o já referido alarme. A apresentação de um novo elemento na família que recupera as dimensões mais versáteis numa caixa em ouro branco parece-nos uma excelente opção que permite chegar a mais pulsos, também graças à vantagem de ser complementado por uma segunda correia.

Mais uma vez, a Patek Philippe apresenta-nos um excelente companheiro de aventura, com superior qualidade mecânica, acabamentos estéticos irrepreensíveis e uma arranjo visual que garante forte presença no pulso. Sem esquecer a legitimidade histórica e originalidade no seio da coleção da marca.

Características técnicas

Patek Philippe
Ref. 7234G-001 Calatrava Pilot Travel Time
Ano de lançamento | 2020

Referência |  7234G-001
Movimento | Mecânico de corda automática, Calibre CH 324 S C FUS, 28.800 alt/h, mínimo de 35 horas de reserva de corda  e máximo de 45 horas, 29 rubis. Balanço Gyromax®, espiral Spiromax® em Silinvar®. Certificação Patek Philippe Seal.
Funções | Horas, minutos, segundos e data. Segundo fuso horário. Indicação dia / noite em ambos os fusos horários.
Caixa Ø 37,5 mm | Ouro branco 18kt. Fundo em cristal de safira. Estanque até 30 metros. Distância entre asas: 18 mm.
Bracelete | Calfe azul navy. Entregue com uma correia em calfe castanho vintage. Fivela em ouro branco 18kt.
Preço | 43.240 €

Patek Philippe Ref. 7234G-001 Calatrava Pilot Travel Time © Patek Philippe
Patek Philippe Ref. 7234G-001 Calatrava Pilot Travel Time © Patek Philippe

Visite o site oficial da Patek Philippe para mais informações.

Outras leituras