Vacheron Constantin Overseas Dual Time: companheiro de viagem

François Constantin, em pleno século XIX, era um viajante destemido. Queria conhecer mundo e, ao mesmo tempo, desejava que este conhecesse os relógios da Vacheron Constantin. Tinha uma visão além-mar. Isso levou-o às terras mais distantes. Todo esse conceito de descoberta sem fronteiras ficou para sempre gravado na filosofia da marca. A sua coleção Overseas, criada em 1996 e reinventada em 2016, simboliza toda esta conexão. Não surpreende, por isso, que o novo Overseas Duplo Fuso Horário faça jus a este passado de aventuras e descobertas. Juntando ao tentador universo dos relógios desportivos de luxo a sua conhecida elegância, legibilidade e funcionalidade, como sempre foi visível no seu sistema de braceletes permutáveis e fechos confortáveis.

Não é um acaso a Vacheron Constantin ter uma coleção como a Overseas. Tem a ver com o seu passado e também com a sua presença num grupo restrito de criadores de relógios desportivos de luxo, onde se incluem a Patek Philippe, com o Nautilus e a Audemars Piguet, com o Royal Oak. Cada um com as suas caraterístas muito próprias, é claro. A Overseas tem as suas raízes no lançamento, em 1977, do modelo 222, introduzido para marcar o 222º aniversário da marca, e que foi a grande inspiração para a colecção que despontaria em 1996. Agora o Vacheron Constantin Overseas Duplo Fuso Horário surge numa nova versão em aço, com mostrador preto, um contraste muito atraente. Vem equipado com o movimento de carga automática da manufatura 5110 DT, e traz-nos a possibilidade de leitura simultânea de dois fusos horários, bem como as indicações de data dia/noite. O primeiro fuso horário, que é complementado com a data localizada num submostrador às 6 horas, apresenta a hora local através de três ponteiros; já o segundo fuso horário, que nos apresenta aquilo que designamos como a hora “de casa” e que está sincronizada com o indicador dia/noite, surge através do quarto ponteiro com ponta de seta vermelha. Para uma fácil utilização, todas estas funções são ajustáveis através da coroa (no caso dos fusos horários), e do pulsador (no caso da data), e impulsionadas pelo calibre de carga automática da manufatura 5110 DT, equipado com uma reserva de marcha de 60 horas. Este novo modelo dispõe de um sóbrio mostrador preto lacado, que garante uma muito boa legibilidade, e ainda três braceletes/correias permutáveis, de aço, pele de aligátor e borracha.

© Vacheron Constantin
© Vacheron Constantin

Já conhecíamos o modelo Overseas Duplo Fuso Horário desde 2018 e agora ele surge com alterações que o tornam ainda mais estimulante, a começar por ser uma nova versão em aço com mostrador preto. Tem tudo a ver com o espírito do viajante que a Vacheron Constantin privilegia e que o duplo fuso horário acaba por reflectir. A elegância não cede espaço face à utilidade, nem vice-versa. Antes, os dois princípios encontram-se de forma a extrair do relógio todas as suas qualidades. As qualidades técnicas são as esperadas. E a legibilidade do novo disco preto, a facilidade e simplicidade como se podem ajustar as funções, a que acresce a comodidade de utilização (as três braceletes/correias permutáveis são fulcrais neste aspecto) são valores seguros para o viajante que se desloca com regularidade para fora de portas.

Calibre © Vacheron Constantin
Calibre 5110 DT © Vacheron Constantin

Central, neste relógio, é o calibre de Manufatura 5110 DT, uma derivação do anterior 5100. Distingue-se por uma razão fácil de perceber: permite a leitura simultânea de dois fusos horários, garante a possibilidade de, por exemplo, se estar a par da hora local e da hora “de casa”, algo que é sempre muito útil para o viajante. Ou seja, para além das indicações tradicionais de hora local a partir dos ponteiros centrais, existe ainda um quarto ponteiro, que termina numa ponta de seta vermelha, e que nos indica a hora “de casa”, combinado com um indicador dia/noite. O ponteiro da data que se observa num sector às 6 horas, está sincronizado com a hora local, e ajusta-se com um pulsador. E as duas zonas de 12 horas ajustam-se em ambas as direções através da coroa. Funcionando a uma frequência de 4 Hz (28.800 alternâncias por hora), este calibre 5110 DT, composto por 234 peças, dispõe de uma muito interessante reserva de marcha de 60 horas, graças aos dois barriletes que se carregam através da massa oscilante de ouro de 22 quilates, adornada com uma rosa-dos-ventos e visível através do fundo transparente de cristal de safira.

A legibilidade é algo fundamental num relógio desportivo. E a Vacheron Constantin tem, na sua coleção Overseas, consciência disso. Daí que este novo modelo dê uma especial atenção a esse aspecto. Destaque-se desde logo o novo mostrador translúcido preto lacado, onde o contraste dos indicadores, dos marcadores horários facetados e dos ponteiros em ouro de 18 quilates com material luminescente, são pensados num contexto de visibilidade fácil. Sendo um relógio-instrumento de alta precisão, os criadores adicionaram uma escala dupla de minutos e segundos à volta do perímetro. Na caixa em aço de 41 milímetros, caraterística emblemática da coleção com bisel hexagonal, a coroa e o pulsador da data são roscados, para garantir a estanqueidade do relógio a 150 metros de profundidade. Este Overseas duplo fuso horário aposta forte em ser um relógio com personalidade forte, como convém num modelo desportivo, e, ao mesmo tempo, disponibiliza a possibilidade de cada proprietário poder dar-lhe um toque verdadeiramente pessoal, através da possibilidade de seleccionar uma das suas três braceletes/correias intercambiáveis. Sem necessidade de utilizar algum tipo de ferramenta, este relógio pode usar-se com uma bracelete em aço de elos com acabamentos polidos e acetinados, inspirados na Cruz de Malta, ou opcionalmente, com correias de borracha ou de pele de aligátor. Permitindo que cada um lhe dê o seu cunho pessoal. O espírito das viagens caminha por aqui.

© Vacheron Constantin
© Vacheron Constantin

Considerações Finais

Um companheiro de viagens, poderíamos assim definir, sem grandes problemas este Vacheron Constantin Overseas Duplo Fuso Horário. Se está pensado para quem, com facilidade, percorre locais onde se tem de conviver com diferenças horárias face à da sua residência habitual, é mais do que isso. É um sólido relógio desportivo que pode ser utilizado no dia-a-dia, em ambientes mais urbanos. Conjuga, como os bons relógios desportivos de luxo, as qualidades de um movimento de Alta Relojoaria, com uma sólida e vistosa caixa de aço, e uma elegância indisfarçável. Ou seja há aqui sofisticação desportiva. E que pode ser um auxiliar precioso nas actividades de lazer. A excelente legibilidade é um dos seus trunfos fortes, tal como as três braceletes/correias permutáveis, que permitem ao detentor do relógio dar-lhe o seu toque pessoal. O mostrador preto fornece também um contraste muito elegante com a caixa de aço, o que lhe confere um poder muito assinalável no pulso.

Caraterísticas Técnicas

Vacheron Constantin
Overseas Dual Time
Relógio distinguido com a Punção de Genebra.

Referência/ 7900/110A-B546
Movimento/ Cronógrafo mecânico de corda automática, Calibre 5110 DT, desenvolvido e produzido pela Vacheron Constantin; 4Hz (28.800 alt/h), 60h de reserva de corda, 37 rubis.
Funções/ Hora, minutos e segundos centrais; Segundo fuso horário, configurado através da coroa; Indicação dia/noite (AM/PM) situada às 9 horas, sincronizada com a hora de origem; Data às 6 horas, sincronizada com a hora local, configurada mediante pulsador.
Caixa Ø 41 mm / Aço inoxidável; Aro de encaixe em fero doce que garante a protecção antimagnética; Com coroa de rosca, pulsadores bloqueados mediante rosca (um quarto de volta); Fundo em vidro de safira transparente. Estanque até 150 metros.
Mostrador/ Translúcido, lacado em tons pretos, base acetinada com efeitos de raio de sol e friso com acabamento aveludado; Índices horários aplicados e ponteiros de horas e minutos em ouro branco de 18 kt realçados com material luminescente branco
Bracelete/ Aço, com elos polidos e desbastados em forma de meia Cruz de Malta; Segunda correia de pele preta de aligátor, com forro de nobuck preto e efeito microperfurado, cosida à mão, com grandes escamas quadradas. Terceira correia em cauchu preto;

Bracelete em aço fechado com triplo fecho de báscula; Entregue ainda com outro triplo fecho de báscula em aço inoxidável com um sistema intercambiável patenteado, compatível com as duas correias adicionais.
Preço/ € 25.000

Vacheron Constantin Overseas Dual Time © Vacheron Constantin
Vacheron Constantin Overseas Dual Time © Vacheron Constantin

Visite o site oficial da Vacheron Constantin para mais informações.

Outras leituras