Prestes a cumprir o seu 40º aniversário, a gama Aquaracer sofreu uma profunda renovação. Para já, foram apresentados sete novas referências e uma edição limitada — mas aguardam-se novos desenvolvimentos para breve. Afinal de contas, trata-se da linha bestseller da TAG Heuer.
Nos primeiros meses de 2021, a TAG Heuer apresentou várias novidades mais direcionadas para os aficionados saudosistas com diversos modelos inspirados nos históricos Heuer — sendo particularmente apreciadas as versões do Monaco e do Carrera de 39mm com mostrador verde. Mas, no plano da sua estratégia comercial e de estruturação do catálogo, o mais importante lançamento foi o da renovada linha Aquaracer, desvelada no âmbito da feira digital Watches & Wonders.
Com o CEO Frédéric Arnault como anfitrião, a apresentação contou com o diretor criativo Guy Bove na explicação dos novos detalhes de design adotados e com o diretor de património Nicholas Biebuyck para a necessária perspetiva histórica. Apesar de ser historicamente mais recente do que outras que saltaram para a lenda nos anos 60 (Carrera, Monaco, Autavia), mesmo assim a linha Aquaracer está prestes a cumprir quatro décadas de vida — desde que, em 1982, Jack Heuer lançou uma coleção específica com caraterísticas de mergulho para complementar os seus famosos cronógrafos.
A linha Aquaracer é uma das sete que atualmente compõem o catálogo da TAG Heuer, juntamente com as gamas Carrera, Monaco, Formula One, Link, Connected e as edições especiais denominadas Heuer Heritage que reinterpretam de maneira mais aproximada alguns modelos históricos da marca fundada por Edouard Heuer em 1860. A caminho do seu 40º aniversário, a linha Aquaracer é, de todas, a que durante mais tempo se manteve em produção contínua no catálogo da TAG Heuer e a recente atualização promete prolongar a sua vida durante muitos mais e bons anos.
Com a designação Aquaracer Professional 300, a nova geração apresenta uma estética mais estilizada, assente sobretudo na luneta facetada — e reinterpretando de uma nova maneira as seis caraterísticas implementadas no início da década de 90, quando a TAG Heuer fomentou uma política para todos os seus exemplares que então denominou ‘Six Features’ e que ajudou a cimentar o seu estatuto de ‘Professional Sports Watches’. Essas ‘Seis Caraterísticas’ foram estreadas precisamente com o advento da Série 2000 (pré-Aquaracer) em 1982 e incluíam estanqueidade até 200 metros; coroa de rosca; fecho de segurança dupla nas braceletes de aço; luneta rotativa unidirecional; vidro de safira; e luminescência nos indexes e ponteiros. Essas seis caraterísticas eram a base do design de todos os modelos TAG Heuer da altura (cerca de 1990) e mantêm-se na linha Aquaracer, embora melhoradas — como é o caso da estanqueidade, aumentada para um mínimo de 300 metros.
Esses 300 metros surgem também na nomenclatura da nova geração Aquaracer, dominada visualmente pela caraterística luneta octogonal — com inserção em cerâmica dotada de números gravados e que lateralmente apresenta ranhuras para uma aderência otimizada. O mecanismo de rotação unidirecional surge mais suave mas mantendo grande precisão. A geometria do conjunto é acentuada pela coroa dodecagonal (com protetores de coroa mais arredondados, inspirados pela histórica Ref. 844) e transfere-se depois para o mostrador, que inclui oito marcadores octogonais das horas.
O novo Aquaracer tem também um ponteiro das horas mais largo, com formato espada, complementado por um ponteiro de minutos esguio para maior distinção entre as horas e os minutos — que ainda é potenciada pelo uso de SuperLumiNova verde para o ponteiro das horas e marcadores das horas, e Super-LumiNova azul para o ponteiro dos minutos. A passagem da janela da data para as seis horas revela-se como uma das principais (senão a maior) alterações estéticas, acentuada pela inclusão de uma lupa no vidro de safira que torna a leitura da data mais evidente de todos os ângulos — seja nas específicas condições de luz em mergulho de profundidade, seja em qualquer outra circunstância de vida comum. Porque os relógios da tipologia de mergulho há já décadas que estão entre os mais populares na utilização normal do dia a dia, tanto no campo como na cidade, sem nunca perder a sua inspiração aquática.
Também para acompanhar essa maior versatilidade de utilização, a equipa de designers liderada por Guy Bove tornou o perfil da caixa mais leve e elegante, graças a uma arquitetura mais ergonómica – incluindo asas mais curtas e arestas aparadas com acabamento polido para dar um toque suplementar de sofisticação. O fundo de padrão hexagonal apresenta a inevitável gravação do escafandro que se tornou na assinatura da linha Aquaracer, mas também mais estilizado e com um capacete de doze facetas para evocar a acentuada geometria da nova geração.
Sete referências
Para começar, a nova geração do Aquaracer é composta por sete referências — entre dois tamanhos (43mm e 36mm) e cinco mostradores, sendo que um deles pertence a uma edição limitada a somente 844 exemplares que imediatamente capturou o imaginário dos aficionados: o Aquaracer Professional 300 Tribute to Ref. 844 com caixa de 43mm em titânio, dotado de uma bracelete em cauchu própria e com luminescência creme a acompanhar uma série de detalhes de reminiscência histórica alusivas ao lendário modelo de mergulho de 1978.
Obviamente, uma cobiçada tiragem de apenas 844 peças para todo o mundo significa que será muito difícil ao comprador comum conseguir um exemplar — é precioso muita pesquisa e alguma sorte. De resto, a coleção regular inclui uma variante em titânio com mostrador e luneta verde existente apenas no formato de 43mm e depois há três versões comuns aos dois tamanhos: mostrador e luneta azuis, mostrador e luneta pretos e mostrador branco/prateado com luneta preta. A diferença mais notória entre os dois tamanhos tem a ver com o padrão decorativo do mostrador, com linhas onduladas no mais pequeno e linhas horizontais no maior. Todos os modelos são motorizados pelo Calibre 5 de corda automática.
Também a bracelete em aço sofreu uma atualização, integrando-se perfeitamente na caixa através de uma peça de ligação entre asas e estando dotada de um fecho de báscula ajustável que pode alargar ou apertar facilmente a bracelete no espaço de 1,5mm — um dispositivo extremamente útil para adaptar a bracelete ao pulso depois da sua utilização sobre um fato de borracha de mergulho ou então para acompanhar ligeiras variações no peso ou no diâmetro do pulso consoante a temperatura e a atividade. Sem retirar o relógio do pulso!
A história e o filme
A história do Aquaracer é rica. Após alguns relógios com caraterísticas de mergulho, incluindo o referido Heuer Ref. 844 de 1978 com a sua escala vermelha de 24 horas, e a utilização da denominação Série 1000 no final da década de 70, a linha batizada Série 2000 surgiu em 1982 e foi a última coleção completamente nova lançada por Jack Heuer antes da venda da Heuer e da sua transformação em TAG Heuer a partir de 1985. Preparada para as atividades aquáticas, fossem de lazer ou mergulho profissional, assumia um contraste evidente com os muitos cronógrafos tornados lendários pela associação da marca aos desportos motorizados e à Formula 1 nas décadas de 60, 70 e 80. A transição de nomenclatura da Série 2000 (e outras aparentadas, como as Séries 1000, 1500, 3000, 4000 e 6000) para a atual designação Aquaracer surgiu em 2004 com o lançamento do Aquaracer 2000; a partir de 2005, todos os relógios passaram a ter a designação única Aquaracer.
Antes da mudança de nome para Aquaracer, a Série 2000 e as sua parentes 1500 e 4000 receberam grande aceitação ao longo das décadas de 80 e 90 — sendo mesmo dos modelos mais copiados no mercado paralelo da contrafação. Para além de os relógios serem robustos e fiáveis, estavam disponíveis em vários tamanhos/versões para homem e senhora. E a sua fama aumentou com uma presença significativa num blockbuster de Hollywood: no filme ‘Die Hard 2’ (‘Assalto ao Aeroporto’, em português) de 1990, o herói Bruce Willis enfrentou um perigoso núcleo de terroristas liderados pelo Coronel William Stuart — e que sincronizavam frequentemente as suas ações com recurso aos seus relógios. E quando isso acontecia era possível ver claramente a inscrição ‘TAG Heuer 2000, quartz, professional, 200 meters, Swiss Made’.
Na sua vida pós-Série 2000 e já com a nova nomenclatura, a linha Aquaracer teve cinco gerações. A primeira durou desde 2005 até 2009 e caraterizava-se sobretudo por mostradores picotados ou mostradores planos com acabamento galvanizado, complementados por uma luneta de base dodecagonal. A segunda geração estendeu-se de 2009 até 2012 e também passou a incluir modelos estanques até 500 metros com mostradores estriados verticalmente para complementar os Aquaracer 300M, com mostradores de sulcos horizontais ou planos de acabamento galvanizado. A terceira geração foi comercializada entre 2012 e 2014, sendo qua a atualização contemplou a substituição da luneta de alumínio (nalguns modelos) pela inserção de cerâmica nos modelos complementares das versões com luneta em aço. A quarta geração vigorou desde 2014 até 2020; herdou os mostradores estriados horizontalmente, mas recebeu uma nova bracelete com elos em H e novas alternativas em cauchu ou tela técnica, novos indexes triangulares e uma luneta mais estilizada. A nova geração foi apresentada no início de abril de 2021 no âmbito da Watches & Wonders.
Edições limitadas
Ao longo da história da linha Aquaracer houve várias edições limitadas. Algumas lançadas em Portugal, como foi o caso das duas tiragens dedicadas ao Sporting Clube de Portugal. A penúltima edição limitada foi o popular Aquaracer x Bamford, em parceria com a firma londrina Bamford Watch Department, apresentando um mostrador de acabamento único com sulcos anelares, apontamentos a laranja e a singularidade de ser fabricado em titânio de grau 2 com um acabamento cinzento matizado muito especial.
A mais recente é a tiragem especial Aquaracer Professional 300 Tribute to Ref. 844 em titânio de grau 5, que entrou diretamente para a lista dos mais cobiçados modelos lançados pela TAG Heuer no presente milénio.
Características técnicas
TAG Heuer
Aquaracer 300 Calibre 5 Automatic
Ano de lançamento | 2021
Referência | WBP201B.BA0632 (43 mm / azul); WBP201A.BA0632 (43 mm / preto); WBP208B.BF0631 (43 mm / verde); WBP201C.BA0632 (43 mm / branco); WBP231D.BA0626 (36 mm / preto); WBP231C.BA0626 (36 mm / branco); WBP231B.BA0618 (36 mm / azul).
Movimento | Mecânico de corda automática, Calibre 5 Automatic.
Funções | Horas, minutos, segundos, data.
Caixa Ø 43 ou 36 mm | Aço polido e finamente escovado ou Titânio de grau 2 acabamento fosco (versão com mostrador verde). Luneta rotativa unidirecional com escala de 60 min. Vidro em cristal de safira com tratamento antirreflexo duplo. Estanque até 300 metros.
Mostrador | Azul, preto, verde ou branco / prateado. Indexes e ponteiros com Super-LumiNova® branca.
Bracelete | Três elos em aço ou em titânio de grau 2 (versão com mostrador verde. Fecho de báscula em aço com fecho de segurança duplo.
Preço | 4.000 € (versão de 43mm com mostrador verde); 3.150€ (versão de 36mm com mostrador azul); 2.850 € (restantes versões de 43mm); 2.650 € (restantes versões de 36mm).
TAG Heuer
Aquaracer Professional 300 Tribute to Ref. 844 Calibre 5 Automatic Limited Edition
Ano de lançamento | 2021
Referência | WBP208C.FT6201
Movimento | Mecânico de corda automática, Calibre 5 Automatic.
Funções | Horas, minutos, segundos, data.
Caixa Ø 43 mm | Aço polido e finamente escovado ou Titânio de grau 2 acabamento fosco (versão com mostrador verde). Luneta rotativa unidirecional preta com escala de 60 min. Vidro em cristal de safira com tratamento antirreflexo duplo. Fundo de caixa rosqueado em aço com gravação especial “ONE OF 844”. Estanque até 300 metros.
Mostrador | Preto opalino com numerais vermelhos. Indexes e ponteiros com Super-LumiNova® rádio envelhecido.
Bracelete | Cauchu preto perfurado. Fecho de báscula em aço com fecho de segurança duplo.
Preço | 4.100 €
Visite o site oficial da TAG Heuer para mais informações.