fbpx

Baselworld 2019: Patek Philippe Ref. 5235/50R Annual Calendar Regulator

A Patek Philippe já revelou no seu site oficial as suas grandes novidades de 2019 e entre elas encontra-se o novo Ref. 5235/50R Annual Calendar Regulator –  a segunda versão do modelo que foi originalmente lançado em 2011 enquanto primeiro relógio da marca com mostrador regulador. A caixa em ouro rosa e o mostrador em tom escurecido tipo grafite são os elementos diferenciadores.

A Patek Philippe anunciou o novo Ref. 5235R Annual Calendar Regulator, um relógio que vem enriquecer a sua coleção de complicações e que surge como uma nova versão do primeiro modelo de pulso com mostrador regulador, originalmente lançado em 2011 pela casa genebrina.

Este novo relógio está equipado com um caixa de 40,5 mm de diâmetro e 10mm de espessura em ouro rosa num contraste bem apetecível com o elegante mostrador escurecido trabalhado com dois níveis diferentes de acabamento – grafite escovado verticalmente na zona central e preto mate na periferia.

Patek Philippe Ref. 5235R Annual Calendar Regulator © Patek Philippe
Patek Philippe Ref. 5235R Annual Calendar Regulator © Patek Philippe

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Espiral do Tempo (@espiraldotempo) a

Mas enquanto instrumento do tempo, além da bem conhecida disposição do calendário anual tão Patek Philippe por meio de janelas, as suas mais evidentes especificidades passam pelo posicionamento de um ponteiro de grandes dimensões ao centro para os minutos, por um submostrador das horas às 12 horas e por um submostrador dos segundos à seis horas – uma disposição  que evoca os reguladores de precisão que, muito antes do aparecimento do quartzo e dos relógios atómicos, serviam para indicar o tempo de forma precisa nos laboratórios de relojoaria e observatórios. Nestes relógios, o ponteiro dos segundos localizava-se no centro, de forma perfeitamente legível, enquanto as horas e os minutos estavam localizados em mostradores descentrados.

Patek Philippe Ref. 5235R Annual Calendar Regulator © Patek Philippe
Patek Philippe Ref. 5235R Annual Calendar Regulator © Patek Philippe

Ao adaptar para o relógio de pulso a disposição típica do mostrador regulador, a Patek Philippe teve de introduzir diversas inovações técnicas que se concretizaram num movimento completamente novo e é esse calibre que redescobrimos no modelo agora lançado. Sendo assim, em termos técnicos, o novo relógio mantém-se fiel ao original Annual Calendar Regulator e está equipado com o Calibre 31-260 REG QA – o primeiro movimento automático ultraplano com microrrotor descentrado da marca suíça com a indicação dos segundos nas seis horas e também o primeiro calibre de base inteiramente novo a integrar componentes em Silinvar® (um material derivado do silício), nomeadamente o escape Pulsomax®, a espiral em Silinvar® e o balanço Gyromax®, componentes patenteados e desenvolvidos pelo departamento de pesquisa avançada da Patek Philippe. Quando foram apresentados, a mais valia destes componentes passava pelas suas propriedades anti-magnéticas, pela elevada resistência aos impactos e pelo facto de não necessitarem de lubrificação.  E, entretanto, passaram a ser adotados pela marca. Aliás, Thierry Stern, presidente da Patek Philippe, chegou mesmo a dizer-nos, em 2014, numa entrevista exclusiva: «Colaborámos, desde o início, com especialistas para poder produzir em laboratório o Silinvar®. De seguida, os relojoeiros aprenderam a adaptar-se a este material tão robusto, como frágil. Enquanto, por exemplo, o relojoeiro pode, com os materiais tradicionais metálicos,  encastrar numa peça sem danos, ele terá de ser mais cuidadoso para não quebrar as mesmas peças em Silinvar®. Hoje, 80 por cento dos nossos calibres estão equipados com a espiral em Silinvar®.»

Patek Philippe Ref. 5235R Annual Calendar Regulator © Patek Philippe
Calibre do Patek Philippe Ref. 5235R Annual Calendar Regulator © Patek Philippe

O Calibre 31-260 REG QA que integra o novo relógio tem 33mm de diâmetro e 5,08 mm de espessura, é composto por 313 componentes, 31 rubis, tem uma frequência de 23.040 alt/hora (3,2 Hz) e uma reserva de corda máxima de 48 horas. Além disso, pode (e deve) ser apreciado através do fundo em vidro de safira e está certificado com o selo Patek Philippe.

Patek Philippe Ref. 5235R Annual Calendar Regulator © Patek Philippe
Patek Philippe Ref. 5235R Annual Calendar Regulator © Patek Philippe

Com correia preta em pele de aligátor e um preço de 48.190 euros, o novo Ref. 5235R Annual Calendar Regulator acaba por ser um complemento bem interessante para o portefólio da marca – muito na linha do que foi feito recentemente com outros modelos distintivos que acabaram por também serem lançados em ouro rosa, tais como o Calatrava Pilot Travel Time.

Mas antes de deixarmos as características técnicas, deixamos um vídeo produzido pela marca dedicado à Ref. 5235 Annual Calendar Regulator.

Não vai querer perder:

Características Técnicas

Patek Philippe
5235/50R
Annual Calendar, Regulator-Style Display

Referência/ 5235/50R
Movimento/ Mecânico de corda automática com microrrotor, Calibre 31-260 REG QA, 23.040 alt/hora, entre 38 horas (min) e 48 horas (máx) de reserva de corda, escape Pulsomax®, balanço Gyromax® e espiral Spiromax®. Selo Patek Philippe.
Funções/ Horas, minutos, segundos,calendário anual com indicação do dia, mês e dia da semana por meio de janelas.
Caixa Ø 40,5 mm / Ouro rosa 18kt, vidro e fundo em vidro de safira, estanque até 30 metros.
Bracelete/ Pele de aligátor cosida à mão, fivela em ouro rosa 18kt.
Preço/ € 48.190

Patek Philippe Ref. 5235R Annual Calendar Regulator © Patek Philippe
Patek Philippe Ref. 5235R Annual Calendar Regulator © Patek Philippe

Visite o site oficial da Patek Philippe para mais informações.

Outras leituras