fbpx

Um ‘Lumen’ com toque de Midas

A nobre linhagem luminosa da A. Lange & Söhne foi enriquecida esta semana com mais um exemplar: o Zeitwerk Honeygold ‘Lumen’, quinto da sucessão — mas o primeiro a ser executado no ouro mel exclusivo da manufatura germânica.

Uma ideia brilhante: complementar o catálogo regular de uma marca reputada pela intransigência dos seus códigos estéticos com edições limitadas verdadeiramente especiais e que reinterpretam esses códigos de maneira atrevida. Foi exatamente isso que a A. Lange & Söhne conseguiu a partir do lançamento do seu primeiro relógio luminescente — dar um toque de especial irreverência e modernidade a modelos seus de irrepreensível elegância. E a assinatura ‘Lumen’ é completamente original, passando agora a integrar cinco lumisosos exemplares que fazem incidir uma nova luz sobre a arte da relojoaria superlativa.

A. Lange & Söhne Zeitwerk Honeygold ‘Lumen’ e um detalhe do mostrador luminescente
Um relógio com caráter que muda de personalidade em condições de luz precárias | © A. Lange & Söhne

A família ‘Lumen’ nasceu em 2010 com o advento do Zeitwerk ‘Luminous’, teve a adição do Grand Lange 1 ‘Lumen’ em 2013 e cresceu com o Grand Lange 1 Moonphase ‘Lumen’ em 2016; em 2018, o Datograph Up/Down ‘Lumen’ tornou-se no primeiro cronógrafo de uma linhagem exclusiva com caraterísticas luminescentes e caixas em platina — mas, no passado fim de semana e com o Zeitwerk Honeygold ‘Lumen’, a A. Lange & Söhne fechou um ciclo ao mesmo tempo que abria uma nova via: voltou a recorrer ao Zeitwerk, mas fê-lo numa versão mecanicamente atualizada e utilizando pela primeira vez outro tipo de metal precioso que não a platina. A escolha recaiu sobre o chamado ouro mel, um ouro adocicado por uma tonalidade muito específica alcançada por tratamentos térmicos e cuja liga é patenteada pela manufatura germânica.

Construção do mostrador do A. Lange & Söhne Zeitwerk Honeygold ‘Lumen’
Os discos das horas e minutos saltantes em destaque sob o mostrador | © A. Lange & Söhne

O Zeitwerk é um relógio marcante não só na história da A. Lange & Söhne como da própria relojoaria — e já nos debruçámos várias vezes sobre a sua estética tão peculiar inspirada no relógio digital de cinco minutos da Ópera Semper de Dresden e sobre as suas extraordinárias valências mecânicas que lhe permitem apresentar o tempo de modo digital através de horas e minutos saltantes. Desde o Zeitwerk ao Zeitwerk Minute Repeater, passando pelo Zeitwerk Striking Time e pelo mais recente Zeitwerk Date, é sempre um privilégio dissecar tão carismático instrumento do tempo que apresenta uma leitura digital intuitiva da esquerda para a direita e com todos os algarismos de igual dimensão. A exclusividade da chancela ‘Lumen’ torna-o ainda mais especial.

Mostrador com luminescência do A. Lange & Söhne Zeitwerk Honeygold ‘Lumen’
Um vidro fumado através de um tratamento especial serve de mostrador semitransparente | © A. Lange & Söhne

A peculiar luminescência do Zeitwerk Honeygold ‘Lumen’ permite-lhe exprimir uma perfeita legibilidade durante o dia e transformar-se num guia luminoso à noite. O conceito baseia-se num mostrador em vidro de safira dotado de um revestimento semitransparente patenteado que filtra a luz visível e ao mesmo tempo esconde o coração mecânico do relógio, mas que em condições luminosas revela o mecanismo tão caraterístico da Lange, tal como a platina decorada à mão. Ao mesmo tempo, o revestimento também é permeável a raios UV plenos de energia que carregam os pigmentos da matéria luminescente para que o relógio tenha uma leitura ideal mesmo na escuridão. E quanto mais escuro for o ambiente, mais luminescente será a indicações das horas e dos minutos — que brilham num tom esverdeado criteriosamente escolhido por ser particularmente agradável à vista humana.

Pormenor do mostrador dos minutos com luminescência do A. Lange & Söhne Zeitwerk Honeygold ‘Lumen’
O tom esverdeado da pigmentação foi criteriosamente escolhido | © A. Lange & Söhne

Uma ideia brilhante

Qualquer relógio que seja dotado de indicações luminescentes precisa de uma fonte de luz que carregue a matéria luminosa aplicada aos elementos luminescentes e lhes permita brilhar. O desafio técnico enfrentado pelo departamento de pesquisa e desenvolvimento da A. Lange & Söhne — liderado por Ton de Haas — foi o de carregar uniformemente os elementos luminosos colocados sob o mostrador.  A solução consistiu em recorrer a um mostrador em vidro de safira com um revestimento semitransparente patenteado em 2013 e permeável à luz ultravioleta. A transmissão de ondas de luz no espectro visível é reduzida para se conseguir um mostrador de alto contraste e clara legibilidade. Ao mesmo tempo, possibilita a passagem de luz da gama UV. E isso permite aos mostradores do Zeitwerk ‘Luminous’, do Grand Lange 1 ‘Lumen’, do Grand Lange 1 Moonphase ‘Lumen’, do Datograph Up/Down ‘Lumen‘ e do Zeitwerk Honeygold ‘Lumen’ irradiarem a energia luminosa previamente absorvida para brilhar na escuridão. Bastam 90 minutos de luz solar direta ou luz artificial branca-azulada para que a substância luminescente seja completamente ativada. E é uma fonte que não seca: a matéria luminescente pode ser carregada um número incontável de vezes.

Comparação do detalhe do submostrador dos minutos num ambiente escuro e com luminescência e à luz natural do A. Lange & Söhne Zeitwerk Honeygold ‘Lumen’
Do dia para a noite: uma ideia brilhante | © A. Lange & Söhne

Brilhantismo à parte, o Zeitwerk Honeygold ‘Lumen’ não é apenas mais um Zeitwerk luminescente que foi confecionado em ouro mel — em vez da platina utilizada na execução inaugural. É também o primeiro Zeitwerk ‘simples’ (ou seja, sem complicações adicionais) a ser equipado com o movimento de manufatura atualizado já utilizado no Zeitwerk Date e que aumenta a autonomia para o dobro. A potência exigida para fazer avançar os algarismos das horas e dos minutos através de um dispositivo de força constante tinha naturais repercussões na reserva de marcha; o novo Calibre L043.9 de 462 peças assegura um funcionamento de 72 horas (praticamente o dobro) até à sua recarga por via manual. O botão às quatro horas também é novo (embora já utilizado no Zeitwerk Date) num Zeitwerk ‘simples’ e permite um ajuste mais rápido: basta premi-lo para mudar as horas.

Verso de caixa com o movimento do A. Lange & Söhne Zeitwerk Honeygold ‘Lumen’
A decoração tradicional de Glashütte mas com novas aberturas que revelam o mecanismo de força constante | © A. Lange & Söhne
Pormenor do movimento e da complexidade dos numerais do mostrador do A. Lange & Söhne Zeitwerk Honeygold ‘Lumen’
A sobreposição dos discos das horas e dos minutos | © A. Lange & Söhne

As nossas impressões

É uma pena que somente 200 felizardos possam jogar ao quarto escuro com a mais recente criação luminescente da manufatura saxónica… não só o Zeitwerk é um selo de originalidade estética e técnica que faz dele um dos relógios mais carismáticos do século XXI, como também a chancela ‘Lumen’ o torna duplamente cobiçado. Talvez o reflexo branco da platina fique melhor com o caráter mais contemporâneo do mostrador, mas não faltará quem adore a primeira versão mais dourada da série luminescente da A. Lange & Sõhne. Sem esquecer toda a decoração à mão e uma maneira inédita (para um Zeitwerk) de exibir a excelência mecânica no fundo transparente em vidro de safira. Um relógio de coleção com valor acrescentado!

A. Lange & Söhne Zeitwerk Honeygold ‘Lumen’ num pulso masculino
Carisma a rodos… um relógio especial numa declinação ainda mais exclusiva | © A. Lange & Söhne

Algumas características técnicas:

A. Lange & Söhne
Zeitwerk Honeygold “Lumen”
Ano de lançamento | 2021

Edição limitada de 200 exemplares.

A. Lange & Söhne Zeitwerk Honeygold ‘Lumen’ frente e verso em fundo branco
Zeitwerk Honeygold ‘Lumen’ | © A. Lange & Söhne

Referência | 142.055
Movimento | Mecânico de corda manual. Calibre L043.9. 72 horas de reserva de corda. 18.000 alt/h. 61 rubis.
Funções | Horas, minutos, segundos e indicação de reserva de corda.
Caixa ø 41,9mm | Ouro mel.
Mostrador | Preto. Numerais com luminescência. Ponteiros em ouro mel.
Bracelete | Pele castanha com fivela em ouro mel.
Preço | Sob consulta.

Visite o site oficial da A. Lange & Söhne para mais informações.

Outras leituras