Vacheron Constantin: o notável Les Cabinotiers Solaria Ultra Grand – La Première

São 41 complicações, nomeadamente, cinco complicações astronómicas raras, incluindo uma estreia mundial, além de uma inovadora repetição de minutos com carrilhão Westminster, 13 pedidos de patentes, oito anos de desenvolvimento, 1521 componentes. Tudo embrulhado num relógio de pulso supremo que é lançado no ano em que a Vacheron Constantin está a celebrar 270 anos. Resumimos a sua complexidade em seis pontos.

A Vacheron Constantin está a celebrar 270 anos de vida, com lançamentos de grande peso. A marca arrancou com o aguardado Historiques 222 em aço, seguindo-se as novidades no âmbito do ano da serpente. Agora, no Watches and Wonders 2025, a marca apresenta não apenas novos relógios nas coleções Traditionnelle e Patrimony, como também na sempre surpreendente vertente Les Cabinotiers.

Mas a ‘estrela estrela’ do salão é sem dúvida outra: no ano em que celebra 270 voltas ao Sol, e depois de relógios de bolso como o Berkley Grand Complication com 63 complicações, e, anos antes, a Ref.57260 com 57, a casa suíça regressa ao mundo das complicações com o notável Les Cabinotiers Solaria Ultra Grand Complication. Com 41 complicações, este relógio único resultou de oito anos de investigação e desenvolvimento nas mãos de uma só pessoa.

O novo relógio de pulso da Vacheron Constantin tem 41 complicações | Foto: Vacheron Constantin

E os números não ficam por aqui: cinco funções astronómicas nunca antes combinadas em relojoaria, uma inovadora repetição de minutos com carrilhão Westminster, um calibre com 1521 componentes, uma caixa de 45mm e de apenas 14,99 em ouro branco, 13 pedidos de patentes e 72 horas de reserva de marcha. Além disso, toda esta complexidade teve ainda na sua base garantir a melhor legibilidade. Parece quase impossível, mas pelos vistos não foi. Aqui deixamos assim seis notas que nos ajudam a compreender este que é apresentado como o mais complicado relógio de pulso da história da relojoaria.

Na coleção da marca, o recorde anterior pertencia ao fabuloso Celestia Astronomical Grand Complication e no domínio da relojoaria em geral o Aeternitas Mega 5 da Franck Muller ocupava o lugar cimeiro com 36 complicações. Estes cinco pontos, serão depois complementados com referência às patentes, entre outros aspetos. Porque um relógio como este merece ser compreendido, por todas as valências que o complementam.

1 | As complicações

Sobriedade, contemporaneidade e legibilidade, num relógio de pulso impressionante | Foto: Vacheron Constantin

Em relojoaria, consideram-se complicações todas as funções que vão para além da clássica indicação do tempo. No caso do Les Cabinotiers Solaria Ultra Grand Complication, a listagem é bem longa e compreende seis funções ligadas à medição tempo, oito ligadas ao calendário perpétuo gregoriano, três indicações lunares, três indicações astronómicas, três complicações de carrilhão, quatro ligadas ao cronógrafo rattrapante e ainda a indicação de reserva de corda. Deixamos aqui a listagem, como disponibilizada pela marca:

Medição do tempo (6)

  1. Indicação de dia e noite para a cidade de referência
  2. Horas e minutos do segundo fuso horário (na indicação de 24 horas)
  3. Indicação horas do mundo para 24 cidades
  4. Indicação de dia e noite do segundo fuso horário
  5. Turbilhão de 3 Hz com roda de balanço em silício (com fator Q elevado)
  6. Módulo de apresentação da hora civil acoplado ao movimento de base

Calendário Perpétuo Gregoriano (8)

  1. Calendário perpétuo
  2. Dias da semana
  3. Data
  4. Meses
  5. Indicação de ano
  6. Indicação de ano bissexto
  7. Indicação do número da semana dentro do ano (calendário ISO 8601)
  8. Número do dia da semana (calendário ISO 8601)
A equação do tempo é o diferencial em minutos que existe entre a hora solar e a hora legal | Foto: Vacheron Constantin

Indicações lunares (3)

  1. Fases astronómicas da Lua e idade da Lua
  2. Indicador do nível da maré
  3. Indicação das marés-vivas e das marés-mortas

Indicações astronómicas (14)

  1. Indicação das estações do ano, equinócios e solstícios
  2. Posição do Sol
  3. Hora do nascer do sol (de acordo com a cidade de referência)
  4. Hora do pôr do sol (de acordo com a cidade de referência)
  5. Duração do dia (de acordo com a cidade de referência)
  6. Equação do tempo no mecanismo tropical (solar)
  7. Hora de culminação do Sol (de acordo com a cidade de referência)
  8. Altura do Sol acima do horizonte (de acordo com a cidade de referência)
  9. Declinação do Sol, Terra tridimensional que mostra a latitude do Sol no hemisfério norte/sul
  10. Horas siderais
  11. Minutos siderais
  12. Signos do zodíaco astronómicos
  13. Carta celeste (de acordo com a cidade de referência)
  14. Localização temporal de objetos celestes

Complicações de carrilhão (5)

  1. Repetidor de minutos
  2. Carrilhão Westminster (4 martelos e 4 sinos)
  3. Seletor de carrilhão – apenas hora ou completo
  4. Sistema de bloqueio da coroa durante a ativação do carrilhão
  5. Sistema de martelos com paragem dupla para limitar o ressalto e otimizar a transmissão da energia cinética dos martelos

Cronógrafo rattrapante (4)

  1. Cronógrafo (1 roda de colunas)
  2. Contador de 60 minutos
  3. Cronógrafo rattrapante (1 roda de colunas)
  4. Sistema isolador para o cronógrafo rattrapante

Característica adicional (1)

  1. Indicação da reserva de marcha (disco exterior a 190°)

2 | Movimento compacto

O Calibre 3655 que equipa o novo relógio é maravilhosamente trabalhado e todos os detalhes revelam a sua complexidade | Foto: Vacheron Constantin

A ideia não era apenas apresentar um relógio com muitas complicações, mas também garantir que as complicações seriam legíveis, ainda para mais sendo um relógio de pulso. Por isso, o ponto base foi uma organização lógica e compacta. As principais complicações – tempo, calendário, cronógrafo e carrilhão – ficaram arrumadas numa platina base e as funções astronómicas, numa placa adicional. O resultado é um relógio com proporções equilibradas e soluções pensadas para evitar um aumento de volume, bem como garantir a eficiência energética. Falamos de 72 horas de reserva de marcha numa caixa de 45mm de diâmetro.

Apesar da sua complexidade, o Calibre tem umas notáveis 72 horas de reserva de marcha | Foto: Vacheron Constantin

O relojoeiro que concebeu o movimento foi também responsável pelo desenvolvimento da caixa do relógio, em colaboração com um designer da marca, dada a natureza de um projeto tão especial como este. Neste sentido, a caixa em ouro branco de 18 quilates polido foi projetada de modo a integrar oito corretores, dois botões de pressão, dois seletores e um elegante cursor para a repetição de minutos. Todos eles para ativação e controlo das complicações.

3 | Indicações temporais

O Calibre 3655 que equipa o novo relógio indica a hora civil, a hora solar e a hora sideral em simultâneo, cada uma através de uma mecanismo específico. A hora civil é indicada no mostrador frontal do relógio pelos ponteiros centrais das horas e dos minutos e é complementada pela indicação horas do mundo e um segundo fuso horário. A hora sideral (tempo que a Terra demora a completar uma rotação completa de 360 graus, tendo como ponto de referência uma estrela fixa na abóboda celeste) é apresentada no verso do relógio: os minutos são apresentados na periferia do fundo de caixa fixo em vidro de safira, enquanto as horas são apresentadas num disco rotativo colocado por baixo. Por fim, a hora solar (ou tropical) é indicada através de um contador às 6 horas no mostrador do relógio que apresenta o diferencial em minutos entre o dia solar real e o dia civil, a designada equação do tempo. Além dos ponteiros centrais que indicam as horas e os minutos, um contador às 3 horas apresenta um segundo fuso horário de 24 horas com indicação dia/noite e é complementado por uma indicação horas do mundo através de um disco rotativo com os nomes das cidades que representam os 24 fusos horários. O ajuste em incrementos de uma hora ou de uma cidade é feito por um único corretor posicionado no lado da caixa.

4 | Funções astronómicas

A declinação do Sol num indicador às 6 horas | Foto: Vacheron Constantin

O Les Cabinotiers Solaria tem cinco complicações astronómicas numa combinação inédita, incluindo uma estreia mundial: a posição do Sol, a altura do Sol, a culminação do Sol, a declinação do Sol e a localização temporal de objetos celestes em estreia mundial. Localizada na periferia do mostrador, a posição do Sol é apresentada como um pequeno círculo amarelo; já a altura do Sol acima do horizonte é indicada por um ponteiro no mesmo submostrador que indica a equação do tempo. A culminação do Sol refere-se ao momento em que o Sol atinge o ponto mais alto da sua trajetória no céu e a declinação do Sol corresponde ao ângulo entre o plano equatorial da Terra e a linha imaginária que liga o Sol à Terra. Neste sentido, o relógio indica este momento através de um ponteiro, que se encontra junto de uma representação tridimensional do Sol em ouro, integrada no contador às 6 horas. No mesmo espaço, encontra-se ainda um disco rotativo que apresenta as 13 constelações astronómicas do zodíaco, bem como as estações do ano, os solstícios e os equinócios.

No verso, a legibilidade é garantida pela sobriedade de cores | Foto: Vacheron Constantin

As funções astronómicas são ainda complementadas por um calendário perpétuo gregoriano que inclui, às 12 horas, o dia, o mês e os anos bissextos apresentados por um pequeno indicador à direita do contador. Estes são complementados por uma datação digital, incluindo o ano de quatro dígitos indicado no interior do contador, a semana (1 a 52) na periferia do contador e indicada por um ponteiro com ponta verde e o dia (1 a 7) numa pequena abertura à esquerda do contador. Por outro lado, a idade da Lua é apresentada num contador às 9 horas e garante uma precisão de 122 anos sem necessidade de correção. Por fim, o relógio integra também um mareoscópio com informações sobre as marés-vivas e as marés-mortas.

5 | Outras complicações

É difícil imaginar a integração de ainda mais complicações, no entanto, tal foi mesmo possível. O Les Cabinotiers Solaria integra ainda uma complicação inédita que associa um cronógrafo rattrapante a uma representação da abóbada celeste, permitindo, desta forma, calcular o tempo necessário para que uma determinada constelação ou estrela apareça no centro do campo de visão do observador. O utilizador seleciona visualmente uma determinada estrela na carta celeste e ativa o cronógrafo; quando o ponteiro do cronógrafo atinge a marca de referência verde, o primeiro ponteiro para, mas o segundo ponteiro continua até atingir a posição atual da estrela escolhida e depois o segundo ponteiro para. O tempo (em horas) que decorre até que o utilizador veja a estrela escolhida no céu é indicado por um triângulo verde num contador no centro do mostrador. A indicação periférica do mês marcada no vidro traseiro permite ao utilizador ajustar a abóbada celeste para refletir a posição da Terra na sua órbita à volta do Sol.

Por fim (agora sim), destaque para a repetição minutos com carrilhão Westminster (com quatro gongos e quatro martelos) integrada no movimento de base, juntamente com o mecanismo do cronógrafo e o turbilhão. Para esta complicação, o desafio maior consistiu na sua acomodação, sem comprometer a reduzida espessura do calibre. Por outro lado, foi preciso garantir a qualidade do som dos toques, uma vez que a multiplicidade de componentes de movimento absorve uma parte das vibrações sonoras. Entre diversas soluções associadas à repetição de minutos, destaque para o facto de os martelos terem sido concebidos com uma nova forma, particularmente compacta e com massa aumentada, de modo a maximizar a transmissão de energia cinética no momento da batida, minimizando o ressalto dos martelos. A repetição de minutos concentra sete dos 13 pedidos de patentes associados a este relógio de pulso.

6 | A legibilidade

Ao nível técnico, a complexidade deste relógio de pulso levou a 13 pedidos de patentes, nomeadamente no que diz respeito às melhores soluções para garantir as interações no exímio espaço de um relógio de pulso com 45mm de diâmetro. Mas além do movimento em si, temos ainda o próprio mostrador, pensado para garantir elevada legibilidade, apesar da elevada concentração de complicações. Falamos de quatro contadores na frente – dois dos quais apresentam até cinco complicações cada – e um fundo que combina um mapa do céu com funções de cronógrafo. No mostrador frontal do relógio, contamos com um jogo de contrastes pensado para otimizar a legibilidade. Por outro lado, a ausência de ornamentação tradicional contrasta em definitivo com os acabamentos de excelência do mecanismo, ao mesmo tempo que oferece uma estética muito contemporânea e alinhada com a estética da marca.

O fundo em vidro de safira apresenta as constelações, a elipse equatorial (círculo cinzento), a elipse eclíptica (círculo amarelo), os meses e as graduações de 60 segundos | Foto: Vacheron Constantin

O branco alterna com o preto e as diferentes tonalidades de cinzento são criadas através de diversos acabamentos – raiado, jateado e polimento acetinado circular – com indexes em ouro branco realçados por revestimento a ródio e acabamento acetinado. No mostrador às 6 horas dedicado às funções solares, uma cúpula da Terra com 5 mm de diâmetro é realçada pelo contraste entre os continentes polidos e os oceanos jateados. A declinação do Sol é realçada por uma meia-esfera em ouro amarelo de 18 quilates polido.

No verso, a legibilidade é garantida pela sobriedade de cores. O fundo em vidro de safira apresenta as constelações, a elipse equatorial (círculo cinzento), a elipse eclíptica (círculo amarelo), os meses e as graduações de 60 segundos. O disco rotativo que apresenta a abóbada celeste e a escala de 24 horas foi obtido através de metalização em dois tons de cinzento. Os dois ponteiros do cronógrafo rattrapante que percorrem o mapa celeste são lacados a verde e vermelho, cores também são usadas na indicação da reserva de marcha. As leituras do cronógrafo são apresentadas no verso do relógio, com um contador de 60 minutos às 12 horas e uma graduação periférica dos segundos. Os dois ponteiros do cronógrafo rattrapante estão ancorados no centro do mostrador, que apresenta também uma representação da abóbada celeste.

Visite o site oficial da Vacheron Constantin para mais informações.


Algumas caraterísticas técnicas:

Vacheron Constantin
Les Cabinotiers Solaria Ultra Grand Complication – La Première
Referência | 9600C/000G-231C
Ano de lançamento | 2025

Uma peça única saída do atelier Les Cabinotiers | Fotos: Vacheron Constantin

Movimento | Mecânico de corda manual 3655, desenvolvido e manufaturado pela Vacheron Constantin, 21.600 alt/h (3Hz), 72 horas de reserva de marcha, 1521 componentes, 204 rubis.
Funções | Funções do tempo (6), calendário perpétuo gregoriano (8), indicações lunares (3), indicações astronómicas (14), funções de carrilhão (5), cronógrafo rattrapante com 2 rodas de colunas (4), características adicionais (1).
Caixa 45mm de diâmetro | Ouro branco 18 kt, 14,99 de espessura, fundo em vidro de safira com metalização para as constelações.
Mostrador | Frente: metal preto com acabamento acetinado raiado, com rebordo circular acetinado; indexes das horas em ouro branco de 18kt; contadores jateados. Aplique Terra: ouro amarelo 18 kt 3N polido e jateado com acabamento em ródio; Esfera Sol: ouro amarelo 18 kt 3N. Ponteiros das horas e dos minutos em ouro branco 18kt, jateado. Fundo em vidro de safira cinzento com abóbada celeste feita por metalização. Ponteiro do cronógrafo e do cronógrafo rattrapante: liga de alumínio lacado.
Bracelete | Pele de vitela preta com um efeito texturizado e revestimento interior em pele de vitela, cosida à mão, rebordos dobrados. Fecho de báscula em ouro branco de 18kt.
Relógio certificado com o Punção de Genebra

Continue connosco: