Em Baselworld | Entre as várias novidades apresentadas pela Patek Philippe em Baselworld, houve uma que se destacou particularmente por se tratar de um relógio de espírito vintage dotado de uma caixa em aço e de uma nova complicação de calendário: o novo Calatrava Weekly Calendar 5212A.
—
Por Miguel Seabra
Houve modelos mais complicados, mais caros, mais emblemáticos. Mas do lote das novidades recentemente apresentadas pela Patek Philippe em Baselworld houve uma pequena preciosidade que se distinguiu pela sua singularidade: o Patek Philippe Calatrava Weekly Calendar 5212A.
Logo à partida surge o fato de se tratar de um relógio com caixa em aço, material ‘democrático’ que não é propriamente usual no prestigiado catálogo de uma marca de tão alta-relojoaria como a Patek Philippe – estando o aço quase exclusivamente confinado às linhas mais desportivas Nautilus e Aquanaut. Mas, mais do que o material da caixa em si, foi a sua estética e a complicação que lhe está diretamente associada a seduzirem os aficionados da marca e a crítica especializada.
Calatrava Weekly Calendar 5212A: complicação semanal
Primeiramente, a caixa de 40mm (nem demasiado pequena, nem demasiado grande) apresenta uma configuração que não é verdadeiramente típica da linha Calatrava e inclui elementos de estilo de outros recentes modelos da manufatura genebrina. Já o mostrador está dotado de indexes facetados que são tradicionais da linha Calatrava – embora escurecidos para um melhor contraste com o mostrador prateado com uma coloração ligeiramente bege, que reforça a tal auréola vintage. O próprio aspeto dos algarismos e das letras evoca a caligrafia, a escrita à mão.
O mostrador surge bem preenchido com vários anéis concêntricos e três escalas. Essas escalas complementam a ‘normal’ janela para a data e fornecem, de modo analógico, as indicações de calendário graças a dois ponteiros suplementares a partir do centro: um mais curto para o dia da semana (numa escala circular interior), outro mais longo para a semana do mês (apontando para o número da semana numa escala, secundado pelo correspondente mês na escala mais periférica).
A importância do número da semana no ano não é idêntica em todos os países europeus, havendo alguns que utilizam esse número nos seus hábitos empresariais. Não é propriamente o caso de Portugal, mas isso não retira qualquer interesse ao Calatrava Weekly Calendar 5212A. Sobretudo, acrescenta-lhe singularidade. E essa singularidade transportada para o mostrador é afirmada pelo novo calibre automático 26-330 S C J SE, dotado de um rotor em ouro de 22 quilates otimizado para um rendimento superior – e também equipado com um balanço Gyromax® e uma espiral Spiromax® que são sempre garantia de grande precisão.
Primeiras impressões
A pequena complicação adicional de calendário (calendário semanal) dá uma grande personalidade a um relógio já de si diferenciado pelo mostrador vintage; os ponteiros e as escalas suplementares dão-lhe um perfume único – e a estética global rétro, acrescida do tom do mostrador, faz dele um relógio de prestígio ideal para uso mais casual, mas que também fica bem em ocasiões mais elegantes. O tamanho reforça essa ideia: 40 milímetros pode ser um diâmetro algo grande para muitos puristas (incluindo incondicionais da Patek Philippe), mas funciona bem em pulsos contemporâneos e sobretudo abre espaço suficiente para o mostrador poder ‘respirar’ entre as diversas escalas de calendário utilizadas. A correia de couro pespontada num castanho de tom mel dá mais um contributo para o apregoado espírito vintage.
Por fim, e antes da apresentação da ficha técnica, deixamos um vídeo publicado pela própria marca e que explica tecnicamente o novo Patek Philippe Calatrava Weekly Calendar 5212A, bem como o seu modo de funcionamento:
Características Técnicas
Patek Philippe
Calatrava Weekly Calendar
Referência/ 5212A-001
Movimento/ Corda automática, Calibre 26-330 S C J SE, com 304 componentes, incluindo 50 rubis. Entre 35 horas (min) e 45 horas (max) de reserva de corda. Rotor central em ouro de 21 kt com rotação unidirecional. Balanço Gyromax®, espiral Spiromax®. 28.800 alt./h (4Hz). Certificado pelo Punção Patek Philippe.
Funções/ Horas, minutos e segundos. Indicação do dia da semana e da semana por meio de ponteiros. Indicação da data numa janela às 3 horas.
Caixa Ø 40 mm, 10,79mm de altura/ Aço. Fundo em vidro de safira. Estanque até 30 metros.
Mostrador/ Prateado opalino com indexes de ouro escurecido aplicados à mão.
Bracelete/ Castanha em tom de mel e em calfe pespontada. Fivela.
Preço/ € 31.110
Visite o site oficial da Patek Philippe para mais informações.
—