Raymond Weil enriquece Millesime com mostradores ‘tuxedo’

A linha que deu uma nova dimensão à Raymond Weil ganha uma dimensão suplementar com três mostradores da tipologia ‘tuxedo’, reforçando o estilo vintage da coleção.

Quando, no final de 2024, Elie Bernheim esteve em Lisboa para o Encontro Espiral do Tempo x Raymond Weil no Palácio do Grilo, concedeu-nos uma longa entrevista na qual explicou os fundamentos da linha Millesime — reforçando a ideia de que tudo começou a partir do conceito de sector dial, esse tipo de mostrador setorial tão utilizado antigamente e que serviu de inspiração rétro ideal. Três anos após o lançamento da linha Millésime e no ano do seu 50º aniversário, a Raymond Weil anunciou a adição de mais três variantes Millesime Small Seconds que reforçam ainda mais essa noção de sector dial. E nós fomos vê-los à sede da marca, em Genebra.

homem de preto à frente do edificio que serve de sede à Raymond Weil em Genebra
Jérémie Bernheim, Chief Marketing Officer da Raymond Weil, à porta da sede da marca em Genebra | Foto: Miguel Seabra/Espiral do Tempo

Esses novos mostradores também são setoriais (afinal de contas, trata-se de um elemento de estilo indissociável da linha Millesime) mas dispensam as linhas crosshair ao centro e utilizam algarismos árabes numa base mais contrastante. O modelo de mostrador branco e preto exemplifica perfeitamente esse contraste e é evocativo de um período Art Déco no qual a tipologia era mais frequente, reforçando a já de si nostálgica aura do Millesime. Tais mostradores ficaram conhecidos por Tuxedo Dials devido ao uso do preto e do branco, sendo que ‘tuxedo’ é a expressão anglo-saxónica utilizada para definir o traje masculino de gala que costumamos apelidar de… ‘smoking’ (ironicamente, uma diferente expressão anglófona). Curiosamente, quase em simultâneo, também a Oris lançou um Big Crown Pointer Date com semelhante inspiração.

Relógio Raymond Weil Tuxedo Dial com mostrador em setores de tons azuis escuros Raymond Weil Millesime Small Seconds Tuxedo Dial em azul e preto
Preto no branco: a linha Millesime adotou a tipologia de mostrador ‘tuxedo’ | Foto: Raymond Weil

Mas a Raymond Weil não se confinou ao branco e ao preto. Esticou o conceito para mais duas versões, uma delas combinando o bordeaux com o branco e a outra associando o azul ao preto. Juntas, formam o trio de mostradores ‘tuxedo’ que vem dar uma nova dimensão à linha Millesime — depois de uma bonita versão regular castanha com fases da lua e caixa plaqué ouro rosa que foi lançada há escassas semanas e que também tivemos a oportunidade de fotografar.

Passado atualizado

Como nos disse Elie Bernheim, atual CEO da Raymond Weil e neto do fundador, aquando da sua visita em 2024, o Millesime não é um relógio inspirado em qualquer modelo retirado do acervo da marca. É um exercício de estilo retrospetivo interpretado ao modo contemporâneo. O modelo inaugural, com mostrador prateado com pequenos segundos numa caixa de 39mm, ganhou o prémio Challenge no Grand Prix d’Horlogerie de 2023 e não só fez o interesse pela marca subir como transformou o Millesime num êxito comercial.

Raymond Weil Millesime Small Seconds no pulso
Um favorito da linha Millesime lançado no final de 2025 com um mostrador de ‘prata antiga’ | Foto: Miguel Seabra/Espiral do Tempo

Desde então, a linha Millesime foi enriquecida com uma alternativa mais compacta de 35mm, variantes cronográficas de 39mm e modelos de 39mm dotados de segundos centrais ou fases da lua — entre caixas em aço e plaqué ouro com correias de pele ou braceletes metálicas, num total de 44 referências. Após a diversidade já vista no Watches and Wonders do ano passado, o recente lançamento dos novos mostradores ‘tuxedo’ mostra que a marca genebrina não se quer deixar adormecer sobre os louros… sobretudo porque o ano de 2026 é verdadeiramente especial: para além de comemorar meio século de vida, está prestes a inaugurar a sua primeira boutique própria no centro histórico de Genebra.

loja Raymond Weil no centro histórico de Genebra
A boutique Raymond Weil que irá abrir brevemente no centro histórico de Genebra | Foto: DR

O novo trio de Millesime Small Seconds de 39 mm com mostradores ‘tuxedo’ é mesmo estiloso, como tivemos a oportunidade de o constatar na própria sede da Raymond Weil no bairro de Lancy — na companhia de Jérémie Bernheim, Chief Marketing Officer da marca e primo do CEO Elie Bernheim.

dois Raymond Weil Millesime Small Seconds Tuxedo Dial e homem sentado
Os novos modelos foram-nos apresentados por Jérémie Bernheim | Foto: Miguel Seabra/Espiral do Tempo

Estrutura conhecida

A nova variante disponível em três mostradores assenta na mesma plataforma do relógio que estreou a coleção — um diâmetro bem contemporâneo de 39mm, mas com o perfume estético de outrora; a espessura de 10,25mm é controlada e acaba por servir bem a proporcionalidade relativamente ao diâmetro, parece mais fina devido aos subterfúgios de construção que dão a ideia de ser mais delgada do que é.

Relógio Raymond Weil Tuxedo Dial com mostrador em setores brancos e grená Raymond Weil Millesime Small Seconds Tuxedo Dial em bordeaux e branco
Fundo do relógio Raymond Weil Tuxedo Dial
Raymond Weil Millesime Small Seconds Tuxedo Dial em branco e preto
Os três modelos Millesime Small Seconds Tuxedo Dial | Fotos: Raymond Weil

Essa construção da caixa é clássica, com as suas três partes (luneta, segmento médio e fundo) e um vidro de safira do tipo glassbox. O acabamento também é esmerado e sobretudo adequado ao espírito da linha Millesime, com uma combinação que alterna superfícies escovadas e detalhes polidos — sendo um excelente exemplo disso a luneta, que exibe uma bela mistura de superfícies escovadas verticalmente e polidas no chanfro lateral. As asas são elegantes e curtas, com uma ponta arredondada e um orifício que facilita a troca da correia/bracelete. No que diz respeito à vestibilidade, nada mudou em relação ao Millesime Small Seconds original: coroa de pressão, fundo da caixa roscado com vidro de safira e resistência à água de 50 metros.

Três relógios Raymond Weil Tuxedo Dials Raymond Weil Millesime Small Seconds Tuxedo Dial
Relógio Raymond Weil Tuxedo Dial com mostrador branco e preto num pulso Raymond Weil Millesime Small Seconds Tuxedo Dial em branco e preto
Detalhe do mostrador do relógio Raymond Weil Tuxedo Dial com mostrador em setores de tons azuis escuros Raymond Weil Millesime Small Seconds Tuxedo Dial em azul e preto
Branco, preto, bordeaux e azul são as cores dominantes dos novos Millesime Small Seconds | Fotos: Raymond Weil

Relativamente às correias de pele, concebidas exclusivamente pelo prestigiado fornecedor austríaco Hirsch, apresentam-se flexíveis e confortáveis ​​logo desde o início — o que nem sempre acontece com correias de couro que, por serem novas, apresentam ainda alguma rigidez. São complementadas por uma fivela personalizada; em alternativa, estão também disponíveis as braceletes metálicas de cinco elos que fazem igualmente parte da linha Millesime.

Smoking/No Smoking

Mas a razão de ser dos novos modelos Millesime é mesmo o caraterístico mostrador — inspirado nos mostradores clássicos de estilo ‘tuxedo’ e no período Art Déco. Tal como sucede num ‘tuxedo’ (ou ‘smoking’, em português anglófono!) que evidencia um contraste de cores evidente que é geralmente assente num fato preto e numa camisa branca, um mostrador ‘tuxedo’ ostenta um anel de horas contrastante.

Raymond Weil Millesime Small Seconds Tuxedo Dial em bordeaux e branco
A surpreendente versão de mostrador cor de vinho | Foto: Miguel Seabra/Espiral do Tempo

O estilo bicolor dos mostradores ‘tuxedo’ é reinterpretado pela Raymond Weil em três elegantes versões que acentuam a sua vocação setorial. A mais clássica das versões alterna o branco opalino dominante com um anel preto das horas. As restantes duas têm fundo mais escuro. Uma é dominada por um tom avermelhado cor de vinho que alterna com o anel das horas branco opalino. A outra apresenta um contraste mais subtil, com o azul meia-noite a ser acompanhado de um anel preto. Todas elas com as linhas crosshair centrais que fazem parte do conceito Millesime desde o início. A grande diferença relativamente a modelos prévios é a utilização de algarismos das horas luminescentes, em vez de índices em bastão. O submostrador dos pequenos segundos, posicionado às 6 horas, mantém o design Art Déco com escala ferroviária.

Relógio Raymond Weil Tuxedo Dial com mostrador em setores de tons azuis escuros num pulso Raymond Weil Millesime Small Seconds Tuxedo Dial em azul e preto
A versão de mostrador menos contrastante conjuga o azul escuro com o preto | Foto: Raymond Weil

No plano mecânico, os novos Millesime Small Seconds ‘Tuxedo Dial’ são motorizados pelo robusto calibre automático Sellita SW261-1, uma variante de pequenos segundos do SW200. A Raymond Weil tem uma estreita relação institucional com a Sellita, que já resultou na conceção de calibres exclusivos. O movimento SW261-1 de 4Hz com reserva de marcha de 41 horas utilizado nos Millesime Small Seconds ‘Tuxedo Dial’ apresenta pontes foscas e uma massa oscilante de acabamento escovado que é esqueletizada com um W alusivo à marca.

Relógio Raymond Weil Tuxedo Dial com mostrador em setores brancos e grená num pulso Raymond Weil Millesime Small Seconds Tuxedo Dial em bordeaux e branco
O fundo transparente revela o Calibre SW261-1 com massa oscilante personalizada | Foto: Raymond Weil

As três referências que apresentamos passam a integrar o catálogo regular da Raymond Weil e têm todas o mesmo preço de 2.075 CHF, 2.250 EUR ou 2.295 USD (o mesmo nível de preço dos mostradores ‘normais’).

Para mais detalhes, vale a pena visitar o website oficial da marca em www.raymond-weil.com.

Algumas caraterísticas técnicas:

Raymond Weil
Millesime Small Seconds ‘Tuxedo Dial’

Referências | 930-STC-05642 (branco); 2930-STC-05502 (azul); 2930-STC-05450 (bordeaux)
Ano de lançamento | 2026

Raymond Weil Tuxedo Dial em branco e preto Raymond Weil Millesime Small Seconds Tuxedo Dial em branco e preto

Movimento | Mecânico de corda automática, Calibre SW261-1 da Sellita; 41h de reserva de carga; 28.800 alternâncias/hora; massa oscilante personalizada.
Funções | Horas, minutos, pequenos segundos.
Caixa ø 39mm | Aço inoxidável, multipeças. Vidro de safira superior tipo glassbox, fundo de rosca transparente em vidro de safira. Estanque até 5 bar.
Bracelete | Correia de pele com fivela em aço.
Preço | 2.250 €

Continue connosco: