Baselworld 2019: Zenith Defy Inventor

No ano em que comemora os 50 anos de existência do El Primero, o cronógrafo automático na alta-frequência que foi um marco na história da indústria relojoeira, a Zenith volta a mostrar a sua vontade de inovar. O Defy Inventor, desvendado na Baselworld 2019, vem democratizar, com uma produção em série, o Defy Lab que, com o seu revolucionário Zenith Oscillator, surgiu há um par de anos como uma série limitada incontornável. Precisão e fiabilidade são as ideias fortes deste novo desafio.

— 

Por Fernando Sobral

Este é o ano em que a Zenith celebra, com toda a pompa e circunstância, os 50 anos do calibre El Primero. É um motivo de orgulho perfeitamente compreensível. E, assim, a marca alargou as festividades com a apresentação do Defy Inventor, a sequência lógica do segredo que era o Defy Lab. A ideia é, ao usar o sistema de controlo Zenith Oscillator, inovar a nível da produção de relógios mecânicos. Onde o oscilador desenvolvido pela marca substitui o tradicional equilíbrio por mola que foi utilizado ao longo de séculos, alterando as lógicas de alta frequência, precisão cronométrica, fiabilidade e estabilidade. Apresentando um elemento único (comparado com os mais de 30 componentes de uma peça reguladora padrão), este dispositivo de alta tecnologia equipa este novo Defy Inventor. A caixa em titânio e Aeronith, um compósito polimérico de alumínio, apresenta um «design arquitetónico», abrindo-se assim uma janela para a produção relojoeira no futuro.

Zenith Defy Inventor | © Zenith
Zenith Defy Inventor | © Zenith

A proposta é entusiasmante: o Defy Inventor bate a uma frequência extremamente alta de 18 Hz (comparado aos usuais 4 Hz) e está equipado com uma tentadora autonomia de dois dias, utilizando o Zenith Oscillator de uma única peça desenvolvido e patenteado pela marca. Trata-se da última conquista desta Manufatura que surge capaz de desenvolver e produzir um movimento mecânico na sua totalidade, incluindo o seu próprio sistema regulador. Como resultado desta abordagem há uma substituição do equilíbrio por mola usado na relojoaria mecânica há 350 anos. Permite uma maior confiabilidade devido ao seu exclusivo elemento ultrafino (0,5 mm), que substitui os mais de trinta componentes de uma peça reguladora padrão, eliminando assim o contacto, o atrito, o desgaste e a deformação. Garante também uma maior estabilidade, pois é feito de silício monocristalino, o que o torna insensível a variações de temperatura e campos magnéticos. Além disso, a sua roda de escape é feita de lâminas flexíveis. Essas qualidades visíveis foram certificadas: insensibilidade magnética (ISO-764), insensibilidade térmica (ISO-3159) e precisão cronométrica (Timelab – Fundação do Laboratório de Relojoaria e Micromecânica de Genebra).

Zenith Defy Inventor | © Zenith
Zenith Defy Inventor | © Zenith

Este ‘mecanismo’ inovador é, por sua vez, equipado com um exterior moderno, fornecendo ao Defy Inventor uma arquitetura funcional e atrativa. Ou seja, surge como um ser animado em movimento eterno, sob uma sofisticada construção aberta. A sua possante dimensão é obtida a partir de materiais ultraleves: no caso, titânio escovado para a caixa de 44 mm de diâmetro e Aeronith no bisel. A composição de alumínio mais leve do mundo foi desenvolvida utilizando um processo exclusivo de alta tecnologia. Três vezes mais leve que o titânio e feito de espuma de alumínio com poros abertos e endurecido por um polímero, o Aeronith dá ao relógio uma imagem moderna. O mostrador aberto forma, por seu lado, um propulsor estilizado a partir do qual as cinco ‘lâminas/marcas’ remetem para a conhecida estrela Zenith. O mecanismo surge com amplos ponteiros de horas e minutos, enquanto um fino ponteiro central de segundos, equipado com um sistema de stop-seconds, que permite um ajuste muito preciso, marca os segundos. Algo que permite uma leitura muito exata. E, num último toque de sofisticação quase futurística, este Defy Inventor apresenta uma pulseira em borracha preta com um revestimento em pele de crocodilo azul escuro.

Zenith Defy Inventor em Baselworld 2019  © Miguel Seabra / Espiral do Tempo
Zenith Defy Inventor em Baselworld 2019 © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

No fundo estamos a ver e a ler o futuro. Como num belo filme de Ficção Científica que se transformou em realidade.

Zenith Defy Inventor | © Zenith
Zenith Defy Inventor | © Zenith

Características Técnicas

Zenith
Defy Inventor

Referência/ 95.9001.9100/78.R584
Movimento/ Mecânico de corda automática, calibre ZO 91000, com oscilador de silicone monolítico, com 148 componentes e 32,8mm de diâmetro, 18 Hz de frequência, dois dias de reserva de corda.
Funções/ Horas, minutos, e stop-seconds.
Caixa Ø 44 mm/ Titânio com Aeronith no bisel.
Bracelete/ Borracha preta com um revestimento em couro de crocodilo azul escuro.
Preço/ CHF 18.900

Zenith Defy Inventor | © Zenith
Zenith Defy Inventor | © Zenith

Visite o site oficial da Zenith para mais informações.

— 

Outras leituras