Lange 1 Moon Phase ‘25th Anniversary’ e Grand Lange 1 ‘25th Anniversary’: aos pares é melhor

Com o ano a avançar e a meta dos dez relógios comemorativos à vista, a manufatura A. Lange & Söhne aumentou a cadência dos lançamentos dos modelos dedicados às Bodas de Prata do Lange 1 – e no mês de julho apresentou o Lange 1 Moon Phase ‘25th Anniversary’ e o Grand Lange 1 ‘25th Anniversary’. Mais duas variantes irrepreensivelmente declinadas na paleta bicromática que carateriza a coleção.

— 

Recapitulando: no ano em que o ex-libris da A. Lange & Söhne cumpre o seu 25º aniversário, a manufatura germânica abriu a torneira logo em janeiro com uma série mais robusta de 250 exemplares do próprio Lange 1 e depois entrou em velocidade de cruzeiro com tiragens de 25 unidades: o Grand Lange 1 Moon Phase em fevereiro, o Little Lange 1 em março, o Lange 1 Tourbillon Perpetual Calendar em abril e o Lange 1 Time Zone em maio, para folgar em junho e regressar em força com o Lange 1 Moon Phase e o Grand Lange 1 em julho. Todos eles com a referência ‘25th Anniversary’ a complementar o nome, todos eles em ouro branco com correia em pele de aligátor azul pespontada a cinzento, todos eles com mostradores prateados complementados com grafismo e ponteiros temperados e revenidos a azul – e, sobretudo, todos eles com gravações no movimento especificamente concebidas para a comemoração da efeméride.

Modelos A. Lange & Söhne '25th Anniversary' lançados até ao momento © A. Lange & Söhne
Modelos A. Lange & Söhne ’25th Anniversary’ lançados até ao momento © A. Lange & Söhne

Obviamente, os dois mais recentes lançamentos sob a chancela das Bodas de Prata não escaparam à toada dominante – não é por acaso que a Lange & Söhne é uma fiel representante dos ideais teutónicos de consistência estética e integridade de produto. Mas, para além do visual específico criado para a série ‘25th Anniversary’, tanto o Lange 1 Moon Phase como Grand Lange 1 têm pequenos detalhes que os separam dos respetivos congéneres da coleção regular. Em particular uma determinada alusão apenas passível de ser vista através do fundo transparente…

O 'selo' das Bodas de Prata: a gravação do '25' enquadrado na janela da data sobredimensionada e preenchida a tinta azul © A. Lange & Söhne
O ‘selo’ das Bodas de Prata presente no movimento de todas as edições comemorativas: a gravação do ’25’ enquadrado na janela da data sobredimensionada e preenchida a tinta azul © A. Lange & Söhne

Lange 1 Moon Phase ‘25th Anniversary’

O sexto modelo da coleção comemorativa faz jus ao nome e coloca obviamente a lua em destaque – mas fá-lo tanto de dia como de noite. Com o lançamento do Lange 1 Moon Phase em 2017, a manufatura germânica tinha seguido uma nova abordagem na utilização das fases da lua ao combinar o ciclo lunar com a indicação dia/noite; por ocasião do 25º aniversário, essa combinação faz com que a companhia do satélite da terra se torne visível durante o dia, com a lua revelada contra um céu azul sem estrelas, e de noite, contrastando com uma abóbada celeste povoada por 383 brilhantes estrelas.

A. Lange & Söhne Lange 1 Moon Phase '25th Anniversary' © A. Lange & Söhne
Lange 1 Moon Phase ’25th Anniversary’ © A. Lange & Söhne

Ou seja, a lua mostra-se sempre num enquadramento realístico que também serve como referência do dia e da noite – o que faz com que torne mais fácil acertar as horas porque se assegura que a mudança da data seja feita corretamente à meia-noite, evitando-se que mude inadvertidamente ao meio-dia. Para mais, a combinação do disco das fases da lua com a indicação dia/noite assenta em duas camadas que tornam o cenário particularmente atraente. A base consiste num disco celestial em ouro maciço com gradação azul e o disco efetua uma rotação completa sobre o seu próprio eixo a cada 24 horas, revelando o ritmo do dia e da noite; sobre esse cenário de fundo, a lua em ouro branco protagoniza uma órbita sinódica em 29 dias, 12 horas, 44 minutos e 3 segundos com tal precisão que são precisos 122,6 anos até ser necessário proceder à correção de um dia.

Com os incontornáveis acabamentos dignos dos mais rígidos padrões de qualidade da Lange, o calibre L121.3 que equipa o Lange 1 Moon Phase é baseado no calibre genérico L121.1 do Lange 1 que foi estreado em 2015; os 70 componentes adicionais exclusivos da função das fases da lua e do indicador dia/noite foram integrados de modo tão compacto no movimento que o relógio apresenta uma espessura suplementar de somente 0,4 milímetros e mantém inalterado o diâmetro de 38,5 milímetros. O movimento de carga manual está dotado de um tambor duplo de corda com uma autonomia reforçada de 72 horas, um indicador de reserva de marcha com a indicação up/down e um dispositivo de data sobredimensionada com salto instantâneo de grande precisão. O escape, formado por um balanço dotado de uma espiral de oscilação livre, funciona com uma frequência de 21.600 alternâncias por hora.

A. Lange & Söhne Lange 1 Moon Phase '25th Anniversary' © A. Lange & Söhne
Lange 1 Moon Phase ’25th Anniversary’ © A. Lange & Söhne

Como em todos os outros modelos da coleção ‘25th Anniversary’, o Lange 1 Moon Phase está dotado de um detalhe especial no movimento: o número 25 alusivo ao aniversário surge integrado na gravação do galo do balanço que é feita à mão e preenchida com tinta azul. no que diz respeito à tipografia e ao formato, corresponde à típica data sobredimensionada da Lange que apresenta o número 25 em todas as fotografias oficiais da marca (porque o Lange 1 inaugural foi apresentado a 24 de outubro de 1994 e as fotografias foram preparadas para os jornais do dia seguinte). o mesmo número corresponde às quantidades exíguas das edições limitadas com que cada modelo de aniversário é declinado.

Grand Lange 1 ‘25th anniversary’

Essas caraterísticas decorativas também estão presentes no Grand Lange 1, o sétimo e mais recente modelo da dezena comemorativa planeada pela Lange & Söhne. Trata-se de uma versão ligeiramente maior do Lange 1 clássico – mais precisamente 2,5 milímetros maior. Com um detalhe fundamental: o facto de as proporções do seu mostrador serem ampliadas comparativamente ao original não é perceptível, a não ser que os dois modelos sejam observados um ao lado do outro.

A. Lange & Söhne Grand Lange 1 '25th Anniversary' © A. Lange & Söhne
Grand Lange 1 ’25th Anniversary’ © A. Lange & Söhne

Isso significa que o que mais deve ser destacado no Grand Lange 1 prende-se sobretudo com o que não salta à vista, pelo menos numa primeira instância. Para começar, as indicações proporcionalmente aumentadas do tempo, da data sobredimensionada e do registo da reserva de corda no seu caraterístico mostrador assimétrico estão dispostas de modo a que não haja sobreposição entre si. Isso pode parecer trivial, mas tem um impacto técnico bem mais profundo: porque os eixos dos ponteiros tiveram de ser ligeiramente deslocados para a periferia, foi necessário desenvolver um calibre especialmente feito à medida para este modelo em particular.

O calibre L095.1 de corda manual espelha a peculiar arquitetura do mostrador até ao mais pequeno pormenor. Para começar, o diâmetro maior de 34,1 milímetros permite ao movimento ter uma disposição mais compacta devido à utilização de somente um tambor de corda. desse modo, em comparação com o Lange 1; depois, a espessura da caixa apresenta-se mais fina… mas a autonomia da reserva de corda mantém-se nas 72 horas. Visível através do fundo transparente em vidro de safira, o calibre L095.1 inclui a discreta mas marcante assinatura da coleção do 25º aniversário: a gravação de um 25 enquadrado (que evoca a janela da data sobredimensionada da Lange) e preenchido a tinta azul.

A. Lange & Söhne Grand Lange 1 '25th Anniversary' © A. Lange & Söhne
Grand Lange 1 ’25th Anniversary’ © A. Lange & Söhne

Como em todos os modelos comemorativos, o mostrador em tom prateado com submostradores rebaixados do modelo comemorativo é complementado com grafismo azul e ponteiros em aço temperado e revenido a azul. Acompanhado da já habitual correia azul em pele de aligátor com fivela em ouro branco.

Ficam agora a faltar apenas três modelos comemorativos – e desafiamos o leitor a adivinhar o próximo! Qual das variantes da coleção Lange 1 será declinada na linhagem de tributo?

Caraterísticas técnicas

A. Lange & Söhne
Lange 1 Moon Phase ‘25th Anniversary’

Edição limitada a 25 exemplares com numeração do exemplar gravada.

Referência/ 192.066
Movimento/ Mecânico de corda manual, 72 horas de reserva de corda, 21.600 alt./h., calibre Lange de manufatura L121.3; decorado e assemblado à mão.
Funções/ Horas, minutos, pequenos segundos, indicador de reserva de corda, grande data, indicador das fases da Lua com indicação dia/noite integrada.
Caixa ø 38,5 mm / Ouro branco, vidro e fundo em cristal de safira.
Mostrador/ Prata maciça, argenté, ponteiros em aço temperado revestido a azul.
Bracelete/ Pele de aligátor azul escura cosida à mão com pespontos cinzentos e fivela em ouro branco.
Preço/ € 43.300

A. Lange & Söhne Lange 1 Moon Phase '25th Anniversary' © A. Lange & Söhne
Lange 1 Moon Phase ’25th Anniversary’ © A. Lange & Söhne

Características Técnicas

A. Lange & Söhne
Grand Lange 1 ‘25th Anniversary’
Edição limitada a 25 exemplares com numeração do exemplar gravada.

Referência/ 117.066
Movimento/ Mecânico de corda manual, 72 horas de reserva de corda, 21.600 alt./h., calibre Lange de manufatura L095.1.
Funções/ Horas, minutos, pequeno segundos (stop seconds), indicador de reserva de corda, grande data
Caixa Ø 41 mm/ Ouro branco. Vidro e fundo em cristal de safira.
Mostrador/ Prata maciça, argenté, ponteiros em aço temperado revestido a azul.
Bracelete/ Pele de aligátor azul escura cosida à mão com pespontos cinzentos e fivela em ouro branco.
Preço/ € 43.700

A. Lange & Söhne Grand Lange 1 '25th Anniversary' © A. Lange & Söhne
Grand Lange 1 ’25th Anniversary’ © A. Lange & Söhne

Visite o site oficial da A. Lange & Söhne para mais informações.

Continue connosco: