A Grande Maison apresenta novos Polaris Chronograph com novas variações de mostradores e braceletes intercambiáveis. Uma forma de reforçar o perfil mais desportivo deste carismático relógio de pulso.
O tempo passa: foi em 2018 que a Jaeger-LeCoultre deu uma nova vida ao nome Polaris ao lançar na altura uma coleção de relógios que recuperou o legado dos reconhecidos relógios de mergulho originalmente lançados pela marca na década de 1960. Desde então, têm sido feitas algumas atualizações com a apresentação de variações muito apelativas e bem sucedidas.
De perfil mais aventureiro e desportivo, os Polaris são atualmente os relógios que traduzem o lado mais casual da manufatura de Le Sentier, ao mesmo tempo que se revelam versáteis numa resposta aos tempos contemporâneos. Em 2023, a atualização desta carismática coleção faz-se ver com a apresentação de dois novos Polaris Chronograph que se distinguem pelos seus peculiares mostradores e pelo sistema intercambiável de braceletes.
Os mostradores
Os novos Polaris Chronograph saltam à vista graças aos seus mostradores lacados: um em azul e outro num tom acinzentado que surge como uma estreia no catálogo da Jaeger-LeCoultre. De construção complexa, os mostradores em setores com efeito degradé são compostos por um disco ao centro, rodeado por um anel com indexes em forma de trapézio aplicados das horas que, por sua vez, é rodeado por um anel na periferia com a escala taquimétrica.
A lacagem dos diferentes componentes dos mostradores revela-se um processo artesanal preciso e demorado que consiste na aplicação intercalada de camadas de cor e de verniz, de modo a controlar o efeito degradé nos diferentes setores. Por fim, são aplicadas 35 camadas de verniz translúcido, para adicionar profundidade e riqueza. Segue-se o processo de polimento que oferece um acabamento espelhado que contribui mais ainda para a riqueza visual do mostrador.
Em termos de funções, os novos Polaris Chronograph indicam as horas e minutos por meio de ponteiros centrais esqueletizados. O cronógrafo atua através de um ponteiro central, bem como um contador de 30 minutos, localizado às 3h. A diferença face aos modelos cronográficos anteriores passa pelo submostrador dos pequenos segundos, agora localizado às 9h.
Com acabamento texturado, os submostradores contrastam em especial com as superfícies lisas das restantes superfícies, já os detalhes em laranja sublinham as respetivas indicações e atribuem um perfil mais desportivo aos novos relógios. O mesmo se pode dizer do revestimento luminescente que anima os indexes, os numerais e a extremidade do ponteiro cronográfico, e que contribui para uma melhor legibilidade no escuro.
O Calibre
O fundo da caixa em vidro de safira dos novos Polaris Chronograh revela o movimento automático Calibre 761 de corda automática de Manufatura. Alimentado por tambores duplos e com movimento do cronógrafo totalmente integrado, é equipado com roda de colunas, embraiagem vertical e dispõe de uma reserva de corda de 65 horas. E tal como estamos habituados nos modelos da Jaeger-LeCoultre, o movimento é finamente decorado: parafusos azulados, Côtes de Genève na platina e rotor esqueletizado com o motivo JL, alusivo à marca.
Versatilidade
Fiel aos códigos de design do Polaris, os novos modelos cronográficos têm confortáveis caixas de 42mm em aço, asas com curvatura acentuada, luneta fina, vidro integrado na caixa e alternância de superfícies polidas e escovadas. A coroa de grandes dimensões – que pisca o olho ao modelo original dos anos 60 que inspirou a linha contemporânea Polaris – e os robustos botões de pressão foram projetados de modo a garantir uma melhor aderência e facilidade de utilização.
Já o sistema de troca fácil de braceletes é perfeitamente adequado para responder aos diversos momentos do dia, oferecendo grande versatilidade para diferentes momentos. Cada um dos novos Polaris Chronograph é assim acompanhado por duas braceletes diferentes: o de mostrador azul por uma bracelete em aço e outra em borracha azul texturada com padrão Clous de Paris; o modelo com mostrador cinzento por uma bracelete em tecido bege e uma bracelete em borracha preta também texturada.
Algumas caraterísticas técnicas:
Jaeger-LeCoultre
Polaris Chronograph
Referências | Mostrador azul: Q9028181; mostrador cinzento Q902843J
Lançamento | 2023
Movimento | Mecânico de corda automática Calibre Jaeger-LeCoultre 761, 65 horas de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos, pequenos segundos; cronógrafo com contador de 30 minutos, segundos centrais; escala taquimétrica.
Caixa ø 42mm – espessura 13,39 mm | Aço, vidro de safira. Estanque até 10 bar.
Bracelete | Mostrador azul: bracelete em aço e correia adicional em borracha; mostrador cinzento: tecido bege e bracelete adicional em borracha; ambos os modelos são fornecidos com um fecho de báscula intercambiável
Preço | Sob consulta
Visite o site oficial da Jaeger-LeCoultre ou da Watchers para mais informações.