Rolex GMT-Master II: o regresso do ouro amarelo

Numa altura em que vamos caminhando para o final de 2023, relembramos as duas novas versões em ouro amarelo do GMT-Master II apresentadas este ano pela Rolex. E as novas versões são o mote para compreender melhor tão carismático relógio de pulso.

Recuemos no tempo e ao que nos contam. Nos anos 1950 a Rolex lançava o GMT-Master, um relógio criado para permitir aos pilotos de aviação comercial a leitura simultânea de dois fusos horários durante as suas travessias. Criado em parceria com transportadora aérea Pan American Airlines (Pan Am), o GMT-Master foi ganhando estatuto devido às suas funcionalidades e estética inconfundível. Inicialmente foi apresentado numa caixa Oyster de 38mm em aço, moldura de um mostrador com data ampliada pela lupa no vidro – a conhecida Cyclops que tinha sido apresentada anteriormente pela Rolex. Os outros traços distintivos principais eram a luneta rotativa de 24 horas e o ponteiro ‘Mercedes’ das horas.

Um vídeo que mostra como acertar o GMT-Master II, neste caso um modelo que evoca a herança das versões conhecidas como «Root Beer» | © Rolex

A luneta do primeiro GMT-Master tinha um disco bicolor azul e vermelho, cores da Pan Am. A metade inferior era relativa às horas diurnas e a superior às horas noturnas. Depois, foram surgindo diversas combinações cromáticas, umas mais carismáticas que outras, sem esquecer versões de uma só cor. E era a luneta que permitia considerar a leitura de um segundo tempo: bastava girá-la e acertá-la com o segundo ponteiro das horas de acordo com o fuso horário desejado. Em 1982, a Rolex apresentou o GMT-Master II — uma evolução dos GMT-Master equipada com um novo calibre, que dava independência de acerto aos dois ponteiros das horas.

A nova referência 126713 GRNR combina aço Oystersteel e ouro amarelo | © Rolex

Assim, era possível saber o tempo em dois fusos horários, considerando um terceiro ainda através da rotação da luneta – tal como hoje acontece. Posteriormente, outras alterações como a introdução de vidro de safira, mostrador brilhante, indexes debruados a ouro branco, alteração rápida da data e caixa mais espessa foram fazendo parte do pacote.

Quanto ao anel da luneta caraterística do GMT-Master e do GMT-Master II, também teve uma evolução marcante na estética do conjunto. Depois do uso de baquelite e do alumínio, seguiu-se, em 2005, a Cerachrom, um material cerâmico de alta tecnologia, produzido pela Rolex, que se distinguia pela elevada resistência aos riscos, cores intensas e inalteráveis, bem como resistência à corrosão. É este o material ainda hoje usado na linhagem GMT-Master II.

Novidade 2023: a referência 126718 GRNR em ouro amarelo com luneta bicolor preta e cinzenta | © Rolex

Em 2013, surge o primeiro GMT-Master II com luneta bicolor neste material. Mais uma etapa marcante e um feito revolucionário, tendo em conta o facto de se tratar de um anel monobloco com perfeita divisão de cores. Este modelo acabaria por ser batizado por aficionados como «Batman», devido ao cromatismo azul e preto. E, em 2014, era recuperada a combinação azul e vermelha do original GMT-Master, conhecida por «Pepsi», numa primeira versão em ouro branco.

Ouro amarelo, luneta em preto e cinzento, bracelete Jubilee: a fórmula de sucesso para o GMT-Master II de 2023 | © Rolex

Em 2018, surgia numa variante em aço Oystersteel com bracelete Jubilee de cinco elos. Estes lançamentos foram marcantes pela sua ligação ao passado, até porque ao longo dos tempos existiram inúmeras variações GMT-Master que fazem hoje as delícias de colecionadores, tendo em conta as especificidades de cada uma. Aqui revisitámos muito rapidamente a história, sem afunilar, porque queríamos apenas deixar bem claro que os novos GMT-Master II são mais uma etapa com algo de novo.

Os novos GMT-Master II

Entre as novidades apresentadas em 2023 pela Rolex – e para além de outros lançamentos muito marcantes –, a linhagem GMT-Master II acabou por passar relativamente discreta, apesar de ter sido complementada com duas interessantes versões.

Os novos GMT-Master II da Rolex | © Rolex

Em traços gerais, a novidade nos relógios lançados passa pela aposta no ouro amarelo — um regresso à coleção — e pelo disco graduado da luneta em Cerachrom monobloco com uma dupla de cores inédita: cinzento e preto. Aliás, o cinzento é mesmo uma cor usada pela primeira vez pela marca nos anéis Cerachrom. Eis o tal elemento novo de que falámos atrás.

Temos assim duas referências recentes que usam o ouro amarelo de maneira diferente: a referência 126713 GRNR combina aço Oystersteel e ouro amarelo – combinação designada de Rolesor – e a referência 126718 GRNR surge totalmente em ouro amarelo. Ambas as versões mantêm a caixa Oyster de 40mm e ambas as versões têm o disco com a tal inédita combinação de cores. No mostrador preto, o nome «GMT-Master II» surge em tom ‘amarelo-pó’ e a data é ampliada pela caraterística lupa Cyclops.

A nova referência 126713 GRNR combina aço Oystersteel e ouro amarelo | © Rolex

Em ouro, os indexes aplicados e ponteiros têm revestimento luminescente Chromalight. Depois, o ouro descobre-se ainda nos algarismos moldados da luneta, ali depositado através da técnica de PVD (Physical Vapor Deposition). Para complementar, os novos GMT-Master II estão equipados com bracelete Jubilee (até tempos mais recentes, a linha Professional usava exclusivamente braceletes Oyster), com fecho de báscula Oysterlock e sistema de extensão rápida Easylink. Na versão Rolesor, o ouro amarelo fica reservado para os três elos centrais.

A bracelete Jubilee da nova referência 126718 GRNR em ouro amarelo | © Rolex

No interior, vive o Calibre 3285 com escape Chronergy e 70 horas de reserva de corda, que permite indicar as horas, os minutos e os segundos, bem como a data e um segundo fuso horário através de um ponteiro adicional triangular. Tal como todos os relógios da Rolex, os novos modelos têm certificação interna Superlative Chronometer, garantia pela marca de um excelente desempenho.

O escape Chronergy explicado pela Rolex | © Rolex

Algumas caraterísticas técnicas:

Rolex
Oyster Perpetual GMT-Master II

Ano de lançamento | 2023
Referências | 126718 GRNR (ouro amarelo); 126713 GRNR (Rolesor)

Movimento | Corda automática com microrrotor, 48 horas de reserva de corda, 28.800 alt/h (4 Hz), 33 rubis.
Funções | Horas, minutos e segundos no centro. Hora local por ponteiros tradicionais, ajuste do ponteiro das horas rápido e independente. Hora de referência por ponteiro adicional 24 horas. Data instantânea na posição das 3 horas. Correção segura através do ponteiro das horas. Stop-seconds para acerto preciso da hora.
Caixa Ø 40mm |  Oyster em aço Oystersteel e ouro amarelo (Rolesor amarelo) ou em ouro amarelo. Luneta rotativa bidirecional em ouro amarelo, giratória com disco Cerachrom monobloco graduado. Coroa de rosca Triplock. Vidro de safira com tratamento antirreflexos e lupa Cyclops. Estanque até 100 metros.
Mostrador | Preto, lacado. Indexes e ponteiros em ouro amarelo de 18 quilates, Chromalight de alta legibilidade.
Bracelete | Jubilee (5 fileiras), elos maciços. Elementos centrais polidos
em ouro amarelo, elementos laterais acetinados em aço Oystersteel com cantos polidos (Rolesor amarelo). Fecho de segurança desdobrável
Oysterlock. Sistema de extensão rápida Easylink (aprox. 5 mm).
Preços |  16.700 € (Oystersteel e ouro amarelo); 39.400 € (ouro amarelo).

Visite o site oficial da Rolex para mais informações.

Continue connosco: