The Collectibles by Jaeger-LeCoultre: o segundo capítulo

Depois de um primeiro lançamento, a marca suíça apresentou a segunda coleção cápsula de relógios raros e procurados da sua história. O programa The Collectibles coincide com os 190 anos da Jaeger-LeCoultre e faz parte da oferta contínua da marca. Os relógios da segunda coleção já estão todos vendidos.

No início de 2023, a Jaeger-LeCoultre apresentou o programa The Collectibles que implicou o lançamento de uma coleção cápsula composta por relógios antigos da manufatura particularmente raros e procurados. Na altura, a CEO da marca considerava que «restaurar estas peças de exceção e disponibilizá-las mais uma vez é uma bonita homenagem aos tempos em que vivemos, em que o respeito pelo ambiente e as segundas vidas são preocupações maiores» e que «é um prazer ver relógios com 50 ou 80 anos a voltar à vida. Para mim, isto simboliza a beleza do nosso mundo: objetos intemporais e duradouros que se transmitem de geração em geração.»

O relógio de pulso Jaeger-LeCoultre Memovox Automatic de 1958.
Jaeger-LeCoultre Memovox Automatic Calendar | © Jaeger-LeCoultre

Mais recentemente, em junho, a Jaeger-LeCoultre anunciou o segundo capítulo deste programa, com o lançamento de mais uma coleção cápsula. Na prática, estão em causa 11 relógios, nomeadamente, um Duoplan dos anos 1920, um Reverso e duas grandes inovações do início dos anos 1950: o Futurematic e o Memovox.

O Futurematic foi o primeiro relógio totalmente automático sem uma coroa e mecanismo de corda convencionais tendo sido considerado o relógio de pulso mais preciso da sua época. Graças ao Calibre 497 que o equipa, o relógio pára antes de perder totalmente a reserva de marcha – entrando no modo stand by enquanto retém energia suficiente para reiniciar o funcionamento com precisão, após um longo período de inatividade.

O relógio Futurematic da Jaeger-LeCoultre
Jaeger-LeCoultre Futurematic E501 | © Jaeger-LeCoultre

Depois, como referimos, destaque para o Memovox: entre as cinco peças oferecidas nesta segunda coleção estão dois Memovox Automatic Calendar, equipados com o Calibre 825 e indicação da data às 3h.

The Collectibles

Baseado nos 50 anos que representaram a designada Era de Ouro da relojoaria do século XX (entre 1920 e 1970), o programa The Collectibles traduz de certa forma a evolução da relojoaria ao longo de cinco décadas de relevantes mudanças sociais e tecnológicas, bem como o papel desempenhado nessa evolução pela Jaeger-LeCoultre. Neste sentido, uma seleção de relógios historicamente significativos é periodicamente lançada através de coleções cápsula que são apresentadas em diferentes cidades e que integram relógios disponíveis para compra.

Embora o restauro mecânico possa em alguns casos ser significativo, a intervenção na caixa e no mostrador é reduzida ao mínimo | © Jaeger-LeCoultre

Cada relógio integrado no programa é examinado por especialistas da marca e completamente revisto e restaurado por relojoeiros do atelier de restauro da manufatura. Esta equipa tem a vantagem ter acesso ao acervo da Jaeger-LeCoultre, nomeadamente, aos desenhos técnicos de cada peça já produzida e, em alguns casos, aos componentes originais de substituição. Por outro lado, caso não exista nenhum componente disponível, há um stock de cerca de seis mil moldes que permitem a produção de componentes idênticos a partir do zero. Todo este processo é desenvolvido internamente. Importa, no entanto, dizer que, embora o restauro mecânico possa em alguns casos ser significativo, a intervenção na caixa e no mostrador deve ser reduzida ao mínimo, para evitar alterar o aspeto histórico da peça. Portanto, a equipa da Jaeger-LeCoultre procura relógios que estejam o mais proximamente possível da sua condição original.

Jaeger-LeCoultre The Collectibles
Cada relógio é acompanhado pelo seu extrato dos arquivos Jaeger-LeCoultre e por uma cópia do livro The Collectibles | © Jaeger-LeCoultre

Para complementar as coleções, a marca apresentou o livro intitulado precisamente The Collectibles – que referencia 17 modelos significativos enquanto marcos da Jaeger-LeCoultre, mas também do desenvolvimento da relojoaria no século XX. Redigido por especialistas da Grande Maison e cobrindo cada modelo em detalhe, é complementado por cópias de documentos históricos dos arquivos da marca, ilustrações e informações sobre o meio cultural e social em que os relógios foram desenvolvidos. Todos os relógios do programa The Collectibles são selecionados de entre os 17 modelos destacados no livro.

O livro The Collectibles que acompanha a coleção com o mesmo nome.
O livro The Collectibles que acompanha a coleção com o mesmo nome | © Jaeger-LeCoultre

Cada relógio é acompanhado pelo seu extrato dos arquivos Jaeger-LeCoultre e por uma cópia do referido livro. Além disso, inclui uma correia nova em calfe. Quando disponíveis, estão incluídos no estojo os respetivos certificados e braceletes originais.

A segunda coleção cápsula The Collectibles foi apresentada em Los Angeles na boutique da marca na Rodeo Drive. Além dos relógios recém-restaurados colocados à venda, a Jaeger-LeCoultre apresentou ainda uma exposição de peças dos seus arquivos que representam cada um dos 17 capítulos do livro The Collectibles.

Apesar de continuar exposta on-line no site da marca, os 11 relógios da segunda coleção cápsula já são apresentados com estando todos vendidos. Aguardamos assim a próxima coleção.

Outras leituras