fbpx

Oris Carlos Coste IV Limited Edition

Quase que nos falta o ar só de pensar nas façanhas de Carlos Coste: mergulhar 150 metros de um só fôlego, através da vasta rede de cavernas submersas Dos Ojos, México, ‘não é para meninos’. Mas foi isso mesmo que o recordista de mergulho livre conseguiu em 2010. No próximo mês de junho, o venezuelano irá tentar bater uma nova marca na categoria de Peso Variável, no Caribe. A acompanhá-lo estará a Oris, que acaba de lançar uma edição limitada de homenagem ao seu embaixador de longa data.

© Oris
© Oris

Há relógios  e há os relógios preparados para desafiar as profundezas. Os designados relógios de mergulho são peças robustas, tecnicamente avançadas e que respondem aos mais exigentes desafios antes de poderem ser classificadas como instrumentos do tempo com uma vocação muito específica: mergulhar a altas profundidades.

Na Espiral do Tempo 47, a temática central foi precisamente o ‘mar’. Nessa edição, apresentámos um conjunto selecionado de relógios preparados para enfrentar o mar e as profundezas. Um contexto no qual se enquadraria na perfeição a nova edição limitada Oris Carlos Coste IV que presta homenagem ao embaixador de longa data da marca e recordista de mergulho livre que dá nome ao relógio.

© Oris
© Oris

Lembramos que só podem integrar a categoria de relógios de mergulho peças com uma impermeabilidade declarada superior a dez atmosferas (equivalente a cerca de 100 metros de profundidade); segundo os valores da Norma da Indústria Relojoeira Suíça (NHIS), cada exemplar com estanqueidade superior a 100 metros tem de ser submetido a exigentes controlos de impermeabilidade sob pressão da água e do ar. Os testes de ar implicam uma pressão de duas atmosferas, enquanto os testes de água incluem a submersão numa solução de clorato de sódio (30 gramas por litro) a uma temperatura de 23 graus. Os testes de resistência aos choques térmicos implicam variações súbitas de temperatura na ordem dos 35 graus. Para além disso, os relógios de mergulho devem ter caraterísticas distintas que os identificam como uma categoria à parte: mostradores de assinaláveis dimensões e tratamento antirreflexos, grandes lunetas giratórias de sentido unidirecional com números gravados para balizar os tempos de mergulho e que se vejam à distância de 25 centímetros em precárias condições de luz, coroas de rosca com assinaláveis dimensões e ainda ponteiros e indexes luminescentes para facilitar a leitura debaixo de água. As principais associações de mergulho recomendam uma profundidade máxima de segurança para mergulho amador entre os 30 e os 40 metros, valores que permitem a utilização de uma boa parte dos relógios de qualidade que atualmente existem no mercado. Mas, a partir destes valores, convém optar por modelos mais adaptados às exigências aquáticas — e utilizar relógios estanques pelo menos a 100 metros. É o caso do Carlos Coste IV Limited Edition, um relógio mecânico concebido a pensar no mergulho livre e desenvolvido em parceria com o mergulhador venezuelano.


Oris Carlos Coste IV Limited Edition

© Oris
© Oris

Limitado a 200 exemplares, o novo Carlos Coste Limited Edition distingue-se pela caixa multipeças de 46 mm em titânio, um material que a torna particularmente leve, sem perder a necessária robustez. Entre as caraterísticas que fazem deste um relógio de mergulho destaque para a elevada legibilidade, possível graças à Super-Luminova® branca que preenche a escala dos minutos do anel superior rotativo unidirecional, num contraste perfeito com a luneta preta. Por outro lado, o mostrador preto dispõe de indexes aplicados que, tal como os ponteiros, são preenchidos com Super- LumiNova®. O vidro de safira abaulado em ambos os lados tem um revestimento antirreflexos, para minimizar os brilhos.

O fundo em titânio está personalizado com o emblema original de Carlos Coste, no qual se destaca a silhueta do mergulhador quando bateu o recorde mundial de 150 metros, nas cavernas submersas Dos Ojos, México, em 2010.

© Oris
© Oris

O relógio apresenta uma estanqueidade até 50 bar (500 metros), sendo que o ponto laranja escuro que podemos descobrir na válvula manual de hélio, às três horas, foi incluído com o objetivo de ajudar os mergulhadores a distinguirem rapidamente este dispositivo da coroa de acerto de hora e data, localizada às duas horas.

© Oris
© Oris

Equipado com um movimento automático, complementado com a função de data, o Carlos Coste IV Limited Edition da Oris, tem bracelete de borracha preta e está disponível com opção de bracelete de titânio.


Carlos Coste: recordista de mergulho livre e embaixador da Oris

© Oris
© Oris

Suster a respiração por vários minutos nos lugares mais incríveis e ser suficientemente destemido para levar este desafio ao limite. É isto que faz Carlos Coste, embaixador da Oris, desde 2006. Em 2003, tornou-se a primeira pessoa a quebrar a barreira dos 100 metros na categoria de imersão livre e, em 2010, estabeleceu um novo Recorde Mundial do Guinness ao nadar 150 metros, de um só fôlego, através da vasta rede de cavernas submersas Dos Ojos, na península de Yucatán, no México. Carlos Coste tem a capacidade de suster a respiração durante sete minutos e meio — o que lhe valeu a alcunha «El Acuaman Criollo» (que pode ser traduzido como «homem da água natural») na sua terra natal, a Venezuela. ET_simb


Caraterísticas Técnicas
Oris
Carlos Coste IV Limited Edition
Limitado a 2000 exemplares

Referência/  743 7709 7184 RS, Ø 46,00 mm
Movimento/ mecânico automático Oris Calibre 743, baseado no SW 220-1, com data às três horas, e pequenos segundos entre as sete e as nove horas
Caixa Ø 46 mm/ multipeças em titânio, estanque até 50 bar / 500 m; anel superior de mergulho rotativo e unidirecional com luneta em cerâmica preta e escala de minutos, válvula de hélio e fundo e vidro de safira. Fundo personalizado com o emblema de Carlos Coste.
Mostrador/ preto com indexes aplicados e ponteiros em níquel, ambos com preenchimento em Super-LumiNova® de cor laranja escuro
Bracelete/  borracha preta com âncora de segurança desenvolvida pela Oris e sistema de ajuste rápido e fecho articulado de báscula de segurança, em titânio. Também disponível com bracelete de titânio.

Mais informações/ Torres Distribuição

Outras leituras