Vacheron Constantin: os dois novos modelos Égérie

A Vacheron Constantin uniu a elegância do ouro rosa a um bonito tom castanho acinzentado – conhecido por taupe – em dois novos modelos da coleção Égérie: um com indicação das fases da Lua e outro com indicação da data. Ambos são complementados com diamantes.

Em 2020, a Vacheron Constantin lançou a coleção Égérie, numa evocação da alta-costura em relógios de alta-relojoaria. Os então novos modelos femininos distinguiam-se por unir detalhes de exceção a movimentos mecânicos e à histórica estética da própria marca. Em traços gerais, a elegância, a versatilidade e o requinte eram os elementos a destacar na nova coleção e continuam a ser, já que desde então foram lançadas diversas versões.
Os mais recentes são dois modelos muito bonitos que se adequam ao espírito da estação dourada. Lançados precisamente neste outono, os novos Égérie Self-Winding e o Égérie Moon Phase vêm inaugurar o tom taupe (castanho-acinzentado) na coleção, combinando especialmente bem com o ouro rosa da caixa.

Vacheron Constantin Égérie Self-Winding
Égérie Self-Winding: o mostrador distingue-se por uma textura plissada evocativa das texturas encontradas em tecidos | © Vacheron Constantin

Vacheron Constantin Égérie Self-Winding e Égérie Moon Phase

Os novos Égérie da Vacheron Constantin surgem mais uma vez com inúmeros pormenores que refletem o diálogo com o mundo da alta-costura. Tal como acontece em todos os modelos da coleção, nos dois relógios, o mostrador distingue-se por uma textura plissada evocativa das texturas encontradas em tecidos, os numerais em ouro têm um perfil arrendado, os diamantes da luneta e os submostradores recordam requintados bordados e a estética descentrada das indicações é inspirada em modelos do acervo histórico da própria marca suíça.

Vacheron Constantin Égérie Moon Phase no pulso
Égérie Moon Phase: os novos Égérie Self-Winding e o Égérie Moon Phase são lançados com mostrador e braceletes num elegante tom taupe (castanho-acinzentado) | © Vacheron Constantin

O Égérie Self-Winding e o Égérie Moon Phase têm caixas redondas em ouro rosa, com 35 e 37mm de diâmetro, respetivamente, que servem de moldura a mostradores compostos por círculos dentro de círculos. A assimetria sublinha o protagonismo das indicações e da coroa, dá relevância às complicações e é complementada por um trabalho decorativo de exceção à boa maneira da marca suíça.

Vacheron Constantin Égérie Self-Winding
O Égérie Self-Winding indica a data através de uma original abertura, localizada entre a 1 e as 2 horas e o seu fundo é em vidro de safira | © Vacheron Constantin

Além das horas, dos minutos e dos segundos, o Égérie Self-Winding indica a data através de uma original abertura, localizada entre a 1 e as 2 horas, linearmente à posição da coroa, também descentrada. Este mesmo espaço é reservado para a indicação das fases da Lua no Égérie Moon Phase que se descobre como um disco adornado com um céu estrelado no qual se vê uma Lua que se vai escondendo por trás de delicadas nuvens de madrepérola. Em ambos os modelos, a coroa é adornada com uma pedra da lua talhada em cabochão. No interior, vivem calibres de corda automática com 40 horas de reserva de corda que podem ser devidamente observados através do fundo em vidro de safira.

Vacheron Constantin Égérie Self-Winding
Ambos são entregues com três braceletes intercambiáveis: em pele de aligátor, em cetim e em pele de carneiro com efeito acolchoado | © Vacheron Constantin

Por fim, os apontamentos que fazem a diferença em relação aos modelos anteriores. Os novos Égérie Self-Winding e o Égérie Moon Phase são lançados com mostrador e braceletes num elegante tom taupe (castanho-acinzentado), pela primeira vez utilizado nesta coleção. Ambos são entregues com três braceletes intercambiáveis: em pele de aligátor, em cetim e em pele de carneiro com efeito acolchoado. Todas elas são complementadas com forro em calfe e fivelas em ouro rosa.

Vacheron Constantin Égérie Moon Phase
No Égérie Moon Phase descobre-se um disco adornado com um céu estrelado no qual se vê uma Lua que se vai escondendo por trás de delicadas nuvens de madrepérola | © Vacheron Constantin

Os preços dos novos relógios começam nos 36.300 euros para a versão com data. A versão com fases da Lua tem um preço de 42.100 euros.

As nossas impressões

Há umas semanas, estivemos na boutique Vacheron Constantin, em Lisboa, para conhecer os dois novos Égérie que vieram dar um toque de originalidade a uma coleção que é por si só particularmente original. Em causa está, como dissemos, o tom taupe, que combina mesmo muito bem com a caixa e com todos os elementos em ouro rosa que compõem o relógio.

Vacheron Constantin Égérie Moon Phase na mão e no pulso feminino
Égérie Moon Phase na boutique Vacheron Constantin, em Lisboa | © Cesarina Sousa / Espiral do Tempo

Os dois novos relógios surpreenderam pela positiva. Sempre gostei dos modelos Égérie: da sua delicadeza, dos detalhes inspirados em tecidos, da elegância dos numerais estilizados e da indicação descentrada das complicações. Por outro lado, todos estes detalhes fazem deles modelos muito práticos e até versáteis, por não haver uma componente joalheira exagerada. Tudo nestes relógios bate certo. E a possibilidade de troca de braceletes ainda contribui mais para esta perceção.

Vacheron Constantin Égérie Self-Winding no pulso
Égérie Self-Winding na boutique Vacheron Constantin, em Lisboa | © Cesarina Sousa / Espiral do Tempo

No pulso, revelam-se muito confortáveis e não passam propriamente despercebidos. Ainda assim, também não chamam demasiado o olhar. Depois, temos de admitir que as diferentes opções de bracelete permitem mesmo atribuir uma nova cara aos relógios sempre que se realiza a troca – através de um sistema de troca fácil. Gostei muito da combinação com a bracelete acolchoada. Parece-me que oferece um lado mais casual que faz a diferença e alguma originalidade acrescida. Em termos de dimensões, vale a pena salientar que são ideais para quem procura um relógio equilibrados e para quem prefere um relógio que vista confortavelmente em pulsos mais delicados. E a dimensão, em nada interfere com a legibilidade, que está muito bem conseguida.

Características Técnicas

Vacheron Constantin
Égérie Self-Winding

Ano de lançamento | 2022

Referência | 4605F/000R-B957
Movimento | Mecânico de corda automática, calibre 1088, aproximadamente 40 horas de reserva de corda, 26 rubis. Frequência de 4Hz (28.800 alt/hora).
Funções | Horas, minutos e segundos centrais. Data.
Caixa Ø 35 mm | Ouro rosa. Luneta com 58 diamantes de talhe brilhante, coroa com uma pedra da lua. Fundo transparente em vidro de safira. Estanque até 30 metros.
Mostrador | Taupe com efeito plissado; anel data em ouro rosa com 34/36 diamantes de talhe brilhante; indexes e numerais arábicos em ouro rosa aplicados.
Bracelete | Entregue com três correias taupe intercambiáveis em pele de aligátor (mississippiensis alligator), em cetim e em pele de carneiro com efeito acolchoado, todas com forro em calfe. Cada correia tem uma fivela em ouro rosa.
Preço | € 36.300

Vacheron Constantin Égérie Self-Winding e Vacheron Constantin Égérie Moon Phase
Égérie Self-Winding e Égérie Moon Phase | © Vacheron Constantin

Vacheron Constantin
Égérie Moon Phase

Ano de lançamento | 2022

Referência | 8005F/000R-B958
Movimento | Mecânico de corda automática, Calibre 1088L, aproximadamente 40 horas de reserva de corda, 26 rubis. Frequência de 4Hz (28.800 alt/hora).
Funções | Horas, minutos e segundos centrais. Indicação das fases da Lua.
Caixa Ø 37 mm | Ouro rosa. Luneta com 58 diamantes de talhe brilhante, coroa com uma pedra da lua. Fundo transparente em vidro de safira. Estanque até 30 metros.
Mostrador | Taupe com efeito plissado; anel data em ouro rosa com 34/36 diamantes de talhe brilhante; indexes e numerais arábicos em ouro rosa aplicados.
Bracelete | Entregue com três correias taupe intercambiáveis em pele de aligátor (mississippiensis alligator), em cetim e em pele de carneiro com efeito acolchoado, todas com forro em calfe. Cada correia tem uma fivela em ouro rosa.
Preço | Ouro rosa: € 42.100

Outras leituras