Seiko Astron Solar GPS: a celebração dos 50 anos Quartz Astron

A Seiko regressa à sua casa de memórias, celebrando os 50 anos do Quartz Astron, o relógio que trouxe o quartzo para o mundo da relojoaria – e que, com isso, revolucionou o setor. Agora essa herança é recuperada com a edição de uma série de modelos especiais, entre eles os novos Astron Solar GPS. Para todos os gostos e públicos.

Os relógios revelam o tempo. E muitos deles buscam sobretudo a precisão, como fez a Seiko que, quando trouxe o quartzo para o mundo da relojoaria, causou uma revolução. Mas a história da marca é muito maior. São mais de 130 anos ao serviço de um ideal, que vai sendo relembrado através de edições especiais que, nalguns casos, recriam momentos de glória da marca. Este ano o ícone Quartz Astron comemora 50 anos de aventuras. Uma edição especial, agora apresentada, é uma forma diferente de comemorar o longo percurso iniciado em 1881 por Kintaro Hattori quando abriu uma pequena loja de relógios em Tóquio. Esta loja seria a predecessora da Seiko Corporation. O objetivo de Kintaro era produzir relógios e foi assim que acabou por abrir a fábrica de Seikosha. O nome tinha um simbolismo: Seiko significa excelente, sucesso ou miniatura. Sha significa casa. Agora a Seiko regressa à sua casa de memórias.

Kintaro Hattori © Seiko
Kintaro Hattori © Seiko

O Quartz Astron surgiu num ano de grandes acontecimentos, da ida do homem à Lua ao festival de Woodstock. E quando, no dia de Natal de 1969 foi lançado o primeiro relógio de quartzo do mundo, uma revolução relojoeira estava em marcha. Este ano, para assinalar este marco da sua história, a Seiko lança duas séries de relógios especiais que prestam homenagem ao Seiko Quartz Astron. Na linha que representa a segunda revolução do Quartzo (a do GPS Solar) protagonizada pela Seiko, a marca apresenta quatro novos modelos Astron GPS Solar que homenageiam o design e a tecnologia do modelo de 1969, reinterpretando-o para este século. Na gama Conceptual, surgem seis modelos de Edição Especial. Ecoa ainda o lema da Seiko quando o lançou nesse ano de todos os sonhos: «Um dia, todos os relógios serão feitos assim.» Recorde-se que, ao contrário do que se veio a tornar normal na indústria relojoeira, onde os relógios de quartzo são maioritariamente produzidos em massa e vendidos a preços acessíveis, o Quartz Astron de 1969 era um artigo de luxo. Com caixa em ouro de 18 quilates e uma edição de apenas 100 unidades, foi, na altura, posto à venda por 450.000 ienes, o que correspondia então ao preço de um carro.

Seiko Quartz Astron 1969 © Seiko
Seiko Quartz Astron 1969 © Seiko

Foi um longo percurso até à sua criação: a Seiko criara o Broadcast Clock, para uso em estações de transmissão de rádio. O grau de miniaturização que era necessário para chegar ao Quartz Astron de 1969, 300.000 vezes mais pequeno que o modelo de 1958 que tinha o tamanho de um armário, era uma tarefa titânica mas seria algo que viria a inspirar uma série de outras inovações tecnológicas. Outro momento marcante neste processo foi o QC-951, o primeiro cronómetro portátil com tecnologia de quartzo e elevada precisão, que foi usado nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964. No fundo, o primeiro relógio de pulso de quartzo foi possível graças a um conjunto de invenções que davam resposta aos principais desafios então colocados: tamanho, eficiência energética e resistência a choques e diferenças de temperatura. O desempenho do movimento que seria usado, era inédito para um relógio de pulso: a bateria tinha um tempo de vida superior a um ano, e uma precisão de +/- 0,2 segundos/dia e +/- 5 segundos/mês (ou seja, igual à do cronómetro QC-951 mas com 1/100 do tamanho). Por comparação, os relógios mecânicos da época apresentavam, em média, uma precisão de 20 segundos/dia. O Quartz Astron abria portas nunca ultrapassadas.

Seiko Astron GPS Solar © Seiko
Seiko Astron GPS Solar © Seiko

Daí caminhou-se para o segundo ciclo revolucionário. Em 2012 foi apresentado o primeiro Astron GPS Solar, dando-se início à segunda revolução do quartzo com uma tecnologia inovadora que permitia aos viajantes globais terem no seu pulso uma máquina do tempo capaz de se ligar à rede de satélites GPS de forma simples e rápida, para ajustar a hora e o fuso horário com uma precisão atómica. Já o novo calibre 5X53, introduzido em 2019, oferece um ajuste automático da hora e do fuso horário ainda mais rápido graças ao receptor GPS mais potente, e aos três motores que controlam os ponteiros de forma autónoma.

Seiko Astron GPS Solar: pormenor do fecho © Seiko
Seiko Astron GPS Solar: pormenor do fecho © Seiko

Agora o Quartz Astron de 1969 é homenageado com o lançamento de um modelo fiel ao orginal  – o 1969 Quartz Astron 50th Anniversary Limited Edition, SBDX002, um relógio limitado a 50 exemplares – mas também pelo seu herdeiro, o Astron Solar GPS.

Astron GPS Solar 

O design desta série comemorativa inspira-se no modelo original de 1969, com o formato de caixa abaulado, o bisel estreito e as asas de ligação à bracelete largas. O corte das laterais permite dar um perfil mais esguio e conferir uma estética mais elegante, remetendo-nos para o estilo clássico do Quartz Astron de há 50 anos. Esta série comemorativa inclui uma edição limitada e numerada de 1.500 peças, apresentada num estojo especial com uma bracelete adicional em silicone. São vários os elementos que celebram a primeira geração Astron: para além das linhas comuns aos outros modelos, esta edição inclui um bisel em cerâmica de zircónia com 50 facetas, uma referência aos 50 anos do aniversário, assim como indexes e ponteiros com a forma de cristais de quartzo. Cada modelo tem o número de série e o número de edição limitada na tampa, onde se pode ver uma gravação especial alusiva à efeméride que assinala. Além desta série, está disponível uma série de seis modelos Special Edition que prestam homenagem ao modelo de 1969. Três pares de relógios: dois cronógrafos masculinos; um conjunto de modelos femininos; e um conjunto de relógios para homem e senhora. Em tons de dourado ou preto, todos com um padrão no mostrador inspirado no símbolo usado pela Seiko desde há décadas para identificar o movimento de quartzo. Neste caso é o símbolo para um único cristal de quartzo. O verso de caixa nos seis modelos é gravado com a inscrição “Quartz Watch 50th Anniversary Special Edition”.

As duas séries de relógios comemorativos recuperam uma era de ouro da Seiko, que acabou por alterar muitos dos conceitos da indústria relojoeira. São peças para diferentes gostos e com preços diferenciados. Formas diferentes de celebrar uma data inesquecível.

Aqui deixamos as características técnicas de alguns dos modelos. Visite o site oficial da Seiko para mais informações.

Estojo especial para a edição limitada e numerada © Seiko
Estojo especial para a edição limitada e numerada de 1500 exemplares © Seiko

Caraterísticas técnicas

Seiko
Astron GPS Solar Duplo Fuso Horário, Calibre 5X53
Edição Limitada e Numerada de 1.500 peças com bracelete adicional em silicone (SSH023)

Seiko Astron SSH019J1 © Seiko
Seiko Astron GPS Solar SSH019J1 © Seiko
Seiko Astron © Seiko
Seiko Astron GPS Solar SSH023J1 e SSH024J1 © Seiko
Seiko Astron SSH021J1 © Seiko
Seiko Astron GPS Solar SSH021J1 © Seiko

Calibre/ 5X53.
Funções/ Horas, minutos, segundos, e fases da Lua.
Caixa Ø 41,4mm e bracelete / Aço inoxidável com revestimento super-rígido (SSH019; 021); em aço inoxidável com revestimento super-rígido negro (SSH023); caixa em aço inoxidável com revestimento super-rígido em tom rose gold (SSH024); bisel em cerâmica de zircónia (SSH023); vidro de safira com dupla curvatura e revestimento super-transparente; tampa de rosca. Estanque até 100 metros.
Altura da caixa/ 13,3mm (SSH019, 021, 024) / 13,5mm (SSH023)
Bracelete/ Bracelete adicional em silicone (SSH023); fecho de báscula triplo com botão de segurança e sistema de ajuste fácil do comprimento (SSH019, 021, 023); bracelete em silicone (SSH024);
Resistência magnética/ 4,800 A/m.
Preço/ € 2.000 (SSH019/21/24) |€ 2.600 (SSH024).

Outras leituras