Vacheron Constantin Patrimony Ora Ïto LE

A Vacheron Constantin está a celebrar os 20 anos da coleção Patrimony. No Watches and Wonders, a marca apresentou diversas novidades neste sentido. Agora volta a fazê-lo com uma edição limitada de inspiração vintage que resulta da colaboração com o designer Ora Ïto.

A Vacheron Constantin é uma marca com uma longa história e essa longa história traz consigo muitas histórias, muitos lançamentos e também um património que permite criar e recriar incansavelmente. A coleção Patrimony, lançada em 2004, representa bem este percurso. Inspirada num modelo de 1957, presta homenagem a ancestrais tradições de alta-relojoaria, com um design sóbrio e discreto que não ‘disfarça’ a sua complexidade inerente. Depois de um ano dedicado à celebração do 20.º aniversário do Patrimony, a marca apresenta uma edição limitada nesta mesma coleção que resulta da colaboração com o designer Ora Ïto, membro do círculo de talentos ‘One of Not Many’ apadrinhados pela casa genebrina. São 100 exemplares em tons de ouro amarelo e com um toque vintage que faz deste um relógio muito atual.

Patrimony Ora Ïto Limited Edition

Patrimony Ora Ïto Limited Edition | Foto: Vacheron Constantin

O novo Patrimony Ora Ïto Limited Edition é uma celebração da simplicidade aparente caraterística da coleção que celebra duas décadas. Equipado com movimento de corda automática, o relógio tem uma caixa de 40 mm em ouro amarelo que serve de moldura para o mostrador também em tons de ouro, numa solução monocromática interrompida apenas por um conjunto de círculos concêntricos que potenciam os efeitos de luz. A dominância do ouro faz-se ainda ver nos indexes aplicados das horas, nos apontamentos perolados da minuteria e nos ponteiros que acompanham a ligeira curvatura do mostrador.

O designer Ora Ïto colaborou com a Vacheron Constantin na criação do Patrimony, um modelo lançado no âmbitos dos 20 anos da coleção | Fotos: Vacheron Constantin

A estética dourada vai muito ao encontro do legado da própria marca, uma vez que o ouro amarelo ocupa um lugar central na sua história e foi mesmo, juntamente com a platina, um dos metais de eleição ao longo dos anos. Sandrine Donguy, diretora de marketing de produto e inovação da Vacheron Constantin salienta a popularidade do ouro nos anos de 1960 e reforça a década de 1970 em que «o ouro amarelo manteve uma forte presença na Vacheron Constantin» numa altura em que o aço começava a ser mais adotado. Sandrine Donguy destaca neste sentido o Prestige de la France, lançado em 1972, e o modelo 222, recentemente reinterpretado.

A estética dourada bem como os diversos pormenores acabam assim por oferecer uma nota do antigamente que vai ao encontro das tendências atuais. A janela da data, às 6 horas, com fundo em ouro também, e o logotipo da marca, transferido no próprio vidro contribuem ainda mais para a estética vintage.

A estética dourada bem como os diversos pormenores acabam por oferecer uma nota do antigamente que vai ao encontro das tendências atuais | Foto: Vacheron Constantin

O fundo em vidro de safira permite observar o Calibre 2450 que indica as horas, os minutos, os segundos e a data. Os acabamentos seguem a linhagem da marca, com efeito granulado circular na platina, motivo côtes de Genève nas pontes e massa oscilante em ouro trabalhada em forma de cruz de Malta.

Por fim, destaque para a elegante correia de calfe, em tons de vinho, que foi adornada com formas retangulares e ângulos suavizados, inspirados na década de 1970, de modo a contrastar com toda a estética circular, ao mesmo tempo que segue a personalidade de outros tempos.

20 anos em grande

Para Ora Ïto, «um bom design não é uma criação efémera destinada a ser descartada após um período de utilização, é concebido em torno do essencial para o tornar eterno». É esta forma de encarar o ‘bom design’ que liga o designer francês à marca genebrina que acabou por ser o rosto da coleção no âmbito da campanha ‘One of Not Many’.

O ouro amarelo faz parte da história da marca | Fotos: Vacheron Constantin

A coleção Patrimony nasceu há 20 anos, mas podemos dizer que nasceu muito antes porque a inspiração remonta a um relógio dos anos de 1950, década pautada pela criação de calibres ultra-finos, por exemplo, que tornaram possível a criação de relógios de silhuetas mais elegantes e de perfil clássico e discreto. A marca reforça que ao longo das duas décadas de vida da coleção, os modelos Patrimony nunca se desviaram do princípio de ‘simplicidade’ assente numa complexidade associada à própria conceção que vai além daquilo que os olhos podem ver. Caraterizados por caixas redondas bisel estilizado, mostrador abobadado, indexes de horas finos e curvos aplicados, bem como ponteiros tipo bastão e minuteria com marcadores perolados, todos os Patrimony estão equipados com movimentos mecânicos e a coleção inclui diferentes complicações.

Aqui fica uma galeria com algumas das novidades que celebram os 20 anos desta coleção:

«Quando lançámos a linha Patrimony há 20 anos, inspirámo-nos em grande medida na estética dos anos 50, uma década particularmente caracterizada pelo requinte e pela elegância. A coleção Patrimony respeitou esta tradição de extrema sobriedade, confirmando a vontade da Vacheron Constantin de criar relógios simultaneamente modernos e intemporais. A esbelteza não é apenas uma questão de técnica, mas também uma filosofia de design que ancora as nossas criações numa elegância que transcende os tempos. O sucesso inquestionável dos relógios Patrimony explica-se certamente por esta combinação de classicismo e modernidade», considera Sandrine Donguy.


Algumas caraterísticas técnicas:


Vacheron Constantin
Patrimony de corda automática Ora Ïto Limited Edition
Referência | 85180/000J-H069
Ano de lançamento | 2024
Relógio distinguido com o Punção de Genebra.

Patrimony de corda automática Ora Ïto Limited Edition | Foto: Vacheron Constantin

Movimento | Corda automática Calibre 2450 Q6 desenvolvido e manufaturado pela Vacheron Constantin. 28.800 alt/h (4 Hz). 40 horas de reserva de corda. 27 rubis.
Mostrador | Tons dourados, decoração com círculos. Perímetro convexo com minuteria com 18 pérolas em ouro amarelo 18kt polido. Indexes das horas e ponteiros das horas e dos minutos em ouro amarelo 18kt aplicados. Marcadores das horas e ponteiros das horas e dos minutos aplicados em ouro amarelo 18K 3N.
Funções | Horas, minutos, segundos e data.
Caixa Ø 40 mm | Ouro amarelo 18 kt. 8,55mm de espessura. Vidro e fundo em cristal de safira. Estanque testada a uma pressão de 3 bar (30 metros aproximadamente).
Correia | Calfe cor de vinho com forro em calfe. Fivela em ouro amarelo polido de 18kt e em forma de cruz de Malta.
Preço anunciado no site | 39.500 € (taxas incluídas).

Continue connosco: