Para celebrar os 60 anos do cronógrafo Carrera da TAG Heuer, a marca suíça apresenta The Chase for Carrera, uma divertida curta-metragem protagonizada por Ryan Gosling, embaixador da TAG Heuer. No pulso, o ator usa um TAG Heuer Carrera Chronograph ‘Glassbox’.
É uma forma bem disposta de celebrar as seis décadas de vida do TAG Heuer Carrera, um dos cronógrafos que melhor traduz a herança automobilística da marca suíça – já que nasceu pelas mãos de Jack Heuer em plena ligação da então Heuer às pistas de corrida. A TAG Heuer celebra assim este marco da sua história não apenas com o lançamento de novos modelos Carrera, mas também com a apresentação de uma divertida curta-metragem intitulada The Chase for Carrera.
The Chase for Carrera
A comédia The Chase for Carrera foi recentemente apresentada em Londres e tem Ryan Gosling, embaixador da TAG Heuer, como protagonista.
Produzido pela 87 North de David Leitch e realizado por Nash Edgerton, The Chase for Carrera foi rodado na mesma altura em que Gosling trabalhava com Leitch na longa-metragem The Fall Guy na Austrália, pelo que tanto Gosling como Leitch contribuíram para o conteúdo.
A dinâmica da comédia assenta numa lógica de filme dentro de um filme que brinca com os bastidores de realização cinematográfica de Hollywood. Sendo assim, Gosling interpreta-se a si próprio enquanto personagem em plena rodagem que usa como adereço um TAG Heuer Carrera Chronograph.
Entretanto, Tammy, a diretora de arte interpretada por Vanessa Bayer, pede ao ator/personagem que lhe devolva o relógio. Gosling foge e Bayer não o quer deixar escapar. Toda a ação desenrola-se assim em seis minutos de perseguição repletos de adrenalina. Uma espécie de duelo que, apesar de muito diferente, nos fez recordar uma campanha de 2009 que levou Lewis Hamilton (então embaixador da TAG Heuer) a competir nas pistas com Steve McQueen. Agora, a magia da relação entre relógios TAG Heuer, competição automóvel e cinema concretiza-se 14 anos, mas de uma forma completamente diferente.
« Esta campanha é totalmente diferente de tudo o que já foi feito, não só por nós em conjunto, mas por toda a gente. Estava a trabalhar com o David Leitch em The Fall Guy e estava a gostar tanto que lhe perguntei, enquanto filmávamos uma cena de ação, se ele estaria interessado em colaborar na minha nova campanha para a marca», refere Ryan Gosling. «Tendo em conta que a história desse filme é um filme dentro de um filme, pensámos que faria sentido que a campanha fosse um anúncio dentro de um anúncio. E a TAG Heuer fez com que tudo corresse com a maior das facilidades e num ambiente alegre, o que tornou a experiência deveras divertida e criativa para todos os envolvidos.»
TAG Heuer Carrera: 60 anos
Claro que todo o cenário foi pensado ao pormenor e os 60 anos do Carrera não poderiam ser esquecidos. Há assim elementos simbólicos que vale a pena descobrir: a ação tem arranque num corredor de um hotel Art Déco onde Gosling é perseguido por gangsters e é nesse momento que surge uma senhora idosa com uns óculos de sol brancos iguais aos que costumava usar Jacqueline Evans de López, a primeira mulher a competir na corrida Carrera Panamericana, tendo nela participado consecutivamente entre 1950 e 1954, no seu próprio Porsche.
Por outro lado, destaque para carros desportivos icónicos, camiões de grandes dimensões e buggies elétricos, em vários sets, numa espécie de duelo entre Gosling e Bayer, que chegam mesmo a improvisar muitos dos diálogos. E até David Leitch tem o seu momento ao encarnar a personagem de realizador – com um TAG Heuer Monaco no pulso, já agora.
Se Ryan Gosling surge como protagonista da comédia The Chase for Carrera, o Carrera que o embaixador usa no pulso também tem o seu quê de protagonismo, claro.
O cronógrafo é o mote de todo o filme, tendo em conta a celebração em causa. Lançado em 1963, este cronógrafo foi criado tendo como base a legibilidade e a simplicidade, crucial para pilotos que têm de lidar com curvas a alta velocidade.
Em The Chase for Carrera, o cronógrafo que Gosling tenta por todos os meios manter é o novo TAG Heuer Carrera Chronograph: uma novidade 2023 que se distingue em especial por ter o mostrador (neste caso, azul) protegido por um vidro de safira tipo ‘glassbox’. Já Bayer usa o novo TAG Heuer Carrera 36mm com mostrador cor de rosa.
A dupla Gosling/ Carrera não verá a sua parceria esgotar-se nesta curta-metragem, já que também contracenarão juntos no já referido The Fall Guy de Leitch. Nesse filme, o ator vai poder ser visto a usar o TAG Heuer Carrera Chronograph na desportiva versão com mostrador reverse panda.
A propósito de The Chase of Carrera, Frédéric Arnault, CEO da TAG Heuer, refere: «A TAG Heuer sempre teve uma ligação estreita com Hollywood. As nossas peças têm a tradição de serem vistas nos pulsos de lendas do ecrã através das décadas, desde Steve McQueen até ao nosso Ryan Gosling. E o Carrera sempre foi muito mais do que apenas um relógio – nascido nos circuitos de corridas, é tanto uma declaração de ousadia e aventura como um sinónimo de elegância. Não sei de uma melhor forma de celebrar os seus 60 anos do que com uma iniciativa pioneira a nível global: um mini blockbuster ao estilo de Hollywood em colaboração com o melhor realizador de filmes de ação do mundo na pessoa de David Leitch, responsável por clássicos instantâneos como John Wick e Bullet Train, e com Ryan Gosling como estrela principal, aquele que é não só o ícone de primeira linha da sua geração, mas alguém que traz sempre a maior dedicação e criatividade a todo e qualquer projeto em que participa, exatamente o que aconteceu neste caso. Aos próximos 60.»
De acordo com a TAG Heuer, Gosling continuará, daqui para a frente, a usar diferentes modelos TAG Heuer Carrera em múltiplos papéis em Hollywood.