fbpx

Watches and Wonders 2023: A. Lange & Söhne Odysseus Chronograph

A A.Lange & Sohne deu o passo que tantos gostariam de ver na linha Odysseus ao tornar mais desportivo o seu já de si desportivo relógio que era suposto nunca nascer. O novo Odysseus Chronograph tem sido reinventado de ano para ano, sem nunca desiludir. Muito pelo contrário.

A A. Lange & Söhne assumia não querer fazer qualquer incursão no âmbito dos relógios desportivos… até apresentar o seu relógio desportivo de luxo em 2019, uma interpretação muito própria da cada vez mais cobiçada tipologia do design integrado. E o nome Odysseus alude à prolongada odisseia que foi projetar, desenvolver e concretizar algo mais do que um relógio: uma nova coleção.

detalhe do mostrador preto do A. Lange & Söhne Odysseus Chronograph
Odysseus Chronograph | © A. Lange & Söhne

A. Lange & Söhne Odysseus Chronograph

Após o modelo inaugural em aço, que teve depois uma variante em ouro e ainda uma outra em titânio, surge agora o segundo modelo da linha — o Odysseus Chronograph, que é também o primeiro cronógrafo automático da A. Lange & Söhne.

A casa saxónica nem é novata no plano cronográfico, com 13 calibres do género desde 1999 e referências de culto como o Datograph, o Double Split e o Triple Split a entrarem diretamente para a galeria dos melhores cronógrafos de sempre. No entanto, o Odysseus Chronograph apresenta um visual mais contemporâneo e estreia o novo Calibre L156.1 Datomatic de carga automática, que tem a particularidade de juntar um ponteiro cronográfico dos minutos (habitualmente disposto num pequeno totalizador) ao ponteiro cronográfico dos segundos num mesmo eixo central; as janelas sobredimensionadas do dia e da data, que integram a estética identificativa da nova linha, são acompanhadas de um submostrador para os segundos corridos.

Verso de caixa e movimento do A. Lange & Söhne Odysseus Chronograph
O Odysseus Chronograph estreia o novo Calibre L156.1 Datomatic de carga automática | © A. Lange & Söhne

A Lange desenvolveu também um engenhoso sistema de recolocação dos dois ponteiros cronográficos a zero e de ativação através de botões com dupla função: tanto servem para ativar/desativar o cronógrafo como para acertar o dia e a data. A pouco usual utilização do vermelho (ponteiro, inscrição) nos relógios da Lange dá ao Odysseus Chronograph um rasgo diferenciado e desportivo. Com caixa em aço de 42,5mm, fundo transparente e movimento artisticamente decorado, está limitado a somente 100 exemplares disponíveis nas boutiques da marca.

detalhe do mostrador preto do A. Lange & Söhne Odysseus Chronograph
O novo calibre tem a particularidade de juntar um ponteiro cronográfico dos minutos ao ponteiro cronográfico dos segundos num mesmo eixo central | © A. Lange & Söhne

Características técnicas

A. Lange & Söhne
Odysseus Chronograph

Ano de lançamento | 2023

Limitado a 100 exemplares. Disponível nas boutiques Lange.

A. Lange & Söhne Odysseus Chronograph em fundo branco
Odysseus Chronograph | © A. Lange & Söhne

Referência | 463.178 / LSLS4635BA
Movimento | Mecânico de corda automática, Calibre L156.1. 50 horas de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos, pequenos segundos, grande data, dia da semana e cronógrafo.
Caixa ø 42,5 mm | Aço. Fundo transparente em cristal de safira.
Mostrador | Preto.
Bracelete | Aço com fecho de báscula.
Preço |
 Sob consulta.

Visite o site oficial da A. Lange & Söhne para mais informações.

Outras leituras