MB&F Thunderdome: a cúpula e o trovão

Dubai | A MB&F acaba de anunciar oficialmente o lançamento da sua nova Legacy Machine: o sensacional LM Thunderdome, uma extraordinária amálgama de talentos que reúne o virtuosismo técnico de Éric Coudray, o acabamento superlativo de Kari Voutilainen e o design de Éric Giroud sob a batuta de Max Büsser. Tivemos a oportunidade de o conhecer pessoalmente em segredo durante a Dubai Watch Week; aqui fica a apresentação… com uma pitada de Mad Max ‘para além da cúpula do trovão’.

Com o estabelecimento da sua marca MB&F em 2005, Max Büsser deu continuidade ao projeto de conceber esculturas relojoeiras de caráter radical que já havia testado com as séries anuais Opus na Harry Winston. E manteve-se acompanhado de um coletivo de geniais amigos que justificam a sigla da marca MB&F (Max Büsser & Friends), um grupo de talentosos independentes (criadores, artesãos, mestres relojoeiros) capazes de transformar a sua visão em obras-primas verdadeiramente inéditas. O novo LM Thunderdome, hoje apresentado ao mundo, é mais uma prova dessa cooperação criativa.

MB&F LM Thunderdome em platina 950 © MB&F
MB&F LM Thunderdome em platina 950 © MB&F

Um pouco como D’Artagnan e os Três Mosqueteiros, Max e os seus Friends têm combinado sinergias de modo sublime para conseguir algo mais do que a soma das partes. O projeto MB&F nasceu assente em criações relojoeiras dignas da mais pura ficção científica saídas do imaginário juvenil de Max Büsser e concretizadas inicialmente e exclusivamente em Horological Machines completamente fora da caixa. No início da presente década houve a necessidade de aplicar o conceito a um exercício mais clássico, surgindo então as Legacy Machines — com uma execução que se manteve no plano do extraordinário, mas de visual mais tradicional e apelativo a um público mais conservador. Depois do LM1, do LM2, do LM Perpetual e do LM FlyingT, o LM Thunderdome é o quinto diferente modelo (não contando com as variantes) da linha Legacy Machine e promete recolher tantos prémios quanto os seus antecessores.

MB&F LM Thunderdome em platina 950 © MB&F
MB&F LM Thunderdome em platina 950 © MB&F

O ponto de partida foi precisamente o quarto modelo — o LM FlyingT destinado a um público feminino que permitiu a Max Büsser recolher prémios um pouco por todo o lado em 2019. Com uma caixa evidentemente maior, para pulsos masculinos (44mm de diâmetro), com o vidro em abóbada e o submostrador inclinado verticalmente no ângulo ideal para encontrar o olhar do utilizador a partir do pulso. Mas com uma concepção técnica e estética completamente diferente, precisamente devido à parceria entre os mestres Éric Coudray e Kari Voutilainen, que com o conhecido designer Éric Giroud perfazem os tais ‘Três Mosqueteiros’ desta saga relojoeira. O choque entre uma corrente quente e uma corrente fria provoca tempestades de raios; a inédita parceria entre Coudray e Voutinainen promovida por Max Büsser (o D’Artagnan desta história) provocou o… Thunderdome.

Max Busser, Eric Coudray, Voutilainen e Eric Giroud

Mad Max e a cúpula do trovão

Debaixo da cúpula, o trovão — numa analogia que faz recordar a antiga canção de Tina Turner «We Don’t Need Another Hero (Thunderdome)» no filme pós apocalíptico Mad Max: Além da Cúpula do Trovão, de 1985 e também conhecido por Mad Max III. Tina Turner atualmente até vive na Suíça, mas será Max Büsser tão ‘Mad’ como isso?«Um dos muitos aspetos que me deixa incrivelmente contente acerca desta nova peça é o facto de termos juntado duas pessoas que adoro na indústria relojoeira e que são incrivelmente talentosos, têm estilos e personalidades completamente diferentes e que nunca antes tiveram a oportunidade de trabalhar em conjunto», disse o fundador da MB&F. Já agora, há mesmo um ‘mad’ envolvido na história: o nosso colega Marc-André Deschoux, conhecido no meio jornalístico precisamente como M.A.D. e responsável do canal YouTube ‘Watches.TV’, é o autor do filme sobre a peça!

Éric Coudray, oriundo da Vallée de Joux e conhecido pelo seu trabalho em alguns dos mais complexos relógios de sempre da Jaeger-LeCoultre (como o Gyrotourbillon), teve toda a liberdade para criar o mais teatral turbilhão triaxial de sempre. E criou o TriAx, com um escape rotativo de eixo triplo com duas gaiolas que permitem ver de maneira perfeita o seu funcionamento — até porque está totalmente acima do plano do mostrador. Utilizando a roda de escape fixa do sistema de escape Potter (inventado pelo relojoeiro do século XIX Albert H. Potter), é possível arriscar velocidades rotacionais superiores, mas uma roda de escape fixa com um mecanismo rotativo triaxial é algo que nunca foi feito antes devido ao seu enorme consumo de energia. O Legacy Machine Thunderdome consegue essa proeza técnica, com a parte interior a completar uma volta em oito segundos, a gaiola intermédia a efetuar uma rotação a cada 12 segundos e a gaiola exterior a fazer o mesmo mas a cada 20 segundos.

MB&F LM Thunderdome em platina 950 © MB&F
MB&F LM Thunderdome em platina 950 © MB&F

O chamado escape Potter abre mais espaço e permitiu que o balanço do LM Thunderdome assumisse uma forma hemisférica, à volta de uma espiral helicoidal para uma configuração sem precedentes na história da relojoaria. No contexto dos turbilhões triaxiais lançados nos últimos quinze anos, o Thunderdome apresenta-se mais rápido e de maiores dimensões — sendo também o de maior impacto no plano visual: como está acima do mostrador e o vidro de safira curvo é suficientemente alto, permite que seja apreciado de cima, de lado e de viés!

No que diz respeito ao fundo, e apesar do calibre de carga manual com três tambores de corda (45 horas de reserva de corda, indicadas no fundo) ter sido desenvolvido por Éric Coudray, sobressai a decoração da responsabilidade de Kari Voutilainen. O conhecido mestre finlandês radicado em Môtiers, no Val de Travers, é também um reconhecido especialista em acabamentos de superlativa qualidade e assinou a estética suave da parte traseira do movimento, com ângulos interiores limados à mão (anglage) e uma decoração serena inspirada no século XIX que contrasta com a ‘explosividade triaxial’ vanguardista acima do mostrador, incluindo um padrão em serpentina que é segredo seu.

MB&F LM Thunderdome em platina 950 © MB&F
MB&F LM Thunderdome em platina 950 © MB&F

A própria base do mostrador tem claramente a ‘assinatura’ de Kari Voutilainen, já que é exaustivamente decorado em guilloché, uma das suas especialidades.«Mesmo alguém com muitos anos de experiência na decoração de movimentos não conseguiria replicar o padrão em serpentina; só alguém com treino específico, ferramentas específicas e técnicas específicas», salienta o mestre finlandês. O mostrador propriamente dito, com os ponteiros das horas e dos minutos, está colocado verticalmente num ângulo de 58º.

MB&F LM Thunderdome em platina 950 © Miguel Seabra / Espiral do Tempo
MB&F LM Thunderdome em platina 950 © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

O LM Thunderdome é lançado inicialmente numa edição limitada de 33 exemplares em platina 950 com o mostrador guillochado azul claro, juntamente com outra edição especial de 10 peças com caixa de tântalo que comemoram o 40º aniversário do grupo de retalho da Ásia-Pacífico The Hour Glass — dos quais 5 têm um mostrador guilloché azul escuro igualmente trabalhado por Kari Voutilainen e outros 5 com mostrador estrelado em aventurina.

MB&F LM Thunderdome Tântalo mostrador guilloché azul escuro e mostrador aventurine © MB&F
MB&F LM Thunderdome Tântalo mostrador guilloché azul escuro e mostrador aventurine © MB&F

As nossas primeiras impressões

Para além da imediata recordação do filme Mad Max III e da famosa cena da cúpula do trovão que deu nome à canção de Tina Turner (a vilã no filme que perseguia Mel Gibson!) que ganhou um Golden Globe, a primeira impressão visual remete imediatamente para o LM FlyingT desvelado este ano em Basileia. A arquitetura é semelhante, mais em maiores dimensões e sobretudo com um vidro abobadado mais alto. E depois salta à vista o fascínio do aparelho rotativo concebido por Éric Coudray. A classe dos finos acabamentos de Kari Voutilainen destaca-se no fundo, mas tive um reparo a fazer no que diz respeito ao guilloché na base do mostrador: achei que, com todas as nuances e reflexos, fazia desviar o olhar do turbilhão que é o centro do relógio. Max confessou-me que tinha havido uma outra pessoa que lhe tinha dito o mesmo e que inicialmente se tinha pensado fazer uma base de mostrador mais sólida ou menos trabalhada, mas que essa opção não faria justiça à colaboração com Kari Voutilainen — cuja decoração ficaria remetida ao fundo. De qualquer modo, presumo que nas próximas variantes haverá mostradores que não darão essa impressão; isso não acontece, por exemplo, nos cinco exemplares com base de mostrador em aventurine na edição destinada aos 40 anos da The Hour Glass (que não vimos presencialmente). Pessoalmente, a minha Legacy Machine preferida mantém-se o LM Perpetual, mas o LM Thunderdome está claramente num novo patamar no que diz respeito ao conceito cooperativista por trás da MB&F.

© DR
© DR

Post Scriptum: depois de termos preparado este texto com a recordação de Mad Max e minutos antes da sua publicação, contactámos Max Büsser para saber se o filme We Don’t Need Another Hero (Thunderdome) teria tido alguma influência no batismo da sua nova obra-prima. A resposta foi concludente:«Absolutely!». Tal como a ficção científica inspirou as suas Horological Machines, também a nova Legacy Machine é influenciada pelo imaginário fantástico da juventude de Max Büsser…

Caraterísticas Técnicas

MB&F
Legacy Machine Thunderdome
| Edição limitada a 33 exemplares em platina 950 e mostrador guilloché azul claro.
| Edição limitada a 10 exemplares para o the Hour glass, em tântalo (5 exemplares com mostrador guilloché azul escuro e 5 exemplares com mostrador aventurine).

Movimento/ Mecânico de corda manual com três tambores de corda; movimento desenvolvido para a MB&F por Eric Coudray e Kari Voutilainen, 413 componentes, 21.600 alt/h, reserva de corda de 45 horas, 63 joias.
Funções/ Horas e minutos exibidos num mostrador inclinado verticalmente a 58°. Indicação de reserva de corda no verso do relógio.
Caixa Ø 44 mm / Platina 950 ou tântalo, vidro e fundo em vidro de safira com tratamento antirreflexo em ambos os lados, 22,2 mm de espessura, estanque até 30 metros.
Bracelete/ Pele de aligátor em azul, com pesponto cozido à mão e fecho de báscula em platina ou tântalo, em combinação com o material da caixa.
Preço/ 280.000 USD

Consulte o site oficial da MB&F para mais informações.

MB&F LM Thunderdome em platina 950 © MB&F
MB&F LM Thunderdome em platina 950 © MB&F

Outras leituras